quarta-feira, 24 de outubro de 2012

terça-feira, 23 de outubro de 2012

"É hora de arrumar a casa" entrevista com Bonifácio Rocha


Bonifácio Rocha, atual vice presidente do diretório estadual do PSB, faz um pequeno balanço da atual situação do partido em Patos.

Thiago Florentino: Na sua visão, como se encontra o PSB (Partido Socialista Brasileiro) desde 2010 para cá?

Bonifácio Rocha: Olha o PSB nessas eleições cresceu substancialmente em todo Brasil, no Nordeste e principalmente na Paraíba. No Brasil ele cresceu mais que todos os outros partidos, como por exemplo, no Pernambuco, de 194 municípios o Governador ganhou em 180, quase 100% do estado, na Paraíba de quatro, agora estamos com 34 prefeituras e 23 vice prefeitos, mais de 200 vereadores no estado.

Em Patos temos o 1º vereador eleito pelo partido, o companheiro Diogo Medeiros e como isso nos anima muito em reorganizar o partido, onde participamos de uma campanha em aliança e ele ficou um pouco de lado, o crescimento do PSB está “as vistas” e queremos que nossos militantes aqui em Patos também acompanhem esse crescimento, porque vamos partir com um vereador eleito e aproveitando esse espaço vamos escrever o nome do PSB na história política de Patos.

Thiago Florentino: Nessa reestruturação do PSB aqui em Patos, não seria importante der um enfoque especial para a criação das secretarias da Juventude e da Mulher?

Bonifácio Rocha: Hoje assumo o cargo de vice presidente do diretório estadual do PSB, mais vou fazer de tudo para que possa me fazer presente no diretório daqui de Patos, porque o partido se encontra hoje regido por uma Comissão Provisória, eu nunca fui presidente do diretório de Patos, a realidade é essa.

Então queremos criar um diretório consubstanciado, criar as secretarias da Mulher, a da Juventude e fazêlas funcionarem, até porque não é cabível que um partido, principalmente um como o PSB, só funcione em períodos eleitorais, que é justamente o que muitos partidos fazem, nós queremos fazer o diferencial e vamos realmente dar vida ao PSB no que tange a realidade da política de Patos.

COMENTÁRIO

Passadas as eleições é hora de arrumar a casa, o PSB vem de uma derrota conjunta com o DEM na disputa para prefeitura de Patos, mais analisando um pouco vemos que nessas eleições o partido se saiu vitorioso, pois teve duas grandes representações na disputa para vereador.

O empresário do ramo imobiliário, Diogo Medeiros, que conseguiu sua ascensão ao cargo de vereador com 1.255 votos sufragados, se sagrando o primeiro vereador eleito pelo PSB em Patos, o outro nome é o de Jozivan Antero, líder estudantil que foi o segundo mais bem votado pelo partido nesse pleito.

Outra conquista importante que o PSB teve foi a participação dos jovens defendo sua bandeira, que agora reafirmam seu compromisso com os projetos e políticas sociais do partido para Patos.

Thiago M. Florentino

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Pergunta de novo...


Fonte: Jornal do Commercio

"A VERDADE SEJA DITA" Entrevista com Jozivan Antero

Encontrando com amigo Jozivan Antero fiz uma rápida entrevista sobre como ele viu sua campanha, qual avaliação faria sobre a campanha para prefeito, como um líder juvenil, o que ele achou da participação dos jovens nessa eleição e nos explicar um pouco sobre as críticas contra ele que apareceram depois de alguns comentários seus.

Thiago Florentino: Com 505 votos obtidos como você avalia sua campanha, o empenho e dedicação dos que lhe ajudaram.

Jozivan Antero: Agente avalia que nem sempre é vitorioso quem vence, agente também é vitorioso pela forma que se faz a campanha e eu fiquei feliz por que nós podemos desenvolver uma campanha de elevação da consciência do povo, saindo às ruas com propostas, projetos, pessoas que nos apoiavam, movimentos populares de diversos seguimentos da sociedade, então eu me considero um vitorioso pela forma.

Outra avaliação é que essa eleição teve um grande derramamento de dinheiro, isso é público e notório, apesar de não ter como provar no momento, mais visivelmente agente notou durante a campanha, nós fizemos uma campanha de pé no chão, com o apoio de sindicatos amigos, não sindicatos que justamente despejavam dinheiro, mais sindicatos que tem propostas de lutas e foram capazes de elevar, então durante esses três meses de campanha nós sentimos a necessidades do povo da cidade de Patos, sentimos a necessidade da juventude com um todo.

Deu para perceber o desgaste que a Câmara de Vereadores teve nesse período, queremos agradecer a quantidade de votos e também desejar sorte a Dep. Francisca Motta que a partir de 2013 passa a ser a Prefeita da cidade de Patos, desejando que ela faça as coisas mudarem, porque se continuar do jeito que está ai a nossa cidade vai se afundar cada vez mais.

Thiago Florentino: Você é tido como referência quando se trata de lideranças jovens em patos, assim sendo, qual sua análise sobre a participação dos jovens nessa campanha, como foi o empenho deles na disputa em geral, houve destaques? Quais seriam?

Jozivan Antero: a juventude tem um papel fundamental onde ela for, a juventude é mais energia, mais disposição, está sempre disposta a fazer mais do que muita gente pensa, então a participação da juventude foi especial, eu quero fazer um destaque especial a Força Jovem, que foi capaz de ter idéias inovadoras, de ser mais ousada, de ser criativa, e de fazer juntar essas pessoas do movimento estudantil de diversos setores, nós sabemos que a juventude tem um grande problema hoje, que é a falta de formação política.

O movimento estudantil está muito ruim na cidade de Patos, mais uma campanha como esta demonstra que ainda tem vários jovens que querem a sua participação, então se a chapa vencedora da Dep. Francisca Motta teve uma equipe de juventude, eu quero fazer um destaque sem medo de errar que a Força Jovem teve um papel muito mais destacado, porque apareceu mais, a cidade de Patos foi capaz de desenvolver projetos mais ousados com essa equipe.

Thiago Florentino: Acompanhando as redes sociais, vi que sua candidatura não agradou a algumas pessoas, chegando até a gerar críticas e questionamentos sobre sua linha de pensamento e política.

Como você vê isso e desde já lembrando que seu partido de origem é o PCR (Partido Comunista Revolucionário), mais disputou essa campanha pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro), você sempre enfatizou que sua campanha era independente e que a bandeira levantada seria a de propostas e projetos que fossem realmente bons para Patos.

Jozivan Antero: O nosso partido resolveu analisar que a melhor opção para prefeito seria Bonifácio Rocha, e ele estando ao lado de Dinaldinho agente teve que valorizar essa ida dele para lá, isso é inegável, nós desde o princípio queríamos que Bonifácio fosse o candidato a prefeito, como não foi possível, nós chegamos a apoiar a chapa de Dinaldinho.

Agente faz uma avaliação mais acertada da sociedade, fazemos uma avaliação mais profunda, porque nós não temos “rabo preso” com os grupos que ai estão então não adianta o SIFEMP na pessoa de José Gonçalves e a Sec. Municipal de Cultura na pessoa de Wandeci Medeiros quererem fazer análises superficiais.

É necessário que se faça uma análise real da coisa e eles nessa trajetória fizeram análises superficiais da política, então eu quero que seja feita uma análise real, por isso que eu critiquei, critico nas redes sociais, critico quando estiver de frente com eles, porque acredito que se faz política elevando o nível de consciência e não rebaixando ou criando confusão na cabeça do povo.

 Entrevista realizada dia 11/10

Thiago M. Florentino 

Nasceu político!

Fonte: Folha de São Paulo