sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A briga agora é pra ser vice de chapa

Arte de Thiago M. Florentino
Depois da imposição de uma opção na chapa das oposições para derrotar o Prefeito Nabor, o vereador, Dr Ivanes Lacerda (PSD) botou lenha na fogueira, e disse que defende o nome de Dr. Wanderley Carvalho para ser o vice de Dinaldo Filho (DEM), também existe boatos que outro nome está se fortalecendo a essa vaga, é o do conceituadíssimo advogado Dr. José Lacerda Brasileiro.

Foi ele quem coordenou a campanha de Ricardo no setor das espinharas, posso dizer que foi uma verdadeira batalha de “Daniel na cova dos leões”, sem lembrar que foi uma das duas únicas indicações diretas de Ricardo Coutinho para assumir um cargo em Patos, ou seja, não precisou de “seu ninguém” para assumir a Presidência da FUNES.

O fato é;

O grupo das oposições, se unido, é grande e pode sim tomar o governo municipal do PMDB, porém, não houve critérios democráticos para a escolha do representante dessa chapa das oposições, os nomes que se propuseram foram Dr Ivanes (PSD), Antônio Mineral (PSDB), Dinaldo Filho (DEM) e Bonifácio Rocha (PSB).

Mais o que aconteceu foi o seguinte, sem consulta pelo menos com os filiados dos partidos, na convenção do DEM, foi oficialmente declarado o nome de Dinaldo Filho para candidato a prefeito, e depois disso todo mundo se calou.

Não tenho nada contra Dinaldinho, bom pra ele, mais quero indagar aqui as outras “forças” políticas de Patos que ficaram de braços cruzados e não falaram nada.

Onde ficou o senso democrático de coligação? Vi que foi por água a baixo, que venha 2012 e vejamos no que vai dar.

Thiago M. Florentino

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Respeito é bom e todo mundo gosta

A ABGLT pede retirada do ar de programa do Pastor Silas Malafaia.
Na última Parada Gay, realizada em São Paulo, imagens de Santos foram expostas ao ridículo.

Usando várias imagens de Santos nus e com os dizeres; “nem santo te protege, use camisinha”, a organização da Parada gay cometeu crime de vilipêndio religioso.

Vilipêndio religioso, conforme previsto no Código Penal no artigo 208: “Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena – detenção, de 1 (um) mês a 1 ano, ou multa.”

Conhecido por ter um pulso forte e não ter “papa na língua”, o Pastor Silas Malafaia em um de seus programas disse que a Igreja Católica deveria tomar providências contra a falta de respeito cometida as imagens dos santos expostos nus, em vários pontos da Parada Gay.

Na semana passada, a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis (ABLGT), enviou um ofício para o Ministério das Comunicações pedindo a retirada do ar do programa de Malafaia.

No sábado, Malafaia anunciará em seu programa de TV que vai processar Toni Reis, presidente da ABGLT.

 Liberdade de expressão é um direito assegurado pela Constituição de 88, mais abusar de tal liberdade e expôr ao ridículo Santos da Igreja Católica e querer calar a boca de outro, é muita audácia, quem cutuca é cutucado.

Thiago M. Florentino com informações de Lauro Jardim da veja.com

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Família; Obra Divina ou União Estável?

Entremos num assunto de uma gama bastante extensa, a Família, considerada nas ciências sociais como a primeira de todas as sociedades, começo da vida dos seres humanos, lá são constituídas regras, aprende-se a valorizar costumes, se ganha direitos e deveres á serem respeitados, todos nós viemos de uma família.

Desde nossa infância muitos de nós fomos criados sabendo que a família constitui-se de Pai, Mãe e Filhos, com o passar dos tempos uma parte da sociedade que é taxada de "diferentes", foi ganhando espaço e conseguindo a garantia do cumprimento de vários direitos, que antes não eram respeitados, tais como o direito de liberdade de expressão, mais ainda existe uma grande barreira que são as entidades religiosas. Agora com a PL122, garantindo que a união estável ganhe "status" de família e criminalizando qualquer tipo de preconceito ou atitude que pareça descriminação contra a opção sexual de outrem, é mais um avanço nessa luta e mais lenha na fogueira no bate-boca com as igrejas.

Fica agora uma briga mais ferrenha, as igrejas estão proibidas de falar que a família só é constituída de Pai(homem), Mãe(mulher) e os filhos, pois foi assim que Deus a deixou e é assim que deve-se constituir até o fim dos tempos, porque estariam descriminado os homossexuais.

Vemos ai um confronto de direitos e interesses: Liberdade de Expressão que antes era reivindicado pelos homossexuais, agora encampado pelas igrejas e moralistas contra o direito de Constituir Família.

A Constituição Federal Brasileira de 1988 é considerada por cientistas políticos conceituados no mundo, como o texto constitucional mais atual, humano e social, o problema é a ineficiência na aplicação do que está escrito e o pior de tudo, são as formas de sua aplicação, objetivadas somente por interesses políticos na guerra entre o Governo e Oposição no Congresso Nacional, e com isso tudo, onde está a paz e harmonia que a Constituição tem como base para a boa convivência de seu povo?

Está na hora da gente acordar e nos interessar em estudar e praticar a política da boa vizinhança, valorizar o bom dos momentos que vivemos, se houver discussão, devemos procurar o elo de conexão de nossos interesses, porque a guerra dos opostos é eterna.


Thiago M. Florentino

Qual o preço de uma vida?

Para muitos a vida pode custar um celular, uma carteira, um carro, uma pedra de crack, um saquinho de cocaína ou um cigarro de maconha, o problema não é a falta de condições, de preparo ou de qualidade nos serviços prestados pelas polícias do nosso país, e sim na mancha de corrupção que amaldiçoa a humanidade desde milênios.

Existe no Brasil uma coisa chamada: jeitinho, que não deixa de ser um tipo de corrupção, exemplo, uma mão cobrindo a outra ou fazer o possível pra conseguir algo no modo mais fácil, são coisas desse tipo que não permitem que a segurança esteja sendo desempenhada como deve ser, o policial que não respeita a farda da corporação ao qual é subordinado para ter acesso as favelas não mede nenhum esforço em fazer qualquer tipo de negócio pra não se envolver com os bandidos, fica aquela coisa, faz o seu trabalho que eu faço o meu, ninguém incomoda ninguém e tudo fica em paz, essa realidade não tem como esconder.

A Juíza Patrícia Acioli foi mais uma da vasta lista de pessoas que tiveram suas vidas tiradas por não se calar e penalizar quem quer que fosse que comungasse com essa prática, o Brasil não é uma terra sem lei, o problema são os que fazem a lei e os que são responsáveis por sua aplicação, foi elaborado um referendo onde muitos não aceitaram o desarmamento, porém se calam e se rendem a regras esdrúxulas e inaceitáveis ditadas por bandidos, que fazem a torto e a direito tráfico ilegal de armas e drogas, promovem verdadeiras guerras quando vão tomar posse de outro território, que deveria ser do povo, porém pertence a outros bandidos.

A sociedade tem que descruzar os braços, não fazer justiça com as próprias mãos, mais denunciar, abrir a boca, a vida é um bem que deve ser tão zelado, só se tem ela uma vez e não deve ser tão exposta ao perigo se sujeitando a algumas condições que nem sabe se vão lhe servir pra toda uma vida que existe pela frente, não troque sua vida para viver sujeitado a insegurança.


Por: Thiago M. Florentino

Ao pó vieste, ao pó pertencera! Como dar a volta por cima?

No mundo da dependência, o que o dependente procura é o refúgio para a sua realidade, algo que supra as suas necessidades e os sonhos que o mesmo possa ter, podendo o tornar comandante e ao mesmo tempo comandado, poder de ter tudo que quer em pouco tempo, porém paralelo a isso se desfazer mais rápido ainda de tudo que conseguiu, como uma das várias provas existentes trago o depoimento de João Guilherme Estrella, interpretado por Selton Mello no Filme MEU NOME NÃO É JOHNNY.

"...a cocaína era minha excelência, peguei meu Passat e levei pessoalmente a droga, a Srª Laura e Sr Sérgio não tem nada haver com isso, fiz tudo isso sozinho, ...ai eu abri o jornal e tinha lá minha foto, BANDIDO JOHNNY É PRESO, meu nome não é Johnny, meu nome é João, não sou bandido, não sou nenhum Pablo Escobar, não tenho quadrilha, não tenho fortaleza, não tomo wisque bom, não tenho dinheiro na Suíça, não tenho nada disso, eu usava droga e vendia, ia usando, ia vendendo, SE EU FOSSE TÃO PODEROSO ASSIM, MINHA FAMÍLIA NÃO IA VENDER SEU ÚNICO IMÓVEL QUE TEM PRA PAGAR MINHA DEFESA, não queria que minha mãe tivesse aqui ouvindo isso..., USO DROGA DESDE MOLEQUE, UNS TEMPOS ANTES DE SER PRESO EU TAVA CHEIRANDO MUITO, CHEIRANDO MUITO, CHEIRANDO COM MEUS AMIGOS, CHEIRANDO MAIS DE CEM GRAMAS POR SEMANA, desculpa mãe, só queria falar pra senhora o que eu to sentindo agora, é... TODO MUNDO TEM SONHO NA VIDA, TAMBÉM TENHO MEUS SONHOS, a juíza o interrompe dizendo; mais o senhor pra realizar os seus sonhos, não tinha que necessariamente recorrer a uma atividade criminosa seu João. João responde; MAIS EU NÃO VENDIA DROGA PRA GANHAR DINHEIRO, EU VENDIA PRA GASTAR DINHEIRO, PRA COMPRAR MAIS PÓ, PRA USAR MAIS DROGA. A juíza novamente o interrompe; o Sr ta falando de crimes previstos em lei e ele responde; É QUE EU NUNCA SOUBE O QUE É DENTRO E O QUE É FORA DA LEI, NA MINHA VIDA AS COISAS FORAM ACONTECENDO.

A Juíza do Filme Srª Marilena Soares interpretada por Cássia Kiss, refletindo sobre a sentença pensa;  "- analisando as provas, a pena para esse jovem e seus amigos pode ser muito longa, no entanto, a questão é, o direito é uma ciência exata? Alguma coisa como uma equação derivada do código penal? Evidências + flagrante + atenuante? E então se determina uma sentença? Já na sentença ela diz; ...fica difícil imaginar o punhado de pessoas com graves problemas de dependência conseguirem no crime a estabilidade que jamais conseguiram em suas vidas...

Não é impossível a recuperação, tudo vai da força de vontade e claro a ajuda da família, amigos, enfim de todos que de fato influenciam na vida do dependente é essencial, é fato que temos que cobrar melhores condições de tratamento das instituições públicas responsáveis, para casos como o acima relatado. E também devemos cobrar uma melhor interpretação e averiguação dos fatos com relação aos julgadores, pois como relata no filme o João Estrella pertencia à classe média alta do Rio, então já se descarta ai a tese de que é a sociedade que corrompe o indivíduo, por que na maioria dos casos o envolvido pertence a classes mais baixas da sociedade (favelas, morros, etc.), levantando-se a tese de que nesse caso é o indivíduo que corrompe a sociedade, o João tinha grande influência e amizades com famílias da zona sul do Rio, isso foi o suficiente para torná-lo maior traficante de drogas daquele setor carioca.

Mais voltemos para a questão da recuperação, é difícil a vida de um dependente em fase de recuperação, por que no começo é tudo flores a ajuda ta ali à disposição, mais com o passar do tempo a vida vai voltando ao normal, à uma reestruturação sim, mais as dificuldades vão aparecendo também, ai vem as tentações de querer fugir da realidade para que aquilo passe rápido, certo, o indivíduo voltou a sua vida normal se reestruturou novamente, entretanto, antes de tudo por mais que longínquo for esse tempo, ele é um dependente em fase de recuperação e isso vai acompanhá-lo pro resto de sua vida e ele terá que saber conviver com isso e claro poder "tocar" sua nova vida pra frente.


Por: Thiago M. Florentino