quarta-feira, 27 de março de 2013

Momento Esportivo - 27.03

Eliminatórias da Copa do Mundo
Espanha devolve críticas com vitória sobre a França e liderança no Grupo I
Sob risco de ir à repescagem em caso de derrota, Fúria se recupera como o Barcelona, domina a partida e garante três pontos graças a gol de Pedro.

Messi perde gol claro, e Argentina fica no 1 a 1 com a Bolívia em La Paz
Craque segue a dois gols da marca de Maradona pela seleção argentina, que lidera eliminatórias. Marcelo Moreno faz para a Bolívia.

Balotelli marca dois, Itália vence Malta e dispara na ponta do Grupo B
Atacante tem boa atuação e deixa Azurra na liderança isolada da chave. Time de Cesare Prandelli não precisa se esforçar muito para construir o placar.

Neuer falha, mas Alemanha passa fácil pelo Cazaquistão e segue líder
Goleiro alemão entrega um gol aos adversários, mas vê o seu time golear por 4 a 1 abrir oito pontos de vantagem na ponta do Grupo C

Sem Cristiano Ronaldo, Portugal bate Azerbaijão e segue vivo nas eliminatórias
Mesmo com seu maior astro suspenso, equipe lusitana controla a partida, desperdiça muitas chances, mas chega à vitória no segundo tempo.

Natação
Paraibano Kaio Márcio intensifica preparação para o Trófeu Maria Lenk
Faltando menos de um mês para o Trófeu Maria Lenk, que acontece entre 22 a 27 de abril no Rio de Janeiro, o nadador olímpico Kaio Márcio começou a intensificar a sua preparação para a competição. Ele vem treinando em João Pessoa em dois períodos e espera com estes esforços mais "pesados" conquistar os índices para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona, na Espanha, em julho. No Maria Lenk, o paraibano vai nadar os 50m, os 100m e 200m borboleta, além dos 100 metros livre.

Vôlei
Equipe Paraibana vai estrear na temporada em campeonato no Pernambuco
Depois dos bons resultados obtidos na temporada passada, a equipe de vôlei do Treze começa a se preparar para estrear em 2013 e buscar manter os bons resultados. Esta semana, a equipe alvinegra vai até a cidade de São Bento do Una, interior de Pernambuco, para participar da disputa da 3ª Liga São-bentense de Voleibol.

Futebol
Apesar da derrota, Reginaldo Sousa elogia atuação do Nacional de Patos
O técnico do Nacional de Patos, Reginaldo Sousa, aprovou o desempenho do time mesmo com resultado da partida sendo positivo para o CSP. Segundo ele, a partida que terminou 2 a 1 para o time Alviceleste mostrou a vontade do elenco de vencer e a qualidade dos jogadores para a continuação da competição. O treinador ainda explicou que o Nacional merecia sair com os três pontos do Estádio da Graça, pelo que foi feito no segundo tempo. A partida foi válida pela quarta rodada da competição.

Nacional-P apresenta ex-trezeano como novo reforço para o Paraibano
O Nacional de Patos foi buscar a experiência de um ex-jogador do Treze para reforçar o time para a sequência do Campeonato Paraibano. O Canário do Sertão anunciou nesta terça-feira a chegada do meia-atacante Laércio Júnior, que estava no Potiguar de Mossoró, e já defendeu a camisa alvinegra em 2010. O reforço já assinou contrato e a expectativa da diretoria é obter a regularização a tempo de deixá-lo em condição de jogo para enfrentar o Campinense nesta quinta-feira.

Futsal
Patos volta a ter representante no Estadual (Fonte: maispatos)
Depois de algum tempo afastado das atividades profissionais do futsal do estado, a cidade de Patos terá em 2013, um representante no Campeonato Paraibano de Futsal.
A decisão foi comunicada ao maispatos.com nesta terça-feira, 26, pelo advogado e presidente do Capitão Crisanto Clube-3C, Alisson Nunes.
A equipe patoense está na chave dos clubes do sertão, formada também pelas equipes Sousa, AABB Cajazeiras, Catolé Futsal, Riacho Clube, Jericó e Brejo do Cruz. 
O jogo de estréia está programado para o próximo dia 13 de abril,  jogo entre 3C x CATOLÉ FUTSAL, no ginásio de esportes O Rivaldão, local das partidas da equipe quando mandante dos jogos.

Thiago M. Florentino

segunda-feira, 25 de março de 2013

Cultura: Patos terá apresentação de teatro em praça pública nesta quarta 27

Na segunda edição do evento que lembra o Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba leva espetáculos dessas artes a dez cidades de diferentes regiões do Estado. Este ano, uma das inovações do evento é o maior número de espetáculos nas ruas e praças, como forma de popularizar ainda mais as artes cênicas e fortalecer o gênero de teatro de rua. Os patoenses vão poder conferir nesta terça-feira, dia 27, na Praça João Pessoa, às 18h o espetáculo Engraxadinhas da Cia Lua Crescente, de João Pessoa.



Thiago M. Florentino
Fonte: Funes 

Comando da PM da Paraíba proíbe o BOPE de usar a caveira como símbolo

O comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves, decidiu proibir o uso da caveira como símbolo pela corporação. A proibição foi feita por meio de uma resolução publicada  nesta sexta-feira (22) no Boletim Interno da PM e atinge o Batalhão de Operações Especiais (Bope) que usava a caveira e agora terá que adotar um novo símbolo.

De acordo com o texto da resolução, fica proibido o uso em fardamentos, instalações e viaturas da Polícia Militar, símbolos e expressões com conteúdo intimidatório ou ameaçador, “tais como caveira e animais raivosos”. O comandante-geral também proibiu o uso de frases e jargões em músicas de treinamento que façam a apologia ao crime e à violência. 

Euller Chaves destacou que a proibição é também para que a polícia se adeque à Política Nacional de Direitos Humanos. Isto porque uma resolução, a número 8, de 20 de dezembro de 2012, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República também determina a proibição. Conforme o texto do documento do governo federal, o uso de símbolos e expressões com conteúdo intimidatório é vedado para todas as polícias.

A proibição veio justamente depois que o Conselho Estadual dos Direitos Humanos (CEDH) encaminhou um documento a Euller pedindo que a norma fosse cumprida. 

“A essência do Bope não está em símbolos, mas sim em preservar vidas e aplicar a lei. O batalhão vai continuar sendo um importante braço da Polícia Militar, sempre intervindo em situações de risco e sem derramamento de sangue", disse o coronel Euller Chaves.

Mesmo preferindo não tecer muitos comentários sobre a mudança, o comandante do Bope da Paraíba, o major Jerônimo Bisneto, disse que não concordava com a proibição. “Eu tenho minhas convicções, fiz um treinamento específico de seis meses para conquistar o distintivo da caveira. Faço meu trabalho”, disse o comandante. Bisneto também criticou o pedido do CEDH e disse que encaminhou um outro documento em resposta a Euller Chaves, antes de ser feita a proibição.

O Bope completou um ano de instalação na última semana e atualmente possui um efetivo de cerca de 300 homens espalhados por todo o estado. O major Bisneto disse que não sabe que símbolo vai substituir a caveira. “Não tenho nem ideia”, afirmou o comandante.

Na Paraíba, a caveira também já foi utilizada como símbolo pelo Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a insígnia foi abolida em agosto de 2012, quando o delegado Cristiano Jacques assumiu o comando. O grupo agora  é representado pela figura de uma pantera.

Thiago M. Florentino
Fonte: G1 Paraíba 

sexta-feira, 22 de março de 2013

Vende-se

Já que não se fala em outra coisa, que se vivo, Ayrton Senna faria 53 anos hoje, então vejamos essa notícia que chama atenção por um fato interessante.

O Fernando Rocco anunciou pelo Twitter, que o Toleman-Hart que foi usado por Senna em 1984 está à venda. Segundo o anúncio, é o chassi que Ayrton, usou no famoso GP de Mônaco daquele ano.

Ai deixo uma pergunta para vocês:

Já que Senna é tão querido e idolatrado pelos brasileiros, porque este carro ainda não pôs nem o bico aqui no Brasil? E olha que tem tanta porcaria sendo exposta por ai como relíquias, que me entristece ver essa jóia rara está fora do país.

Thiago Florentino com informações do Blog Flávio Gomes

Momento Esportivo - 22.03

Amistoso entre Brasil e Itália
Felipão rasga elogios à atuação de Neymar: ‘Taticamente perfeito’
O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, encheu Neymar de elogios depois do empate em 2 a 2 com a Itália, o atacante do Santos teve atuação taticamente perfeita e fez tudo o que ele pediu antes de a bola rolar.

Atuações da Seleção: Oscar e Neymar se destacam
Apesar de não manterem regularidade durante todo jogo, jovens foram os melhores do Brasil. Julio Cesar, Fred e Hernanes também vão bem

O meia Oscar participou muito do jogo ao buscar a bola com os volantes e laterais, apesar. Muita categoria ao fazer o segundo gol, mas errou passe na jogada que resultou no gol de empate de Balotelli.

Já o craque Neymar fez uma partida discreta até participar bem dos dois lances de gol. Primeiro em belo lançamento para Hulk, depois ao puxar contra-ataque e deixar Oscar livre.  resumindo Caiu menos, jogou mais.

“Quase impossível parar”  Disse lateral italiano elogiando Neymar após empate
Aos 20 anos, De Sciglio obedece técnico, adota postura defensiva, ganha elogios e afirma que atacante brasileiro é praticamente 'imparável’. - O Neymar em progressão é quase imparável, impossível de marcar, mas eu joguei bem.

Torcida invade o campo e persegue atletas após empate de Brasil e Itália
Assim que o árbitro Stephan Studer apitou o fim do clássico entre Brasil e Itália, em Genebra, muitos torcedores aproveitaram para invadir o campo. Eles queriam fotos com os muitos ídolos que participaram do empate por 2 a 2. Jogadores como Kaká, Daniel Alves, Buffon e Balotelli foram assediados. Pelo menos 20 pessoas correram para chegar perto dos jogadores.

Até que fim
Corintianos em Oruro terão defesa de especialista em Direito Internacional
A contratação foi definida nesta semana, em São Paulo.
Uma advogada especialista em Direito Internacional vai passar a cuidar do caso dos 12 corintianos presos em Oruro há pouco mais de um mês. Bastante reconhecido no cenário, o escritório comandado por Maristela Basso será pago pela torcida unformizada Gaviões da Fiel para tentar a liberdade dos seus membros que estão encarcerados na Bolívia.
 
Futsal
Equipe paraibana vai participar de torneio nacional pela primeira vez
O João Pessoa Futsal vai representar a Paraíba na primeira divisão da Taça Brasil da modalidade, que vai acontecer a partir deste domingo, na cidade de Moita Bonita, em Sergipe. Está é a primeira vez que a equipe pessoense vai participar de uma competição oficial fora do Estado. De acordo com o presidente do clube, Fernando Medeiros, a expectativa para a estreia da competição é grande.

Basquete
Federação Paraibana abre inscrições para o Estadual Sub-14
De acordo com o site oficial da entidade, as equipes interessadas em participar da competição têm até a próxima quarta-feira para se inscreverem.

Segundo a assessoria da Federação, os representantes das equipes precisam preencher a ficha de inscrição (disponível no site da instituição) e fazer o pagamento da tarifa dentro do prazo estabelecido, que é na próxima quarta feira (dia 27), ainda na quarta a FPB realiza o congresso técnico para a competição. A reunião entre dirigentes da Federação e representantes das equipes participantes acontece às 19h30, no Colégio Motiva, em João Pessoa.

Futebol
Treinador Reginaldo Sousa promete um Nacional-P ofensivo contra o CSP
O treinador do Nacional de Patos, Reginaldo Sousa, afirmou nesta quinjta-feira que vai partir para cima do CSP e buscar a segunda vitória do seu time na 2ª fase, no jogo que vale pela quarta rodada do Campeonato Paraibano. Segundo o técnico, a equipe está amadurecendo com o tempo e vai em busca da classificação para a semifinal da competição. Ele ainda explicou que está esperando algumas contratações para o decorrer da competição. O Nacional enfrenta o CSP no Estádio da Graça, na segunda-feira, às 20h30.

Thiago M. Florentin