sábado, 8 de junho de 2013

Sec. de Infra Estrutura de Patos desrespeita e despreza denúncias contra Usina de Beneficiamento Asfáltico

Mesmo depois de várias denúncias, tanto em programas de rádio da cidade, quanto em portais de notícias e blogs, sobre um problema enfrentado por moradores da comunidade Dom Bosco (Frango) desde 2009, por conta da poluição causada pela USINA DE BENEFICIAMENTO ASFÁLTICO que é instalada "na varanda" da Secretaria de Meio Ambiente no Centro Administrativo Municipal.

Hoje pela manhã mais uma vez flagramos a dita usina funcionando novamente, haja vista que a mesma ficou um período sem funcionar por conta das denúncias citadas, porém mais uma vez a SECRETARIA DE INFRA ESTRUTURA mostra seu desrespeito e desprezo com a população da Comunidade Dom Bosco e adjacências.
 
Na foto é possível observar no centro um monte preto (asfalto pré pronto que já foi produzido), e a sua direita a máquina de beneficiamento com um operário em cima dela (que digasse de passagem não está usando nenhum equipamento de segurança). 

Confiram a denúncia aqui




Thiago Florentino

sábado, 11 de maio de 2013

Agora o PSDB terá um candidato ao Governo do Estado, Ruy Carneiro assumiu a Presidência...

Eu fico é rindo com essa vontade insana de agora, alguns peemedebistas enrustidos, que Cássio desfaça a sua aliança com Ricardo Coutinho, já não bastava Cícero Lucena plantando a semente do mal, pois ainda tomado pelo ódio que tem pelo Socialista, agora vê sua chance de uma vez por todas enfiar o PSDB contra Ricardo.

Outra, sabemos que Ruy Carneiro não tem lá essa aproximação toda com RC, e claro é o braço direito de Cícero nessa guerra, assim sendo, manipulando o recém chegado Ronaldo Cunha Lima Filho, uns acordos aqui, outras trocas de favores aculá e pronto, está feito o conchave.

Sinto por um partido que tanto contribuiu para a evolução e o crescimento de nosso estado, agora estar andando na contra mão por conta de desafetos particulares, que acabam se sobressaindo aos anseios dos milhares de Paraibanos que confiaram e confiam seu voto aos políticos desse partido, isso se aliando há um dos conchaves políticos mais sujos que já se ouviu falar na história da Paraíba, que sabemos é único e exclusivo contra a existência de uma terceira força política no estado.

Quem sabe poderemos ver em 2014 uma dobradinha, PMDB e PSDB ou vice versa, um enfraquecido pelas derrotas anteriores, o outro munido de um ódio sem controle, vão bater de frente com uma das administrações que vai ficar na história da Paraíba, lembrando que essa dá trabalho para quem quer trabalhar, ao contrário das anteriores que usavam os cargos públicos como um cabresto para apaniguados, que por sua vez criavam currais eleitorais para ludibriar e fazer a população de trouxa.

Privatizações sem prestação de contas, espalhar obras pelo estado que depois foram esquecidas ao relento, onde muitas se transformaram por anos em “elefantes brancos” e que hoje estão entregues a população, para que sejam usadas para o fins que foram lhes determinado. Resumindo, Ricardo está trabalhando para o bem estar dos paraibanos, enquanto que os peemedebistas e tucanos querem somente se vingar.

Reflitam sobre isso...

Thiago Florentino

terça-feira, 7 de maio de 2013

Pouca gente e muita qualidade na sessão especial em prol da Jornada da Juventude Paraibana em Patos

Para ver como são as coisas, aconteceu ontem a noite aqui em Patos, uma sessão especial na Câmara Municipal em prol da Jornada da Juventude Paraibana, que está sendo realizada pela UNE e pela UBES em várias cidades do nosso estado. Infelizmente não houve o público esperado, o auditório da Câmara tem 250 cadeiras, se tinham 60 ocupadas era muito, porém, o alto nível de indagações e reivindicações apresentadas pelos poucos estudantes que se fizeram presentes, foi o que fez com que o evento não caísse no marasmo e tivesse uma dinâmica interessante de se acompanhar.

Assuntos dos mais variados temas foram abordados, dos quais dou destaque para a questão do incentivo ao Esporte que em nosso município quase não existe, como também a execução de fato da meia entrada por parte dos eventos realizados, sejam festas, jogos, no cinema, enfim, que se o ingresso “geral” custe R$35,00, é para a meia custar R$17,50 e não R$20,00 como fazem.

"Outro assunto bastante debatido foi a questão da Copa do Mundo, as ideias expostas convergiam em um ponto, de que a Copa é um evento importante, mais que há a possibilidade de tratar de tal assunto dando prioridade de urgência, urgentíssima para a problemática da educação e da saúde que apesar dos avanços e conquistas, ainda não é o suficiente para atender toda a população brasileira."

É importante também registrar a falta de interesse e comprometimento dos líderes políticos de Patos, pois nem a Prefeita Francisca Motta, nem o ex prefeito e pré candidato a deputado estadual, Nabor Wanderley, nem o deputado federal Hugo Motta e nem os Dinaldos, pai e filho se fizeram presentes na sessão especial, para escutarem o que os jovens tinham há falar.

Apenas os vereadores Jefferson Melquiades, Diogo Medeiros, Inácio de Gelo, Claudia leitão, Lucinha Peixoto, Isis Karla, Claudia Leitão e a presidente da casa Nadigerlane, que ouviram atentamente tudo o que os jovens explanaram e até passaram por um fato inusitado, quando foi feito uma espécie de chamada onde quem respondia era os Próprios jovens;

"Educação para todos? Faltou, Saúde de qualidade? Faltou, Esporte e Lazer? Faltou, Corrupção? Presente! (disseram os jovens apontando para os vereadores)."

A experiência foi boa, só esperamos que em próximo evento como esse haja uma maior quantidade de jovens, a participação foi ótima, mais a quantidade nesse sentido é o que faz a diferença, quanto mais jovens debatendo, expondo suas reivindicações, eventos como esse serão bem mais proveitosos. 

Thiago Florentino

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Seis mil médicos cubanos virão trabalhar no interior do Brasil

O governo brasileiro se prepara para importar 6 mil médicos cubanos para trabalhar no interior do Brasil. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 06, pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, depois de um encontro com o chanceler de Cuba, Bruno Rodriguez. "Estamos nos organizando para receber um número maior de médicos aqui, em vista do déficit de profissionais de medicina no Brasil. Trata-se de uma cooperação que tem grande potencial e à qual atribuímos um grande valor estratégico", informou o ministro.

A vinda dos médicos cubanos começou a ser negociada em janeiro de 2012, quando a presidente Dilma Rousseff visitou Havana pela primeira vez. A intenção do governo brasileiro é levar os cubanos para trabalhar em cidades do interior do Brasil onde hoje não há atendimento e onde os médicos do País não querem trabalhar.

O Brasil, no entanto, terá que encontrar uma solução para a autorização de trabalho para esses médicos. Hoje, médicos formados no exterior precisam fazer uma prova de revalidação do diploma, o Revalida, em que menos de 10% dos que tentaram nos dois últimos anos foram aprovados. "Ainda estamos finalizando os entendimentos para que eles possam desempenhar sua atividade profissional no Brasil, no sentido de atendimento a regiões particularmente carentes do País", explicou Patriota.

Fonte: Estadão

Opinião
Quem sabe a Paraíba também receba alguns

Visto os últimos acontecimentos inerentes ao Hospital Regional de Patos, seria uma boa o Governador Ricardo Coutinho contatar o Ministro Patriota, pois essa medida seria o suficiente para sanar o embrulho que passa aquela unidade hospitalar.

Já que o principal entrave é o fato dos médicos da cidade não quererem exercer suas funções conforme o que lhe é de dever, principalmente se tratando dos plantonistas, que não abrem mão de forma alguma de atender em suas clínicas particulares, pois se o mesmo estando de plantão quer também atender em sua clínica.

É indiscutível a possibilidade de uma única pessoa estar em dois lugares ao mesmo tempo, ou ele está na sua clínica, ou está no hospital para dar plantão a quem quer que chegue para ser atendido, o fato é que isso é inadmissível, quer receber um valor justo então cumpra primeiramente com sua função, pois se essa não está sendo feita como deve, não há o porquê de existir aumento salarial por algo que não está sendo feito.

Thiago Florentino

Segundo TRT ouve um aumento de quase 100% de processos após a PEC das Domésticas

Após a promulgação da chamada PEC das Domésticas, que ampliou os direitos da categoria, aumentou o número de processos protocolados na Justiça da Paraíba por trabalhadores domésticos. A constatação é da Corregedoria Geral do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que fez um levantamento da quantidade de ações movidas nos quatro primeiros meses de 2013. Segundo o tribunal, uma comparação entre janeiro e abril mostra um aumento de quase 100%.

Na última sexta-feira (3) completou um mês que a PEC das Domésticas entrou em vigor. A Proposta de Emenda Constitucional iguala os direitos dos empregados domésticos aos dos demais trabalhadores urbanos e rurais. Entre as mudanças garantidas com a norma está a jornada de trabalho de oito horas diárias e 44 semanais. O pagamento de horas extras, a garantia de salário nunca inferior ao mínimo ( que é atualmente é de R$ 678) e o reconhecimento de convenções ou acordos coletivos também passaram a ser obrigatórios.

"De acordo com o TRT da Paraíba, neste mês de promulgação da PEC o número de processos ajuizados na Justiça do Trabalho por empregados domésticos atingiu a marca de 97, número mais alto este ano."

No primeiro mês de 2013, ainda conforme o levantamento da corregedoria do TRT, foram protocoladas 49 ações trabalhistas referentes à categoria. Em fevereiro foram 53 e em março o número saltou para 85.

Apesar de estar em vigor há um mês, sete benefícios para a categoria ainda não estão valendo por falta de regulamentação. Estão em suspenso os seguintes itens: seguro-desemprego, indenização em demissões sem justa causa, conta no FGTS, salário-família, adicional noturno, auxílio-creche e seguro contra acidente de trabalho. A emenda prevê um prazo de 90 dias para que esses direitos sejam regulamentados.

Thiago Florentino
Fonte: G1 Paraíba