terça-feira, 13 de agosto de 2013

Saúde do Homem: Na sede da STTRANS está sendo realizado no dia de hoje um mutirão de atendimentos e realização de exames

Durante toda a manhã e tarde de hoje (até às 17h), está sendo realizando um mutirão de atendimentos e realização de pequenos exames na sede da STTRANS no bairro Jardim Bela Vista.

As atividades oferecidas são uma parceria da Superintendência de Trânsito com a secretaria de saúde do município, com a realização de atendimentos básicos como a aferição de P.A, se estendendo aos atendimentos de urologia e com a secretaria de saúde do estado, na coleta de sangue sob a responsabilidade do Hemonúcleo de Patos.

Na ocasião de hoje pela manhã, o destaque foi a quantidade de homens que procuraram fazer o exame de próstata, inclusive o próprio Superintendente Maurício Alves disse que vai fazê-lo: “Irei fazer para servir como exemplo de que devemos nos cuidar, pois o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte de homens na Paraíba."

Confira mais fotos:






O Superintendente Maurício Alves falou ainda sobre a polêmica gerada em relação a remoção da Festa da Guia para o Terreiro do Forró 

“...ao meu ver, é uma polêmica muito desnecessária, agente até se entristece com algumas colocações que são feitas, a festa da guia tem uma importância histórica na cidade de Patos.”

Maurício foi mais além e deu nome “aos bois” que entraram com a representação no MP:

“...agente sabe que isso foi alvo de reclamações ao Ministério Público, de comerciantes como o Hospital São Francisco, da Energisa e salve engano, houve um abaixo assinado dos comerciantes da rua da delegacia de polícia civil.”

Mas, contudo, o mesmo afirmou ainda que o papel da STTRANS de cuidar da boa fluidez do trânsito de Patos será cumprido, onde quer que sejam colocados os parques de diversões.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Na Paraíba Governo e Ministros lançam plano voltado para a juventude na próxima segunda dia 12

O ministro da secretaria geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, o governador Ricardo Coutinho e a ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros,lançam na próxima segunda-feira (12), às 9h30, no Palácio da Redenção, em João Pessoa, o plano Juventude Viva, que tem como principal objetivo promover ações de enfrentamento à violência que vitima a juventude. O lançamento do programa na Paraíba foi agendado nessa quarta-feira (7), durante reunião realizada no Palácio do Planalto, em Brasília.

De acordo com o ministro Gilberto Carvalho, o Governo Federal vem realizando uma série de mobilizações e serviços para a juventude em todo país.

“O Governo Federal vem oferecer uma alternativa preventiva às situações de criminalização da juventude. Nós sabemos que a Paraíba tem feito um esforço na prevenção da violência contra os jovens. Essa experiência do Estado vai ser muito importante para o país”, afirmou o ministro.

Para o governador Ricardo Coutinho, o programa vem somar as atividades que estão sendo oferecidas pelo Governo do Estado para a melhora dos indicadores sociais. “Estamos pactuando investimentos com os municípios e a contrapartida desses municípios é a mudança dos indicadores sociais. Essa questão dos espaços de convivência é fundamental, assim como a profissionalização. A outra lógica é a da cultura. Estamos com quase duzentas crianças, muitas que não conheciam nenhum instrumento, participando de um programa que utiliza o ensino da música como ferramenta para a inclusão social. Disponibilizamos essa oportunidade para crianças e adolescentes do Estado da Paraíba, especialmente aquelas que vêm de regiões mais carentes”, explicou Ricardo.

A ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, também destacou os avanços da Paraíba no tocante às ações voltadas para a juventude:

“A Paraíba tem diminuído os índices por conta dos programas que o governo vem adotando. Queremos ampliar os programas sociais para jovens expostos à violência. Esse diálogo é muito importante, uma vez que a Paraíba vem desenvolvendo uma série de ações”, enfatizou a ministra.

O Plano Juventude Viva reúne ações de prevenção que visam a reduzir a vulnerabilidade dos jovens a situações de violência física e simbólica, a partir da criação de oportunidades de inclusão social e autonomia; da oferta de equipamentos, serviços públicos e espaços de convivência; e do aprimoramento da atuação do Estado por meio do enfrentamento ao racismo institucional e da sensibilização de agentes públicos para o problema.

Durante esta primeira fase do Plano, o Governo Federal fomentará ações voltadas à juventude nas áreas do trabalho, educação, saúde, cultura e esporte, em parceria com o governo da Paraíba. Desse modo, o Plano oferecerá um pacote de políticas sociais para o enfrentamento à violência, que se somará ao Plano Brasil Mais Seguro, lançado no Estado pelo Ministério da Justiça no mês de abril.

Ascom

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Sensacionalismo televisivo, maioridade penal e ECA, foram os temas abordados em bate papo com o Delegado Dr. Manoel Martins.

Dando seguimento à série de entrevistas sobre o sensacionalismo televisivo, no caso do garoto suspeito por assassinar a família em São Paulo (capital), na manhã desta quinta feira (08) conversei com o Delegado Dr. Manoel Martins, responsável pela 2ª Delegacia Distrital da Polícia Civil em Patos, ele foi enfático quando falou do sensacionalismo e que as emissoras de TV estão privando o telespectador de receber outras notícias.

“O caso é inusitado e chama a atenção, pois uma criança de 13 anos mata a sua família, mais eu entendo que há um exagero no que se refere a forma de como a televisão vem veiculando o assunto, expondo a família das vítimas e o tempo que ficam passando um assunto só, privando o telespectador de ver outras notícias importantes.” Disse Martins.
 

Diminuição da Maioridade Penal e o ECA 

...atribuição de penas maiores há uma criança que cometeu o mesmo crime que um adulto, não vai levar em nada. 

...o objetivo do estatuto é recuperar aquele adolescente, não criminalizar e aplicar a prisão perpétua e acabar com a vida, a liberdade e o que ele terá de aprender no restante da sua juventude. 

Mesmo o garoto Marcelo Pesseghini (13) estando morto, houve uma tentativa por parte de alguns veículos de imprensa sensacionalista, querer de alguma forma fazer com que a população já incriminasse o menino. Nesse ponto o Delegado Manoel Martins teceu alguns esclarecimentos, sobre a questão da discussão em relação há maioridade penal e também sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Hoje em dia as crianças e os adolescentes são mais bem conscientizados do que os de antigamente, agora a questão da tipificação de crimes e atribuição de penas maiores há uma criança que cometeu o mesmo crime que um adulto, não vai levar em nada.”

“O nosso Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), apesar de ter sido feito nos anos noventa, é um estatuto de primeiro mundo e o que basta é seguir literalmente o que ele diz, pois um adolescente de 13/14 anos que comete um crime, o máximo da pena que ele poderá atingir é de três anos e o objetivo do estatuto é recuperar aquele adolescente, não criminalizar e aplicar a prisão perpétua e acabar com a vida, a liberdade e o que ele terá de aprender no restante da sua juventude.”

O Delegado Manoel Martins ao finalizar a nossa conversa, me convidou para em outro momento fazer uma outra entrevista para ele esclarecer mais profundamente o que é o ECA, como funciona e quais as principais dificuldades para que o Estatuto funcione de fato.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Bispo Diocesano de Patos fala sobre o sensacionalismo televisivo em relação ao caso policial que tem garoto sob suspeita por assassinar família

Estamos acompanhando através do sensacionalismo televisivo, o desdobramento das investigações da Polícia Civil de São Paulo sobre o caso do garoto Marcelo Pesseguini de 13 anos, o principal suspeito de matar os pais, uma tia e a avó e depois cometer suicídio. O Bispo Diocesano de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, explanou em uma rápida entrevista seu ponto de vista como sacerdote e acima de tudo como um ser humano sobre o caso.

“Primeiro devemos analisar que as coisas não acontecem do nada, ou por acaso, várias situações, sejam elas psicológicas ou espirituais, o ser humano é composto de fragilidades, corremos o risco de fazer julgamentos e sentenças definitivas sobre várias questões e devemos pedir a Deus que essa tragédia não sirva de modelo para que outros adolescentes procurem as resoluções de seus problemas e realizações nesse sentido.”

“Nesse momento devemos olhar de uma forma muito humana e sem precipitações, porque este adolescente certamente sofreu grandes pressões internas e pessoais, seu interior devia estar muito perturbado e muito motivado por coisas dessa ordem, mais nada justifica uma tragédia dessas. Porém observando por outro lado, imaginamos o que seria desse menino após ver toda sua família por ele mesmo destruída.”

O sentido da vida...

Segundo Dom Eraldo, a maior sentença que o garoto poderia sofrer, seria conviver para o resto da vida com essa dor e sofrimento e comentou ainda mais;

“O seu suicídio, se tudo for confirmado, por onde agente está pensando e pelo que estamos vendo, o suicídio como tentativa de solucionar esta dor, nós não podemos julgar, mais com certeza a grandeza, a dramaticidade e a dor do momento pode levar a pessoa a tomar uma decisão como essa.”

“O que eu penso como Bispo, como igreja, é que nós não devemos nos tornar juízes cruéis de nenhum lado da situação, mais dizer que é um fato a ser trabalhado pelos profissionais, pelas escolas, na educação e também na parte religiosa, para que as pessoas façam opções por verdadeiros valores e descubram o verdadeiro sentido da vida, sem banalizar a sua vida e a dos outros.”

Lei Federal libera o transporte escolar para uso universitário

Com a sanção da Presidente Dilma, alunos de mais de 200 municípios Paraibanos serão beneficiados.
 
Os estudantes universitários poderão utilizar o transporte escolar municipal. A decisão foi da presidente Dilma Rousseff, que promulgou uma emenda, criando a Lei Federal n.º 12.816/13.

Com a criação da Lei Federal, os gestores municipais devem procurar o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para regulamentar o uso do veículo oficial no transporte universitário, junto ao Governo Federal. De acordo com a emenda promulgada pela presidente, os veículos poderão ser usados na área rural, no transporte de estudantes da zona urbana e da educação superior. 

No que tange a região universitária polarizada por Patos (alto sertão paraibano, potiguar e pernambucano), o que mais se vê é a preocupação dos estudantes em relação ao pagamento dos ônibus, já que para os mesmos virem até as faculdades, tanto particulares, quanto públicas, tem que desembolsar muitas vezes uma quantia quase que desproporcional ao seu orçamento.

Sem contar com as disparidades nos valores que em 90% beneficiam pessoas que ao longo desses anos lucraram muito com a criação de “empresas de turismo”, como podemos por como exemplo, os estudantes de Pombal (à 73km de Patos) pagarem um valor absurdo de R$75,00 (em média), já os alunos de Catolé do Rocha (à 128km de Patos) pagarem R$40,00.

Assim sendo, esses alunos poderão agora investir o dinheiro em mais material para estudos ou em outros investimentos pessoais que o beneficiem em sua vida profissional.

Thiago Florentino com informações do Portal Correio


Leia também: