sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Bolsa Família: MPF identifica mais de 43 mil beneficiários suspeitos na Paraíba

Fotomontagem: Thiago Florentino
Segundo informações do site do Ministério Público Federal, um projeto chamado Raio X feito pela instituição, diagnosticou numa avaliação de 733.666 beneficiários do Programa Bolsa Família na Paraíba no período de 2013 a maio de 2016, que mais de 43 mil tiveram seus perfis considerados como suspeitos, representando 5,01% do total pago pelo programa no estado, que convertido em valores são R$ 168.302.994 pagos aos suspeitos.

Estão envolvidos empresários, servidores públicos, pessoas falecidas, doadores de campanha (valores acima do benefício recebido) e servidores públicos doadores de campanha. O destaque é para o município de Cacimba de Areia que lidera a lista de beneficiários suspeitos. Na região de Pombal aparecem os municípios de São Bentinho e Mato Grosso.

Confira o infográfico do Raio X feito pelo MPF do Programa Bolsa Família na Paraíba e os municípios dos perfis suspeitos

Ricardo desmembra Finanças da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão

Foto: divulgação da internet
O governador Ricardo Coutinho assinou Medida Provisória desmembrando a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças em Secretaria de Estado das Finanças (Sefin) e Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). A MP, publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (11), também concede créditos do Programa Empreender PB para viabilizar projetos apresentados pelas prefeituras municipais que promovam o desenvolvimento local do empreendedorismo ou ações que gerem ocupação e renda.
A medida tem como finalidade aprimorar a qualidade da gestão estadual e o uso dos recursos públicos. Com o desmembramento, a Seplag continuará responsável pela condução do planejamento e execução das leis orçamentárias, promovendo a racionalização dos custos e implantando um novo sistema de governança; enquanto a Sefin passará a cuidar prioritariamente das finanças do Estado. A Sefin será comandada por Amanda Rodrigues, que acumulará o cargo com a Secretaria Executiva do Empreender Paraíba.
O governador Ricardo Coutinho argumenta que “a situação de dificuldade econômica do país acabou por maximizar as demandas relacionadas com as atribuições inerentes às finanças dentro da Seplag, engessando-a e reduzindo o seu potencial que deveria estar voltado para desenvolver instrumentos fortalecedores da boa governança na gestão pública”.
A MP ainda promove adequações na Secretaria de Estado da Receita que consistem, basicamente, na alteração de nomenclatura e extinção de alguns cargos, os quais foram acrescidos — com outra denominação —na Gerência de Processos, possibilitando o aumento da capacidade de julgamento e redução do passivo de processos.
No caso da concessão de créditos do Empreender PB às prefeituras municipais, estas serão responsáveis de forma direta pelo pagamento das parcelas de financiamento, ofertando como garantia créditos e receitas a que os municípios tenham direito para fins de quitação das obrigações assumidas, inclusive os de natureza tributária, a exemplo das transferências de recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
A MP foi encaminhada à Assembleia Legislativa da Paraíba para apreciação e conversão em lei.
PortalCorreio

Em nota Prefeitura de Patos desmente especulações sobre contrato com escritório de advocacia

Imagem: divulgação da internet
Tendo em vista a circulação de notícias nos meios de imprensa e comunicação em geral, envolvendo a Prefeitura Municipal de Patos e o prefeito em exercício Lenildo Morais, o Procurador Geral do município Claudinor Lucio de Sousa Junior, vem a público esclarecer alguns fatos.

Circula a notícia de que a Prefeitura Municipal de Patos contratou o escritório João Azedo e Brasileiro Sociedade de Advogados através da contratação por Inexigibilidade 006/2016, para atuar em recuperação de valores oriundos do FUNDEF, já existindo um precatório com data de pagamento no dia 12 de dezembro de 2016. Além disso, a notícia veicula que o respectivo escritório recebia o percentual de 20% deste valor.

Diante do exposto anteriormente, venho a público esclarecer a toda população, e em especial aos servidores públicos municipaisque serão beneficiados com esses valores, a mais pura verdade dos fatos. O certo é que a Prefeitura Municipal de Patos, através da Inexigibilidade 006/2016, contratou os serviços do escritório João Azedo e Brasileiro Sociedade de Advogados, conforme consta no Diário Oficial do Município. No entanto, o referido escritório atuará em recuperação de fundos oriundos do FUNDEF referente ao período de 1999 a 2006, ou seja, se tratando de uma nova ação com o intuito de reaver novos valores.

O respectivo escritório não atuará, nem tão pouco receberá qualquer valor oriundo do precatório originado no Processo nº 0003131-61.2008.4.05.8201, e que está com pagamento previsto para o dia 12 de dezembro de 2016, no valor estimado de R$ 13.017.639,49 (treze milhões dezessete mil seiscentos e trinta e nove reais e quarenta e nove centavos).

Nada obstante, cumpre destacar, que a contratação pela Inexigibilidade 006/2016 visa o ingresso em outra demanda judicial, em uma nova ação que buscaa recuperação de receita para o Município de Patos, e não para atuar em processo já findo, terminado, acabado, que é o processo do Precatório que será recebido em 12 de dezembro de 2016.

Logo, afirmo que as notícias veiculadas recentemente em sites e blogs do estado, são inverídicas e não tiveram a devida apuração por parte de seus autores. Tais informações são descabidas de nexo com a realidade, pois, bastaria uma simples pesquisa, ou mesmo uma cuidadosa observaçãodo conteúdo do contrato divulgado no diário oficial, para saber que se trata de outra ação, e não do recebimento do precatório de dezembro.

Lamentamos o ocorrido, e acreditamos que apenas uma pequena parcela da imprensa estadual teve o interesse de divulgar tais informações de forma equivocada e maldosa. Deixamos também o nosso total respeito e apoio aos profissionais que se dedicam diariamente ao repasse de informações corretas e apuradas adequadamente, sem qualquer interesse obscuro. Ao povo, deixamos a confirmação do compromisso da atual gestão do prefeito em exercício Lenildo Morais, em colaborar com tudo que for para melhorar a qualidade de vida dos munícipes, sobretudo por meio de ações transparentes e comprometidas com o público.

Afirmo ainda que as medidas judiciais cabíveis serão tomadas para coibir as insinuações publicadas de forma irresponsável, assim como o mau uso dos veículos de informação.

Por último, reafirmamos ao povo patoense e a imprensa de uma forma geral, que as portas da Prefeitura Municipal de Patos estarãosempre abertas para qualquer esclarecimento de interesse público.

Patos, 10 de novembro de 2016.

CLAUDINOR LUCIO DE SOUSA JUNIOR
Procurador Geral do Município

Dentro da Semana de Ciência e Tecnologia aconteceu a I Competição Regional de Robótica em Pombal

Momento de treino e reconhecimento das arenas pelas equipes.
Foto: Thiago Florentino
Uma das atividades de encerramento da I Semana Regional de Ciência e Tecnologia, realizada pela 13ª Gerência Regional de Educação do Estado em Pombal, aconteceu na manhã de hoje na sede da instituição, a I Competição Regional de Robótica que teve a idealização e coordenação de Kécio Santos, Assessor de Robótica Educacional das empresas BIT Editora e Soluções Tecnologias e Brink Mobil, e de, Vanessa Cristina, Técnica Pedagógica da 13ª Gerência, com todas as equipes formadas por alunos de escolas estaduais das seguintes cidades; Cajazeirinhas, Condado, Pombal, São Bentinho e Vista Serrana.

Segundo Vanessa Cristina, técnica do núcleo de ação pedagógica da 13ª Gerência Regional de Educação, a competição é uma oportunidade dos alunos mostrarem na prática os resultados do que foi desenvolvido em laboratório nas escolas, a instalação desses laboratórios é uma ação do Governo do Estado, que capacita professores e alunos interessados no desenvolvimento de projetos na área de inovações tecnológicas.

Participaram sete equipes, sendo duas de Pombal, duas de Cajazeirinhas e as cidades de São bentinho, Vista Serrana e Condado foram representadas por uma equipe cada.

Segue os nomes das equipes, escolas e suas respectivas cidades:

- Autobots, Escola Maria Soledade de Assis Freitas, Cajazeirinhas
- Robô Valente, Escola Monsenhor Vicente de Fritas, Pombal
- Os Spartanus, Escola Dep. Levi Olimpo Ferreira, São Bentinho
- Robótica JM, Escola João da Mata, Pombal
- EMMA, Escola Coronel Manoel Medeiros, Vista Serrana
- Os Feras, Escola Maria Soledade de Assis Freitas, Cajazeirinhas
- Trajano Pires da Nóbrega, Escola Trajano Pires da Nóbrega, Condado

Confira algumas fotos do evento

Abertura da Competição através de seus coordenadores
Vanessa Cristina e Kécio Santos. Foto: Thiago Florentino

Equipes e público presente para a competição
Foto: Thiago Florentino

Robô da Equipe Autobots de Cajazeirinhas
Foto: Thiago Florentino

Equipe fazendo os ajustes em robô para teste
Foto: Thiago Florentino

Premiação para as equipes vencedoras
Foto: Thiago Florentino

Equipe Os Spartanus fazendo os testes de seus Robôs
Foto: Thiago Florentino


Ajustes e discusão após teste
Foto: Thiago Florentino

Ajustes mecânicos após falhas em teste
Foto: Thiago Florentino

Equipe fazendo ajustes de programação
Foto: Thiago Florentino