sexta-feira, 22 de novembro de 2013

População teme ‘toque de recolher’ em bairros de João Pessoa, mas PM nega ação criminosa



Uma denúncia relatando “toque de recolher”, no bairro São José, em João Pessoa, está provocando tumulto nas redes sociais, bem como entre os cidadãos que residem em outros bairros da Capital. A Polícia Militar nega qualquer movimentação desse tipo.

Apesar disso, moradores e comerciantes de locais nobres próximos ao São José, como Manaíra e Tambaú, têm medo de sair de casa e evitam movimentações. Empresários não se sentem seguros em manter estabelecimentos comercias abertos em determinados horários da noite.

A denúncia garante que a insatisfação dos criminosos foi motivada após a morte de um homem que possivelmente comandava o tráfico de drogas. 

O pânico tomou conta de toda a cidade, atingindo até mesmo bairros distantes do São José, como Jaguaribe, na Zona Oeste. Clientes de uma pizzaria do local declararam que estavam lanchando rapidamente porque haviam recebido a informação de que o 'toque de recolher' seria expandido para toda a Capital, comprometendo o funcionamento das casas comerciais, que seria suspenso a partir das 21h. 

Estudantes de duas faculdades, localizadas às margens da BR-230, temendo a ação criminosa, abandonaram as aulas antes do período habitual. 

Diante da denúncia, a assessoria da Polícia Militar disse ao Portal Correio que desconhece a informação. Foi revelado ainda que existe uma intensificação do policiamento no bairro São José nas últimas horas, com revistas e reforço nas equipes, com o objetivo de atingir as metas de redução da criminalidade no local e proporcionar segurança aos moradores, mas não há comprovação de que criminosos estariam ameaçando a comunidade ou outros bairros da cidade com o 'toque de recolher'.

Portal Correio

Paraíba terá transporte alternativo regularizado



Já é elaborado um projeto de lei que pretende regulamentar o transporte complementar intermunicipal no estado. Na terça-feira (19), o governador Ricardo Coutinho se reuniu, na Granja Santana, com representantes do sindicato e da cooperativa dos transportes públicos alternativos da Paraíba e da Federação Nacional do Transporte Alternativo para debater sobre o assunto. 

O diretor-superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Carlos Pereira, também participou do encontro e o avaliou como "proveitoso". Segundo ele, os líderes que fazem transportes alternativos apresentaram propostas para elaboração da lei. Nesta sexta-feira (22), o governador irá receber os empresários de transporte coletivo da Paraíba também para tratar do assunto. 

Carlos Pereira explicou que o objetivo do projeto é regulamentar o transporte alternativo para atuar nas áreas onde os ônibus regulares não circulam ou a frota é deficiente. “Esse transporte deverá atuar onde não tem a linha regular de ônibus intermunicipal ou onde não está atendendo bem a população do local”, disse. 

Os transportes que devem ser regularizados, caso o projeto seja aprovado pelos deputados na Assembleia Legislativa da Paraíba, fazem parte de uma lista feita cooperativa dos transportes públicos alternativos. Segundo Carlos Pereira, o projeto visa regulamentar vans e micro-ônibus que deem todas as condições de segurança aos passageiros. Carros e camionetas não serão autorizados. 

“A regularização será para vans e micro- ônibus que comportem no mínimo 15 passageiros e no máximo 23. Hoje existe uma quantidade imensa desses transportes, mas muitos sem condições de trafegar. A própria cooperativa já fez um cadastro com cerca de 2.500 transportes que estão dentro do padrão necessário e que apresentam os requisitos de segurança”, destacou o direitor-superintendente do DER. 

O presidente da Cootranspat-PB, Carlos Lima, afirmou que todas as informações sobre transporte alternativo que existe atualmente no estado foram passadas ao governo, bem como as necessidades do trabalhadores desse ramo. 

O presidente da Federação Nacional de Transporte Alternativo, Expedito Bandeira, está confiante de que a lei seja aprovada na ALPB. Para ele, a regulamentação trará melhorias, como o transporte com veículos mais novos. 

Além de receber os empresários de transporte coletivo, o governador também irá se reunir com taxistas para dialogar sobre o projeto. A data para reunião não foi divulgada. Segundo Carlos Pereira, depois de conversar com todas as categorias de transportes da Paraíba, “Ricardo Coutinho irá fazer uma grande reunião no Palácio da Redenção com esses grupos, o Ministério Público, os deputados e o DER para, em seguida, enviar o projeto para a Assembleia Legislativa”. 

Portal Correio

Detento liga para rádio, de dentro de cadeia em Sousa, e denuncia maus tratos

Apresentadores do programa FM Alerta, da 104 FM, foram pegos de surpresa, nesta quinta-feira (21), por um telefonema. Um detento, do interior da Colônia Penal Agrícola de Sousa, ligou para a rádio, denunciando que agentes penitenciários estariam usando técnicas de tortura, bala de borracha e negando o direito do banho de sol dos apenados. 

Logo em seguida, familiares de outros detentos começaram a ligar para o programa, revelando repreensões semelhantes. Como presos doentes ameaçados, ao pedirem para serem levados ao médico; humilhações às famílias que visitam os apenados; suspensão de visitas sem justa causa; além de maus tratos.

 Um familiar, chorando, contou que agentes tiraram fotos de um preso – encontrado morto no interior da sela no começo da semana – e que vão guardar os registros de lembrança. Este acontecimento foi relatado, a risos, pelos agentes a um detento. 

Ainda de acordo com esse familiar, este acontecimento só agravou a situação no presídio, e que todos os presos estavam revoltados com a condição atual, considerada, por eles, como insuportável. 

Foi pedida a presença do Juiz das Execuções Penais, Dr. José Normando Fernandes, e também do Promotor Dr. Manuel Pereira de Alencar para verem o que se passa no interior da Colônia Penal Agrícola de Sousa. 

Caso contrário, a cadeia iria “virá” – palavras do detento delator. Ele afirmou que a culpa é a da direção atual, e que existem presos prontos para mostrar lesões no corpo, provocadas por balas de borrachas dos agentes penitenciários. 

Há denuncia também que, para o detento receber atendimento médico, tinha que sofrer uma “pisa” na saída do presídio e outra na chegada. 

Wscom

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Política: Rômulo Gouveia enfrenta "saia justa" com apoio do PSD à reeleição de Dilma


Lei proíbe fogos de artifícios em locais fechados na Paraíba

 

 

> Campeonato Desumano de Futebol será realizado na PB em 2014

Com a entrada de Sporte Campina e Quimadense, o calendário dos jogos que já era ruim, ficou pior, pois como já iria haver jogos nas terças e quintas e como os times citados além do Campinense, também irão mandar seu jogos na Rainha da Borborema, foi acrescentado as segundas e sextas no calendário, ficando somente a quarta feira como “folga” para os jogadores.

> Pelo bem da população eu não fico

Alegando que tinha pego uma prefeitura literalmente quebrada e que para não prejudicar ainda mais a população, Luceninha, decidiu abdicar do cargo o passando ao vice prefeito, Wellington Viana França, conhecido como Leto que também é do PMDB.

Política: Rômulo Gouveia enfrenta "saia justa" na Paraíba com apoio do PSD à reeleição de Dilma

Criado pelo ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, o PSD, confirmou apoio formal à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo matéria publicada no portal Ultimo Segundo, a decisão foi selada na última quarta-feira (20) em ato que reuniu as principais lideranças da legenda em Brasília.

O presidente contará com 24 dos 27 diretórios estaduais do PSD na sua campanha de 2014.Os diretórios do PSD em Minas Gerais, Acre e Pernambuco mantiveram oposição ao apoio nacional da legenda para entrar nas campanhas de Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

Com isso por força da decisão nacional, o diretório estadual do partido comandado na Paraíba pelo vice-governador Rômulo Gouveia não deve acompanhar o presidenciável do governador Ricardo Coutinho (PSB), que é o governador Eduardo Campos (PSB) nem o candidato do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) que é o senador mineiro Aécio Neves.

Pré-candidato a senador Rômulo Gouveia terá agora que ter muito "jogo de cintura" para consolidar a sua candidatura. Isso porque, ele já declarou publicamente que é a favor da manutenção da aliança entre o PSDB e o PSB, e que vai apoiar à reeleição do governador Ricardo Coutinho.

O presidente da legenda esteve em ato em Brasília afirmando que espera contar com apoio no restante do mandato. Kassab garantiu porém que não participa da reforma ministerial. O ex-prefeito, contudo, negou que haja interesse de o partido ocupar espaço no governo a partir da reforma ministerial preparada por Dilma para janeiro. Garantiu que não vai "pleitear" ministérios.

"O partido não participa do governo", disse, sinalizando que deve esperar uma eventual reeleição da presidente para buscar espaço na gestão petista. 

PBagora