quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Em Patos: Governo realiza treinamento sobre prevenção da raiva humana e acidentes por animais peçonhentos

Foto ilustrativa
Médicos e enfermeiros de Patos, no Sertão, participam nestas quarta e quinta-feira (19 e 20) de um treinamento que aborda “Normas Técnicas sobre prevenção da Raiva Humana” e “Diagnóstico e Tratamento dos Acidentes por Animais Peçonhentos”. Esta capacitação, que já foi levada a 168 profissionais de outros municípios, é promovida pela Gerência Executiva de Vigilância em Saúde e pelo o Núcleo de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O evento está acontecendo durante todo o dia no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde. Esta mesma capacitação já foi realizada nas outras macrorregionais totalizando 168 profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) das Secretarias Estadual e Municipais de Saúde.

No auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, os médicos e enfermeiros recebem e informações e debatem sobre temas como: vigilância epidemiológica – importância das notificações no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan, do Ministério da Saúde; atualização de dados epidemiológicos de acidentes por animais peçonhentos; atendimento antirrábico humano; armazenamento de soros antivenenos e soro antirrábico – redes de frio; identificação de animais peçonhentos de interesse em saúde; diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos de interesse em saúde e medidas preventivas e controle da raiva.

Com estas capacitações queremos melhorar o diagnóstico e o tratamento de vítimas de animais peçonhentos e de animais transmissores da raiva; reduzir os indicadores de mortalidade e letalidade por acidente com animais peçonhentos; diminuir os casos de raiva animal e, consequentemente, casos em humanos, e melhorar a notificação dos casos no Sinan”, explicou o chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses, Francisco de Assis Azevedo.

Ascom

Pioneirismo: Paraíba é o primeiro estado do Brasil a instalar Disque Denúncia próprio

O governador Ricardo Coutinho lança nesta sexta-feira (21), às 9h, no Palácio da Redenção, o Disque Denúncia Estadual 123 e o Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária. Na ocasião, também haverá apresentação do Programa de Proteção de Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCam).

A Paraíba é o primeiro Estado a implantar um Disque Denúncia próprio, que será coordenado pela Sedh. O serviço prestará informações de forma gratuita e sigilosa, além de tirar dúvidas e atender também às demandas relacionadas à Defesa de Direitos Humanos de Crianças, Adolescentes, Idosos e Pessoas com Deficiências.

O Disque 123 conta com a parceria da Secretaria de Segurança e Defesa Social, Codata, Ministério Público Estadual e Secretaria Especial de Direitos Humanos/Presidência da República.

Treinamento – O Disque 123 é um serviço coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) e também vai registrar, encaminhar e monitorar denúncias que envolvam violação de direitos, oferecendo desta forma um instrumento de condução, orientação e cobrança de garantia de direitos.

Para isso, a equipe que vai trabalhar no Disque 123 passou por treinamento e qualificação para atender bem ao público e fazer os encaminhamentos necessários.

Plano de Convivência Familiar – Para compor a proteção à Criança e Adolescente, será lançado o Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, que visa defender a perspectiva de proteção integral de crianças e adolescentes.

O plano propiciará a ampliação, articulação e integração das diversas políticas públicas para a promoção, proteção e defesa do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária com ênfase no fortalecimento ou resgate de vínculos de crianças/adolescentes com a família de origem.

Assim, o plano vai proporcionar a manutenção da criança e do adolescente em seu contexto familiar e comunitário de origem, além de assegurar a excepcionalidade e a provisoriedade do acolhimento da criança e do adolescente em serviço de abrigo ou Programa de Famílias Acolhedoras, fomentando o processo de reintegração familiar e, na sua impossibilidade, o encaminhamento para família substituta.

PPCAM – Na mesma solenidade, será apresentado o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), que foi instituído o ano passado, por meio de decreto 33.791. O programa, também coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), tem a finalidade de proteger crianças e adolescentes expostos à grave ameaça. A proteção por meio do PPCAM é um serviço sigiloso e garante segurança à vítima e à família.

Ascom

460 vagas são oferecida pelo Pronatec Copa em cinco cursos na Paraíba

Cinco cursos gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Copa tem 460 vagas abertas na Paraíba até o dia 28 de fevereiro. Os cursos são de Espanhol Aplicado e Serviços Turísticos, Inglês Aplicado a Serviços Turísticos, Pizzaiolo,

Organizador de Eventos e Auxiliar de Recursos Humanos. As inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur), de forma gratuita e com duração média de quatro meses.

Os cursos são fruto de uma parceria entre com o Ministério do Turismo,  e as aulas devem começar no dia 10 de março e serão ministradas na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Senac e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3218-9850 ou e-mail setur@joaopessoa.pb.gov.br.

Para se inscrever, os interessados devem comparecer à Setur, que fica na Avenida Odon Bezerra, nº 367, em Tambiá, de segunda a sexta, das 8h às 18h. O interessado deve estar munido de CPF, Identidade, comprovantes de residência e escolaridade e ser maior de 18 anos.

Serviço:
Cursos oferecidos pela Escola de Gastronomia e Hotelaria Senac:

Espanhol Aplicado a Serviços Turísticos - 20 vagas 
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II Incompleto

Inglês Aplicado a Serviços Turísticos - 20 vagas 

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II Incompleto

Pizzaiolo - 20 vagas

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II Incompleto

Cursos oferecidos pelo IFPB:

Organizador de Eventos - 160 vagas


Escolaridade Mínima: Ensino Médio Completo

Auxiliar de Recursos Humanos - 240 vagas
Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto

G1Paraíba

Animais abandonados pelas ruas de Patos preocupa população

Na cidade de Patos é comum nos depararmos quase que diariamente com uma grande quantidade de animais espalhados pelas ruas do município. Segundo o Ministério da Saúde, cidades que tem uma população com mais de 50 mil habitantes é necessário ter um Centro de zoonoses, o que não acontece em Patos.
Geralmente os animais são retirados das ruas por pessoas comuns e solidárias, assim como uma ONG do município, que apesar de ter condições precárias, atende a uma grande quantidade de cães que são encontrados abandonados.
O problema tem preocupado os moradores da cidade sertaneja, já que os animais nas ruas representam um risco a saúde da população, podendo transmitir doenças mais graves, como o calasar, além de tantas outras bactérias.
De acordo com o Secretário do Meio Ambiente de Patos, Wandecy Medeiros, existe um projeto de construção de um centro de zoonoses no município, porém, não há previsão de quando isso vai acontecer.
PBemdia