sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Viva ao Brasil e não aos “brasis”


Fonte da imagem: google
Era mais uma noite como as demais e os nordestinos realizavam sua programação noturna, trabalhando, dormindo, bebendo, assistindo Gabriela, enfim, curtindo a noite da quinta-feira, onde de repente a energia elétrica some, apreensão, algazarra, são várias as formas de reações.

Todo mundo ainda sem saber o que tinha acontecido, aos poucos foram chegando informações um pouco vagas que a coisa tinha dimensões maiores do que se imaginava mais ao menos se sabia que o apagão teria atingido todo o nordeste.

Ao amanhecer vejo o noticiário nacional informar que devido o apagão, sulistas começaram sua brincadeira preferida, fazer chacota dos nordestinos, um dos jornais de maior circulação no Pernambuco trouxer a seguinte manchete de capa; “Um apagão, dois brasis”, o editor chefe do Diário do Pernambuco merece todas as felicitações por isso.

Não é de hoje que sofremos esses ataques preconceituosos, a questão é, falam tanto da gente que eles se esquecem que é aqui onde existem os litorais mais belos do Brasil, muitos dos artistas que eles vangloriam são daqui, tais como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Raul Seixas, Zé Ramalho, Chico César, Chico Anysio, Jorge Amado, Ariano Suassuna, Joaquim Barbosa, Chico Science e por ai vai.

O sudeste e o sul só são o que são hoje porque nós resolvemos ir lá para trabalhar, imagine vocês o que seriam deles se os nordestinos não tivessem migrado para lá, quem iria fazêlos desenvolver tanto, os japoneses, os italianos? Ou será que continuariam com a falsa idéia do negro assalariado (que não deixaria de ser escravizado)?

O nordestino está voltando para seu lar, vai fazer desenvolver sua terra, aliás, hoje no Brasil a região que mais se desenvolve é o nordeste, nós temos espaço para locomoção, ar fresco, água limpa e pura, as mais lindas paisagens naturais, enquanto isso lá o ar é cinzento, não há mais espaço para locomoção, você não trabalha mais para viver e sim vive para trabalhar, eu é que não quero um futuro desse, nem muito menos para meus filhos e netos.

Viva o Nordeste! Viva ao Brasil e não a dois brasis.

Thiago M. Florentino

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Com ou sem ele nós somos mais

Tem gente que só falta andar com um letreiro na testa dizendo, “Prazer! Sou cara de pau!”


Não diferente de suas declarações anteriores, o reitor da UFCG mais uma vez mostrou seu apreço pela cidade de Patos, dizendo que a chance de nossa cidade receber um curso de medicina por aquela instituição é zero, porque será que não fico surpreso com isso? Outra pérola de Mariz foi ele dizer que não apresentamos nenhum projeto para concorrer pelos cursos que foram liberados pelo Ministério da Educação.

Espere ai, esse senhor num ato altamente politiqueiro e autoritário implanta o curso de medicina em Cajazeiras, haja vista que das três cidades que foram visitadas e vistoriadas criteriosamente pelo MEC, Patos foi a cidade escolhida com a melhor estrutura para receber o curso, mais até hoje não se sabe qual foi o critério que fez com que Thompson tivesse a brilhante idéia de levar o curso para sua cidade natal.

O mais interessante de tudo foi ver em 2010, 2011 e até nesse ano (2012), várias turmas vindo de Cajazeiras realizar suas aulas práticas no Hospital Regional de Patos, lembrando aos amigos internautas que Cajazeiras também tem um HR. Vai saber!

E para encerrar o espetáculo de hoje, Thompson afirmou que a responsabilidade para a vinda de um curso de medicina não é exclusiva da UFCG, pois temos outras instituições que podem fazer o mesmo.

Esse cidadão deve subestimar a capacidade de raciocínio dos patoenses, é bom ele lembrar que o poder um dia acaba, os conchaves e articulações um dia darão errado, assim sendo, vamos lá Patos, o futuro nos espera, com humildade e paciência chegaremos ao topo.

Thiago M. Florentino

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Até que fim saiu!

Ontem em Patos todos os holofotes estavam direcionados para a tão esperada inauguração do Rodo Shopping Edvaldo Motta. 

Na tarde dessa terça-feira (23), o Governador Ricardo Coutinho veio a cidade de Patos para realizar a inauguração do Rodo Shopping Edvaldo Motta, entregar R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) para contemplados no Programa Empreender PB, autorização para licitação do esgotamento sanitário do bairro Santo Antonio e depois dirigiusse para o bairro do Jatobá, onde entregou um Ginásio de Esportes.


No Rodo Shopping além da presença de correligionários de Patos e cidades vizinhas, estiveram também presentes o Prefeito de Patos Nabor Wanderley, acompanhado da Prefeita eleita, a Dep. Est. Francisca Motta, que foi ao evento representando a família de Edvaldo Motta.

Patos foi agraciada com a rodoviária mais moderna da Paraíba, como bem disse o Governador; “pode não ser maior que as de João Pessoa e Campina Grande, porém é a mais estruturada e equipada que temos atualmente”, o prédio contará além da rodoviária com a Casa da Cidadania, stands comerciais, agência do Sebrae, uma unidade do Empreender PB, auditório capacitado com 250 assentos, praça de alimentação e amplo estacionamento.

Nos discursos houveram é claro algumas alfinetadas entre o Governador e a Deputada, mais felizmente prevaleceu o bom senso e felicidade por aquele momento. 


Até que fim!

Depois de tantos anos (14 para ser mais preciso), a obra inacabada mais famosa do sertão paraibano finalmente foi entregue, com obras iniciadas em 1998 o que seria o Shopping Sebrae, foi  abandonado sem motivo algum com praticamente 70% da obra concluída.

Justamente no final do governo Maranhão II, entrou Cássio e se passaram quatro anos sem nenhuma colher de reboco em nada, mais em 2008 foi cogitado uma possível utilização do prédio para a implantação da UEPB, não deu em nada, depois veio a idéia de transferir o terminal rodoviário para lá, mais não saiu do papel.

Entra Maranhão novamente no poder (por imposição da justiça, pois o mesmo perdeu no veredicto popular) e pasmem vocês, nada também foi feito.

Em 2010 num de seus comícios em Patos, Ricardo Coutinho, candidato a Governador promete concluir as obras e transformálo num Rodo Shopping, ele venceu as eleições e uma de suas primeiras ações para Patos foi a conclusão do prédio, certo que se passaram dois anos, mais ele foi além, investiu um pouco mais para poupar lá na frente.

Adaptou o prédio para oferecer um pouco mais de serviços para a população e pensando na economia de milhões por ano, resolveu levar a Casa da Cidadania para lá, retirando a mesma de um prédio privado onde pagava aluguel, quer dizer, deu um passo atrás para dar dois para frente.

Thiago M. Florentino

"Tá vendo o que você fez!!!"


Fonte: página humor inteligente no facebook

Thiago M. Florentino

terça-feira, 23 de outubro de 2012

"É hora de arrumar a casa" entrevista com Bonifácio Rocha


Bonifácio Rocha, atual vice presidente do diretório estadual do PSB, faz um pequeno balanço da atual situação do partido em Patos.

Thiago Florentino: Na sua visão, como se encontra o PSB (Partido Socialista Brasileiro) desde 2010 para cá?

Bonifácio Rocha: Olha o PSB nessas eleições cresceu substancialmente em todo Brasil, no Nordeste e principalmente na Paraíba. No Brasil ele cresceu mais que todos os outros partidos, como por exemplo, no Pernambuco, de 194 municípios o Governador ganhou em 180, quase 100% do estado, na Paraíba de quatro, agora estamos com 34 prefeituras e 23 vice prefeitos, mais de 200 vereadores no estado.

Em Patos temos o 1º vereador eleito pelo partido, o companheiro Diogo Medeiros e como isso nos anima muito em reorganizar o partido, onde participamos de uma campanha em aliança e ele ficou um pouco de lado, o crescimento do PSB está “as vistas” e queremos que nossos militantes aqui em Patos também acompanhem esse crescimento, porque vamos partir com um vereador eleito e aproveitando esse espaço vamos escrever o nome do PSB na história política de Patos.

Thiago Florentino: Nessa reestruturação do PSB aqui em Patos, não seria importante der um enfoque especial para a criação das secretarias da Juventude e da Mulher?

Bonifácio Rocha: Hoje assumo o cargo de vice presidente do diretório estadual do PSB, mais vou fazer de tudo para que possa me fazer presente no diretório daqui de Patos, porque o partido se encontra hoje regido por uma Comissão Provisória, eu nunca fui presidente do diretório de Patos, a realidade é essa.

Então queremos criar um diretório consubstanciado, criar as secretarias da Mulher, a da Juventude e fazêlas funcionarem, até porque não é cabível que um partido, principalmente um como o PSB, só funcione em períodos eleitorais, que é justamente o que muitos partidos fazem, nós queremos fazer o diferencial e vamos realmente dar vida ao PSB no que tange a realidade da política de Patos.

COMENTÁRIO

Passadas as eleições é hora de arrumar a casa, o PSB vem de uma derrota conjunta com o DEM na disputa para prefeitura de Patos, mais analisando um pouco vemos que nessas eleições o partido se saiu vitorioso, pois teve duas grandes representações na disputa para vereador.

O empresário do ramo imobiliário, Diogo Medeiros, que conseguiu sua ascensão ao cargo de vereador com 1.255 votos sufragados, se sagrando o primeiro vereador eleito pelo PSB em Patos, o outro nome é o de Jozivan Antero, líder estudantil que foi o segundo mais bem votado pelo partido nesse pleito.

Outra conquista importante que o PSB teve foi a participação dos jovens defendo sua bandeira, que agora reafirmam seu compromisso com os projetos e políticas sociais do partido para Patos.

Thiago M. Florentino