quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Sensacionalismo televisivo, maioridade penal e ECA, foram os temas abordados em bate papo com o Delegado Dr. Manoel Martins.

Dando seguimento à série de entrevistas sobre o sensacionalismo televisivo, no caso do garoto suspeito por assassinar a família em São Paulo (capital), na manhã desta quinta feira (08) conversei com o Delegado Dr. Manoel Martins, responsável pela 2ª Delegacia Distrital da Polícia Civil em Patos, ele foi enfático quando falou do sensacionalismo e que as emissoras de TV estão privando o telespectador de receber outras notícias.

“O caso é inusitado e chama a atenção, pois uma criança de 13 anos mata a sua família, mais eu entendo que há um exagero no que se refere a forma de como a televisão vem veiculando o assunto, expondo a família das vítimas e o tempo que ficam passando um assunto só, privando o telespectador de ver outras notícias importantes.” Disse Martins.
 

Diminuição da Maioridade Penal e o ECA 

...atribuição de penas maiores há uma criança que cometeu o mesmo crime que um adulto, não vai levar em nada. 

...o objetivo do estatuto é recuperar aquele adolescente, não criminalizar e aplicar a prisão perpétua e acabar com a vida, a liberdade e o que ele terá de aprender no restante da sua juventude. 

Mesmo o garoto Marcelo Pesseghini (13) estando morto, houve uma tentativa por parte de alguns veículos de imprensa sensacionalista, querer de alguma forma fazer com que a população já incriminasse o menino. Nesse ponto o Delegado Manoel Martins teceu alguns esclarecimentos, sobre a questão da discussão em relação há maioridade penal e também sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Hoje em dia as crianças e os adolescentes são mais bem conscientizados do que os de antigamente, agora a questão da tipificação de crimes e atribuição de penas maiores há uma criança que cometeu o mesmo crime que um adulto, não vai levar em nada.”

“O nosso Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), apesar de ter sido feito nos anos noventa, é um estatuto de primeiro mundo e o que basta é seguir literalmente o que ele diz, pois um adolescente de 13/14 anos que comete um crime, o máximo da pena que ele poderá atingir é de três anos e o objetivo do estatuto é recuperar aquele adolescente, não criminalizar e aplicar a prisão perpétua e acabar com a vida, a liberdade e o que ele terá de aprender no restante da sua juventude.”

O Delegado Manoel Martins ao finalizar a nossa conversa, me convidou para em outro momento fazer uma outra entrevista para ele esclarecer mais profundamente o que é o ECA, como funciona e quais as principais dificuldades para que o Estatuto funcione de fato.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Bispo Diocesano de Patos fala sobre o sensacionalismo televisivo em relação ao caso policial que tem garoto sob suspeita por assassinar família

Estamos acompanhando através do sensacionalismo televisivo, o desdobramento das investigações da Polícia Civil de São Paulo sobre o caso do garoto Marcelo Pesseguini de 13 anos, o principal suspeito de matar os pais, uma tia e a avó e depois cometer suicídio. O Bispo Diocesano de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, explanou em uma rápida entrevista seu ponto de vista como sacerdote e acima de tudo como um ser humano sobre o caso.

“Primeiro devemos analisar que as coisas não acontecem do nada, ou por acaso, várias situações, sejam elas psicológicas ou espirituais, o ser humano é composto de fragilidades, corremos o risco de fazer julgamentos e sentenças definitivas sobre várias questões e devemos pedir a Deus que essa tragédia não sirva de modelo para que outros adolescentes procurem as resoluções de seus problemas e realizações nesse sentido.”

“Nesse momento devemos olhar de uma forma muito humana e sem precipitações, porque este adolescente certamente sofreu grandes pressões internas e pessoais, seu interior devia estar muito perturbado e muito motivado por coisas dessa ordem, mais nada justifica uma tragédia dessas. Porém observando por outro lado, imaginamos o que seria desse menino após ver toda sua família por ele mesmo destruída.”

O sentido da vida...

Segundo Dom Eraldo, a maior sentença que o garoto poderia sofrer, seria conviver para o resto da vida com essa dor e sofrimento e comentou ainda mais;

“O seu suicídio, se tudo for confirmado, por onde agente está pensando e pelo que estamos vendo, o suicídio como tentativa de solucionar esta dor, nós não podemos julgar, mais com certeza a grandeza, a dramaticidade e a dor do momento pode levar a pessoa a tomar uma decisão como essa.”

“O que eu penso como Bispo, como igreja, é que nós não devemos nos tornar juízes cruéis de nenhum lado da situação, mais dizer que é um fato a ser trabalhado pelos profissionais, pelas escolas, na educação e também na parte religiosa, para que as pessoas façam opções por verdadeiros valores e descubram o verdadeiro sentido da vida, sem banalizar a sua vida e a dos outros.”

Lei Federal libera o transporte escolar para uso universitário

Com a sanção da Presidente Dilma, alunos de mais de 200 municípios Paraibanos serão beneficiados.
 
Os estudantes universitários poderão utilizar o transporte escolar municipal. A decisão foi da presidente Dilma Rousseff, que promulgou uma emenda, criando a Lei Federal n.º 12.816/13.

Com a criação da Lei Federal, os gestores municipais devem procurar o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para regulamentar o uso do veículo oficial no transporte universitário, junto ao Governo Federal. De acordo com a emenda promulgada pela presidente, os veículos poderão ser usados na área rural, no transporte de estudantes da zona urbana e da educação superior. 

No que tange a região universitária polarizada por Patos (alto sertão paraibano, potiguar e pernambucano), o que mais se vê é a preocupação dos estudantes em relação ao pagamento dos ônibus, já que para os mesmos virem até as faculdades, tanto particulares, quanto públicas, tem que desembolsar muitas vezes uma quantia quase que desproporcional ao seu orçamento.

Sem contar com as disparidades nos valores que em 90% beneficiam pessoas que ao longo desses anos lucraram muito com a criação de “empresas de turismo”, como podemos por como exemplo, os estudantes de Pombal (à 73km de Patos) pagarem um valor absurdo de R$75,00 (em média), já os alunos de Catolé do Rocha (à 128km de Patos) pagarem R$40,00.

Assim sendo, esses alunos poderão agora investir o dinheiro em mais material para estudos ou em outros investimentos pessoais que o beneficiem em sua vida profissional.

Thiago Florentino com informações do Portal Correio


Leia também:

domingo, 21 de julho de 2013

O direito de um termina onde o do outro começa

Fico triste em ver que a banalização dos protestos tenham chegado há um nível tão elevado. Algumas pessoas e/ou grupos se esqueceram ou se fazem desentender que o direito de um termina onde o do outro começa. 

Qual lógica realizar um protesto para confrontar um evento religioso que tem uma proporção de público (mesmo com estimativas) incalculável? Sem contar com a onda de violência causada por determinadas manifestações que já aconteceram no Rio, tirasse o ocorrido na última quinta.

Já que os "líderes" dessas manifestações nunca aparecem, qual preocupação eles terão num princípio básico de vida, "Preservação da integridade física e psíquica, sua e do próximo"? Assim fica fácil "organizar algo". Lembrando que o crime organizado trabalha dessa forma.

Bem, para nós que estaremos de longe acompanhando esses eventos, só nos resta rezarmos para que nada de ruim aconteça e que os direitos "das manifestações" (as duas) sejam preservados.

Paz e Bem a todos!

terça-feira, 16 de julho de 2013

Patos terá representação no Nacional e Mundial de Judô: Eventos acontecem em Fortaleza CE em novembro deste ano

Atletas do Judô Cultural Patoense, estão se preparando para participarem entre os dias 8 e 10 de novembro desse ano em Fortaleza, do Brasileiro Nacional e Campeonato Mundial de Judô.

O Campeonato Mundial seria realizado na Grécia, mais recentemente foi transterido para o Brasil e acontecerá na mesma semana que o Brasileiro Nacional, ficando o Nacional para os dias 8 e 9 (sexta e sábado) e o Campeonato Mundial no domingo dia 10.

Os atletas patoenses que foram classificados irão competir nas seguintes categorias do mundial: Sênior até 66, 81, 90 e mais de 100kg e Master até 73 e 81kg

Na Sênior irão competir: Vinicius Oliveira - 66kg, Victor Ramom - 81kg, Renan Dantas - 90kg, Vital Junior - 90kg e o Leandro Lyota - mais de 100kg. Na Master irão competir: Charles Ferreira - 73kg e Edwindson(Dudu) Amorim - 81kg.

Dois patoenses ainda farão parte do quadro de arbitragem nas competições, são eles, Dudu Amorim e Edson Monteiro(Edson 7).

Já o Brasileiro Nacional será aberto para outras categorias, onde no caso, participarão  somente os atletas que se classificaram(ão) nas seletivas.

Thiago Florentino