quarta-feira, 24 de outubro de 2012
terça-feira, 23 de outubro de 2012
"É hora de arrumar a casa" entrevista com Bonifácio Rocha
Bonifácio Rocha, atual vice presidente do
diretório estadual do PSB, faz um pequeno balanço da atual situação do partido
em Patos.
Thiago Florentino: Na sua visão, como se encontra o PSB (Partido
Socialista Brasileiro) desde 2010 para cá?
Bonifácio Rocha: Olha o PSB nessas eleições cresceu
substancialmente em todo Brasil, no Nordeste e principalmente na Paraíba. No
Brasil ele cresceu mais que todos os outros partidos, como por exemplo, no
Pernambuco, de 194 municípios o Governador ganhou em 180, quase 100% do estado,
na Paraíba de quatro, agora estamos com 34 prefeituras e 23 vice prefeitos,
mais de 200 vereadores no estado.
Em Patos temos o 1º vereador
eleito pelo partido, o companheiro Diogo Medeiros e como isso nos anima muito
em reorganizar o partido, onde participamos de uma campanha em aliança e ele
ficou um pouco de lado, o crescimento do PSB está “as vistas” e queremos que
nossos militantes aqui em Patos também acompanhem esse crescimento, porque
vamos partir com um vereador eleito e aproveitando esse espaço vamos escrever o
nome do PSB na história política de Patos.
Thiago Florentino: Nessa reestruturação do PSB aqui em Patos, não
seria importante der um enfoque especial para a criação das secretarias da
Juventude e da Mulher?
Bonifácio Rocha: Hoje assumo o cargo de vice presidente do
diretório estadual do PSB, mais vou fazer de tudo para que possa me fazer
presente no diretório daqui de Patos, porque o partido se encontra hoje regido
por uma Comissão Provisória, eu nunca fui presidente do diretório de Patos, a
realidade é essa.
Então queremos criar um diretório
consubstanciado, criar as secretarias da Mulher, a da Juventude e fazêlas funcionarem,
até porque não é cabível que um partido, principalmente um como o PSB, só
funcione em períodos eleitorais, que é justamente o que muitos partidos fazem,
nós queremos fazer o diferencial e vamos realmente dar vida ao PSB no que tange
a realidade da política de Patos.
COMENTÁRIO
Passadas as eleições é hora de
arrumar a casa, o PSB vem de uma derrota conjunta com o DEM na disputa para
prefeitura de Patos, mais analisando um pouco vemos que nessas eleições o
partido se saiu vitorioso, pois teve duas grandes representações na disputa
para vereador.
O empresário do ramo imobiliário,
Diogo Medeiros, que conseguiu sua ascensão ao cargo de vereador com 1.255 votos sufragados, se sagrando o primeiro vereador eleito pelo
PSB em Patos, o outro nome é o de Jozivan Antero, líder estudantil que foi o
segundo mais bem votado pelo partido nesse pleito.
Outra conquista importante que o
PSB teve foi a participação dos jovens defendo sua bandeira, que agora
reafirmam seu compromisso com os projetos e políticas sociais do partido para
Patos.
Thiago M. Florentino
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
"A VERDADE SEJA DITA" Entrevista com Jozivan Antero
Encontrando com amigo Jozivan Antero fiz uma rápida
entrevista sobre como ele viu sua campanha, qual avaliação faria sobre a campanha
para prefeito, como um líder juvenil, o que ele achou da participação dos
jovens nessa eleição e nos explicar um pouco sobre as críticas contra ele que
apareceram depois de alguns comentários seus.
Thiago Florentino:
Com 505 votos obtidos como você avalia sua campanha, o empenho e dedicação dos
que lhe ajudaram.
Jozivan Antero:
Agente avalia que nem sempre é vitorioso quem vence, agente também é vitorioso
pela forma que se faz a campanha e eu fiquei feliz por que nós podemos
desenvolver uma campanha de elevação da consciência do povo, saindo às ruas com
propostas, projetos, pessoas que nos apoiavam, movimentos populares de diversos
seguimentos da sociedade, então eu me considero um vitorioso pela forma.
Outra avaliação é que essa eleição teve um grande
derramamento de dinheiro, isso é público e notório, apesar de não ter como
provar no momento, mais visivelmente agente notou durante a campanha, nós
fizemos uma campanha de pé no chão, com o apoio de sindicatos amigos, não
sindicatos que justamente despejavam dinheiro, mais sindicatos que tem
propostas de lutas e foram capazes de elevar, então durante esses três meses de
campanha nós sentimos a necessidades do povo da cidade de Patos, sentimos a
necessidade da juventude com um todo.
Deu para perceber o
desgaste que a Câmara de Vereadores teve nesse período, queremos agradecer a
quantidade de votos e também desejar sorte a Dep. Francisca Motta que a partir
de 2013 passa a ser a Prefeita da cidade de Patos, desejando que ela faça as
coisas mudarem, porque se continuar do jeito que está ai a nossa cidade vai se
afundar cada vez mais.
Thiago Florentino:
Você é tido como referência quando se trata de lideranças jovens em patos,
assim sendo, qual sua análise sobre a participação dos jovens nessa campanha,
como foi o empenho deles na disputa em geral, houve destaques? Quais seriam?
Jozivan Antero: a
juventude tem um papel fundamental onde ela for, a juventude é mais energia,
mais disposição, está sempre disposta a fazer mais do que muita gente pensa,
então a participação da juventude foi especial, eu quero fazer um destaque
especial a Força Jovem, que foi capaz de ter idéias inovadoras, de ser mais
ousada, de ser criativa, e de fazer juntar essas pessoas do movimento
estudantil de diversos setores, nós sabemos que a juventude tem um grande
problema hoje, que é a falta de formação política.
O movimento estudantil está muito ruim na cidade de Patos,
mais uma campanha como esta demonstra que ainda tem vários jovens que querem a
sua participação, então se a chapa vencedora da Dep. Francisca Motta teve uma
equipe de juventude, eu quero fazer um destaque sem medo de errar que a Força
Jovem teve um papel muito mais destacado, porque apareceu mais, a cidade de
Patos foi capaz de desenvolver projetos mais ousados com essa equipe.
Thiago Florentino:
Acompanhando as redes sociais, vi que sua candidatura não agradou a algumas
pessoas, chegando até a gerar críticas e questionamentos sobre sua linha de
pensamento e política.
Como você vê isso e desde já lembrando que seu partido de
origem é o PCR (Partido Comunista Revolucionário), mais disputou essa campanha
pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro), você sempre enfatizou que sua
campanha era independente e que a bandeira levantada seria a de propostas e
projetos que fossem realmente bons para Patos.
Jozivan Antero: O
nosso partido resolveu analisar que a melhor opção para prefeito seria
Bonifácio Rocha, e ele estando ao lado de Dinaldinho agente teve que valorizar essa
ida dele para lá, isso é inegável, nós desde o princípio queríamos que
Bonifácio fosse o candidato a prefeito, como não foi possível, nós chegamos a
apoiar a chapa de Dinaldinho.
Agente faz uma avaliação mais acertada da sociedade, fazemos
uma avaliação mais profunda, porque nós não temos “rabo preso” com os grupos
que ai estão então não adianta o SIFEMP na pessoa de José Gonçalves e a Sec. Municipal
de Cultura na pessoa de Wandeci Medeiros quererem fazer análises superficiais.
É necessário que se faça uma análise real da coisa e eles
nessa trajetória fizeram análises superficiais da política, então eu quero que seja
feita uma análise real, por isso que eu critiquei, critico nas redes sociais,
critico quando estiver de frente com eles, porque acredito que se faz política
elevando o nível de consciência e não rebaixando ou criando confusão na cabeça
do povo.
Entrevista realizada dia 11/10
Thiago M. Florentino
Assinar:
Postagens (Atom)


