sexta-feira, 14 de março de 2014

Deficientes físicos de famílias de baixa renda poderão ganhar ingressos para assistir jogos da Copa do Mundo. Confira

A Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (13), um pedido de audiência pública do deputado Romário (PSB-RJ) para debater o compromisso de doação de ingressos dos jogos da Copa de 2014 para pessoas com deficiência. O parlamentar solicita a presença do secretário do Comitê Organizador (COL) da Copa de 2014 e do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entidades que prometeram doar 32 mil ingressos.
A promessa tornou-se pública, em 2011, em um evento no Rio de Janeiro com as presenças dos ex-jogadores Ronaldo, Bebeto e membros da Frente da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência. Na ocasião, membros do COL e da CBF prometeram doar 500 ingressos por jogo para pessoas com deficiência de famílias de baixa renda.
Com a proximidade dos jogos, o Dep. Romário está preocupado com a ausência de critérios para a distribuição desses ingressos. A audiência será agendada.

Assessoria

Câmara Municipal: Quatro requerimentos apresentados por Diogo beneficiarão diretamente população do Distrito de Santa Gertrudes.

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Patos, nessa quinta feira, 13, o Vereador Diogo Medeiros (PSB), apresentou quatro requerimentos atendendo reivindicações da população do Distrito de Santa Gertrudes, que são; instalação de orelhão e redutor de velocidade eletrônico, arruamento com meio fio e canalização de esgoto.

O requerimento 028/2014, trata da solicitação à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, da obra de arruamento com meio fio, atendendo a reivindicação da falta de alinhamento nos postes de alta tensão de energia elétrica no Distrito, e só após a realização dessa obra, é que a Energisa poderá solucionar esse problema.

O requerimento 029/2014, trata da solicitação ao Supervisor Geral do DNIT – unidade de Patos, a instalação de um redutor de velocidade eletrônico no perímetro urbano do Distrito. Tal requerimento visa uma punição mais severa aos condutores que desrespeitam os limites de velocidade para o perímetro urbano, imposto pelo Código de Trânsito Nacional.

Já existem três lombadas físicas na BR que corta o Distrito, a questão é que o peso no bolso do condutor se restringe aos danos causados ao veículo, quando o mesmo passa em alta velocidade por essas lombadas, instalando o redutor eletrônico, esse peso financeiro recairá agora como multa, com relação à irresponsabilidade do condutor.

E os requerimentos 030 e 031/2014, visam a melhoria na comunicação e na qualidade de vida dos populares que moram nas proximidades do Cemitério Público, mais precisamente na Rua José Nunes Leite daquele Distrito. Tratando da solicitação ao Gerente Regional da OI em Patos, para providenciar a instalação de um telefone público (orelhão), e da solicitação à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, canalização do esgoto na rua citada.

Todos eles foram aprovados por unanimidade, restando a população aguardar que as solicitações sejam atendidas.

Assessoria

Com quase um ano e três meses após inauguração, Canal do Frango já apresenta comprometimento em sua estrutura

Fotos: Evaristo Neto/facebook
Dentre as denúncias de superfaturamento e que não atendeu a real necessidade que deveria, o que é retratado na imagem é nada mais que a consolidação de tudo o que já foi dito sobre a obra do tão enaltecido Canal do Frango.

Após quase um ano e três meses de inauguração, devido há algumas fortes chuvas, parte da estrutura do Canal já começou a apresentar rachaduras e afundamento, cortando no meio o que seria a pavimentação do acesso à Avenida Horácio Nóbrega, no sentido de quem vem do posto carreteiro para o Jardim Europa.

Toda obra de macrodrenagem urbana ou quaisquer outra, que venham beneficiar a população de forma direta, são e sempre serão de extrema importância, mais o problema está quando suspeitas são levantadas e com o passar do tempo, de uma forma ou de outra elas vão se consolidando.

As primeiras denúncias vieram com uma matéria feita por Jozivan Antero, do site PatosOnline, tratando do superfaturamento dos gastos na obra, e a poucos dias, após o que pode se considerar a primeira grande chuva do ano de 2014, mais precisamente no dia 01 de março, foram detectados vários pontos de alagamento, onde ruas ficaram intransitáveis, casas inundadas e até a Capela de São João Bosco na comunidade Dom Bosco (Frango), teve estragos causados pelo alagamento.

Bem, a explicação dada pela Prefeitura para o ultimo ocorrido, é que o Canal foi entregue sem estar concluído por completo, e o que causou os alagamentos foi uma barreira de pedras que estava formada no final do canal deixadas pela construtora, impedindo assim o escoamento das águas da chuva. Agora com relação a primeira denúncia, podem essas rachaduras e o afundamento de parte do acesso ao canal, serem reflexão de um possível superfaturamento e uso de material de baixa ou péssima qualidade? Vamos aguardar as próximas explicações que a Prefeitura vai dar.

Fotos:




Polícia desarticula comércio irregular de munições em cidades do sertão paraibano

Quase seis mil munições foram apreendidas pela Polícia Civil em Catolé do Rocha e Sousa, no Sertão paraibano, nesta quarta-feira (12) e quinta-feira (13). Uma organização responsável pelo comércio ilegal das munições na região foi desarticulada, duas pessoas foram presas e a polícia investiga a participação de mais suspeitos no esquema.
Em Catolé do Rocha foram apreendidas 2,8 mil munições e, segundo levantamento inicial da polícia, cerca de três mil em Sousa. Segundo o delegado Jorge Luiz, a investigação começou devido aos homicídios na região, todos com grande quantidade de tiros disparados.
Nesta quinta-feira, a polícia acredita ter encontrado em Sousa o principal fornecedor de material para os crimes no Sertão do estado. "O que acontecia é que o preso aqui fornecia munição para Catolé do Rocha e outras cidades do Sertão. Em muitos homicídios, percebemos que as vítimas eram atingidas sempre por mais de cinco, seis tiros, demonstrando que os autores dos crimes tinham facilidade em conseguir munição e havia um comércio ilegal muito intenso", explicou o delegado.
Em geral, as munições são de espingarda, revólver e pistola de vários calibres. Algumas são de armas de uso restrito, contabilizou a Polícia Civil. O homem de 47 anos detido em Sousa já tinha sido preso anteriormente pelo mesmo crime. Em Catolé do Rocha, o preso tem 54 anos e também foram apreendidas com ele pistolas e espingardas, além de pólvora, sem nenhuma autorização ou registro.
"Foi uma apreensão muito significativa. Resta saber se tem outros envolvidos, devido ao grau de profissionalismo observado aqui. O fornecedor das munições não tinha nenhuma arma, vivia exclusivamente do comércio de munições, algumas de difícil acesso mesmo no comércio legalizado", destacou o delegado Jorge Luiz.
G1Paraíba

Cidades do sertão paraibano registram chuvas acima da média, renovando as esperanças do sertanejo

Aos poucos as chuvas começaram a cair no sertão da paraíba neste mês de março, algumas cidades do interior paraibano registraram índice acima do normal, o suficiente para renovar as esperanças do sertanejo, principalmente do homem do campo, que necessita das chuvas para o seu sustento.
Segundo dados fornecidos pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, várias cidades do sertão registraram fortes chuvas entre esta quarta e quinta feira, na cidade de Pombal ocorreu o maior índice pluviométrico, chovendo 121,9 mm; Catolé do Rocha registrou 68,7 mm; Vieirópolis registrou somente nesta quarta 71,5 mm; Malta 44,6 mm e Patos 17,1 mm.
O nível de alguns reservatórios no sertão já começou a ser alterado, na cidade de Pombal, localizada a 370 km da capital João Pessoa, as chuvas encheram um pequeno reservatório do município.
Alguns institutos meteorológicos apontam que poderá chover nos próximos dias em várias cidades do sertão paraibano.
PBemdia

Seca nos açudes faz agricultor encontrar busto do início do século 20 em Cajazeiras

A seca prolongada dos últimos dois anos fez com que um agricultor encontrasse um busto esculpido em bronze datado do início do século passado em um açude da Zona Rural do município de Cajazeiras, no Sertão, localizado a 468 quilômetros de João Pessoa.
O achado ainda é um mistério para a população da cidade porque ninguém sabe de quem se trata ou como a escultura acabou naquele local.
O secretário de cultura de Cajazeiras, Aguinaldo Cardoso, informou que a peça foi levada para o Centro Cultural Zé do Norte, naquele município, e está exposta lá, à espera de alguma informação. "Não sabemos de quem é ou o que aconteceu para ela estar onde foi encontrada. Não tivemos conhecimento de que alguma peça assim tivesse sido roubada na região", informou.
Além da data que consta no busto, 1918, há também o nome de Araújo, que provavelmente deve ser do escultor. O secretário de Cultura contou que o agricultor que achou a peça viu apenas um pequeno pedaço dela brilhando às margens do açude e achou que fosse algum  metal de valor.
"Ele escavou e conseguiu tirar o busto que estava quase totalmente submerso e levou para casa. Nós tomamos conhecimento do fato e fomos até lá para conferir o achado. Depois resolvemos trazer a peça para o Centro de Cultura e divulgá-la, na tentativa de chegar até a história dela", revelou Aguinaldo.
O secretário acredita que o busto seja de uma personalidade importante e tenha sido jogado no local antes mesmo da construção do açude que é bem mais recente.
"Descobrir a história desse busto pode revelar mais sobre o passado da cidade e de suas personagens, por isso considero importante que divulguemos o achado", opinou.
O açude onde foi encontrada a peça fica localizado a cinco quilômetros de Cajazeiras, próximo à BR-230, que corta o estado da Paraíba de leste a oeste.
PortalCorreio

Receita abre inscrições com salários de R$ 15 mil; UFCG deve lançar edital em breve

A Receita Federal do Brasil (RFB) abriu nesta quinta-feira (13) as inscrições para o concurso público destinado ao cargo de auditor fiscal. São 278 vagas oferecidas, sendo 14 destinadas para as pessoas com deficiência física. A remuneração é de R$ 14.965,44.
Os exames serão aplicados nos próximos dias 10 e 11 de maio e exigirá conhecimentos gerais e específicos, bem como língua portuguesa, espanhol ou inglês, raciocínio lógico, administração geral e pública, direito constitucional e direito administrativo, direito tributário, auditoria, contabilidade geral e avançada, legislação tributária, comércio internacional e legislação aduaneira.
Para participar, o candidato deve ser graduado em qualquer curso de nível superior. As inscrições estão sendo realizadas através do site da Escola de Administração Fazendária (Esaf) até o dia 27 de março. A taxa é de R$ 130.
Além deste, a Universidade Federal de Campina Grande também oferece mais um concurso. Para este, são oferecidas 70 vagas para cargos técnico-administrativos. A informação foi dada pelo presidente da Comprov, Marcos Gama, na tarde desta quinta-feira (13).
Ele informou que ainda não foram definidos todos os cargos, mas já estão certos os de tradutor e intérprete de libras, transcritor de sistema de braile e revisor de braile e ainda o de técnico em tecnologia da informação.
Mario Gama disse, ainda, que as vagas serão para os níveis médio e superior e serão destinadas a todos os campi da instituição.
Ele garantiu os cargos que serão abertos neste concurso são diferentes dos que foram oferecidos no último concurso da instituição realizado em 2012.
"O vice-reitor Vicemário Simões, já informou que os aprovados no concurso anterior não serão prejudicados porque os cargos são diferentes. Os aprovados em 2012 continuarão a ser chamados, conforme o novo prazo de validade do último concurso que foi prorrogado por mais um ano, ou seja, até 2014", explicou.
PortalCorreio