segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

0 Povo $en$ível


Projeto de duas torres de apartamentos interligadas,
 criado pelo escritório holandês MVRDV,
 assemelhadas ao World Trade Center (NY)

10 anos depois dos atentados as torres gêmeas nos EUA, ninguém pode construir dois prédios iguais, por que o $en$ibilí$$imo povo norte-americano, ainda consternados com a morte de seus familiares e amigos, mortos nos ataques em  setembro de 2001, não permitem, é como se fosse uma afronta a memória daqueles que tanto amavam.
Semana passada uma empresa holandesa teve que pedir desculpas por ter elaborado um projeto (foto) com dois prédios para apartamentos de luxo, com uma estrutura que sobressai no meio para acomodar piscinas, restaurantes, cafés e uma academia, a empresa foi bombardeada por ofensas através da mídia e pessoas enfurecidas mandaram vários e-mails dizendo que a mesma era “amante da Al-Qaeda” e coisas bem piores.
Hora!  Então vamos perguntar o que tem a dizer o povo japonês, 66 anos após terem duas cidades destruídas por dois ataques nucleares, frutos de uma singela demonstração de carinho dos norte-americanos, onde centenas de milhares de pessoas foram dizimadas da face da terra em fração de segundos, sem contar que descendentes daquela geração carregam marcas daquela atrocidade até hoje.
E os Vietnamitas? O que será que eles tem a dizer sobre a carnificina, outra demonstração de amor e afeto promovida pelos norte-americanos, se intrometendo numa guerra civil e matando cerca de dois milhões de civis e militares vietnamitas, sem contar que condenaram o Vietnã há miséria até os dias de hoje.
Se eu for colocar tudo de “bom” que os EUA fizeram pelo mundo, daria para escrever um livro, cujo título seria; “Como fazer o bem sem machucar ninguém”.

Thiago M. Florentino