quarta-feira, 13 de junho de 2012

Prostituição: Luxo Engano Clandestino

"O dinheiro prostituído proporciona um luxo momentâneo, porém amaldiçoa o resto da vida." Por Thiago Medeiros Florentino

Capa do trabalho.

Para o Trabalho de Conclusão de Curso os alunos do Curso de Comunicação Social - Jornalismo; Hércules Barbosa, Angélica Araújo e José Carlos Alves, abordaram o tema: "Do Imoral ao Informal", em forma de um vídeo documentário, que foi exibido na noite desta Terça Feira (13).

O trabalho foi orientado pelo professor Flaubert Paiva Cirilo e atentamente avaliado pelas professoras Cosma Ribeiro e Aristéia Candeia, contando também com uma platéia composta por jornalistas, alunos da instituição e amigos dos componentes da equipe.

O vídeo relata através de depoimentos de prostitutas a saga de uma profissão que se diferencia das demais pela sua informalidade e pela acentuação pré conceitual a ela atribuída.

Foto: Josivan Antero / Patos online
As entrevistadas em seus depoimentos disseram que antes de tudo se arrependem de ter entrado para a prostituição, que é uma vida onde o prazer só é ofecerecido, o dinheiro que adquiriram só serviu para o momento e que tudo isso só as levaram para um abismo profundo.

O vídeo aborda uma discurssão que divide opiniões, porque apesar da prostituição ser uma das profissões mais antigas do mundo, até os dias de hoje ela é escanteada pela sociedade, as mulheres que vendem seu corpo para satisfazer a lascívia de outros, tem que carregar nas costas uma dura e nada agradável condição de exclusão do âmbito social.

Esse lado da prostituição (a verdadeira face da vida de uma prostituta), é algo desconhecido de grande parte da população, pois é esteriotipado que fazem isso por prazer, por que gostam, engano! É declarado em "off" por todas as entrevistadas no vídeo que, "prostituta não pode sentir prazer", repasso também o que frisou a professora Aristéia Candeia, que tem que ser feito a separação dos termos, "prostituta" e "rapariga", por que a prostituta se sustenta de venda de seu corpo e não deita com qualquer um por um copo de pinga.

No Brasil e inclusive na Paraíba já existem Sindicatos da classe, onde as mesmas podem se associar para que possam unindo forças, lutar por seus direitos, que digasse de passagem praticamente não existem, e um dia possam mudar essa história.

Thiago M. Florentino

sábado, 9 de junho de 2012

Cristãos abram os olhos!


"Minha arma e armadura são único e exclusivamente a palavra do Senhor!"
Thiago M. florentino

quarta-feira, 6 de junho de 2012

CÁSSIO CUNHA LIMA: No ardor da vida pessoal com a pública

"Pai, herói e amigo, referência de força, coragem,
inspiração para o futuro que planejo,
figura na qual me espelho,
fico triste com as reclamações de outrora,
mais não me deixo cair na tentação, porque sois
figura divina, que me guia ao caminho da aurora,
no caminho de luz da salvação."

Dedicado à Deus primeiramente
e à Cláudio Florentino da Silva, meu Pai!
Em depoimento concedido ao Jornalista Arimatéia Souza, do Jornal da Paraíba, o Senador Cássio Cunha Lima, falou de sua ausência pública em Campina grande, e emocionado fez declarações fortes sobre o que está passando na relação de sua vida pública com a pessoal, esta bastante desgastada pela doença que toma seu pai, o poeta Ronaldo Cunha Lima.

Aos prantos, Cássio disse que não quer perder cada instante que possa passar ao lado do pai, porque para ele, Ronaldo não é simplesmente um pai, foi o precursor de toda sua trajetória política.
 
Depoimento

“A queixa é pertinente. Reconheço que estou distante. Mas antes de ser um homem público, eu sou um ser humano. Tenho minhas vicissitudes e é impressionante como a vida tem me trazido provações, uma na sequência da outra.
 
“Após a cicatriz profunda da cassação, que eu carregarei para o resto da vida, veio a dificuldade para tomar posse. Logo depois, veio o problema da doença de Ronaldo.
 
“Como todo filho, eu amo o meu pai. Só que o poeta na minha vida é mais do que um pai. Ele é o responsável direto por cada passo que eu dei nessa minha trajetória.
 
“É algo muito sofrido. Eu vou dizer isso, Arimatea, pela primeira vez: É uma morte a cada dia. Ronaldo já não tem mais condições de viajar. Tenho a consciência plena (falando e chorando) que não o terei por muito mais tempo ao meu lado.
 
“Durante a semana fico em Brasília trabalhando, cumprindo as minhas obrigações. Quando eu volto, procuro ficar ao lado dele, porque sei que muito em breve eu não poderei tê-lo ao meu lado. E não quero deixar de dizer nada, de perguntar nada; não quero ficar com a sensação de que faltou algo”.
 
Ainda Cássio: “É uma experiência muito dura, que eu não desejo para ninguém. E isso interfere na minha atividade como homem público. Então, a minha ausência de Campina é a presença ao lado de Ronaldo, que não deixa de ser um pedaço desta cidade”.
 
Thiago M. Florentino
 
Fonte: Patos em Foco com aperte/JP

terça-feira, 5 de junho de 2012

São José do Egito-PE em foto

Os estudantes do 3º período do Curso de Comunicação Social com Habilitação para Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos, convidam a comunidade acadêmica e população patoense, para prestigiar a exposição fotográfica de ensaio realizado pelos mesmos na cidade de São José do Egito-PE, a exposição acontecerá hoje, a partir das 19h30min, no hall da Biblioteca Central das FIP.

Em São José do Egito os alunos capturaram imagens de escrituras rupestres, lugares históricos, como igrejas centenárias, sua arquitetura, como também personagens da cidade e o túmulo do advogado e jornalista João Dantas que, segundo a história, assassinou João Pessoa na Confeitaria da Glória, em Recife.


As referidas fotos foram tiradas em um passeio turístico realizado no dia 26 de maio do corrente ano, senvindo como avaliação da disciplina de Produção e Edição de Fotojornalismo, ministrada pelo professor Misael Nóbrega, sendo orientada pelo técnico em fotografia, Metódio Leitão.

Thiago M. Florentino

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Nota de repúdio é emitida por Associação de Imprensa à radialista patoense

A AISP – Associação de Imprensa do Sertão Paraibano, por meio do seu representante legal, vem de público manifestar seu mais veemente repúdio a postura antiética com a qual tem se apresentado o jornalista Vicente Conserva e, por conseguinte, o Sistema Itatiunga de Comunicação que, no âmbito da omissão, passou a permitir a utilização de sua estrutura como instrumento pessoal do pseudo jornalista que, na ânsia de denegrir a imagem de segmentos da sociedade local, não poupa sequer o setor ao qual integra e, por coerência, deveria defender e respeitar.

São termos desrespeitosos, politiqueiros e, mais recentemente, humilhantes, chegando ao ponto de na ânsia de ser exclusivo não medir palavras e chegar a intitular os profissionais de referência da Comunicação Sertaneja de “coitadinhos”, atribuindo a si uma preferência que não detém. Outrossim, denigra também o setor, pelos quadros que constituem o seu espaço “Jornalístico”, com “chibatas” e “rinchos” em quem não comunga politicamente com o seu esquema, acusação de banditismo a corporação militar e deboches, inclusive, contra a Igreja da qual faz parte.

Entende a entidade representativa da imprensa séria que a falta de uma providência, com relação ao procedimento irresponsável do responsável pelo jornalismo do Sistema Itatiunga de Comunicação, passará a configurar como concordância aos abusos e desrespeito a população de uma das cidades mais importantes da Paraíba que, pela sua grandiosidade, não aceita esse tido de agressão.

Nossa posição é de preservar a Comunicação do Sertão da Paraíba, mesmo que para isso seja necessário repreender membros de nossa própria organização e, pela ética, manifestamos de público o nosso veto e desaprovação as atitudes mesquinhas de quem não sabe se portar com profissionalismo e passa a cometer abusos, o que configura crime contra a própria população.

ASCOM / AISP