quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Sentido de dever cumprido! Afirmaram Juíza e Promotor Eleitoral em solenidade de diplomação em Pombal

O auditório da UFCG ficou pequeno, pois além dos políticos, familiares e
amigos também se fizeram presentes para a solenidade de diplomação.
O Cartório Eleitoral da 31ª Zona Eleitoral em Pombal, realizou a etapa final no que tange ao processo eleitoral de 2016, com a diplomação dos seis prefeitos e vices, 58 vereadores e 30 suplentes que correspondem a sua jurisdição.

Após a solenidade conversamos com o advogado Jaques Ramos, presidente da Subseção da OAB em Pombal, o promotor eleitoral Sr Leidimar Bezerra e a juíza eleitoral Sra Candice Queiroga, que falaram sobre o evento, como também esperam que os diplomados exerçam seus respectivos papéis com responsabilidade e ombridade.
Sr Jaques Ramos, advogado e presidente
da Subseção da OAB em Pombal.

Para o Presidente da Subseção da OAB em Pombal, a solenidade de diplomação é um ato muito importante, a validação do que foi decidido nas urnas e que isso vem a demonstrar a força que o povo tem, desejando aos eleitos que façam uma gestão grandiosa e como foco o bem estar da população, trazendo assim grandes contribuições para essas sociedades.

Sr Leidimar Bezerra, Promotor Eleitoral
da 31ª Zona Eleitoral.
Já o Promotor Eleitoral, Leidimar Bezerra, enfatizou que a diplomação é um fecho do trabalho eleitoral e da atividade administrativa da Justiça Eleitoral, em que são entregues os diplomas dos eleitos e habilitando assim a posse dos mesmos, próximo dia primeiro de janeiro, e, que sente que o dever foi cumprido, pois todo o trabalho desenvolvido foi pautado na legislação e na ordem pública, e, as esperança que fica é que os próximos gestores conduzam os destinos de seus respectivos municípios, pautados na ética, probidade administrativa, voltados às demandas sociais, para que consigamos experimentar no dia a dia, a melhoria na qualidade de vida ao povo.
Sra Candice Queiroga Ataíde, Juíza
titular da 31ª Zona Eleitoral.

Finalizando, a Sra Juíza Eleitoral, Candice Queiroga disse estar bastante satisfeita com a cerimônia realizada, porque se trata da finalização dos trabalhos inerentes ao pleito eleitoral, que se iniciou desde o registro das candidaturas até a solenidade de ontem, e, que a parceria firmada entre a Justiça Eleitoral, do Ministério Público Eleitoral, as Forças de Segurança foi o fator predominante para o sucesso dos trabalhos para que a ordem fosse mantida durante todo o processo eleitoral.

Os esquecidos

Registro dos profissionais de imprensa presentes na diplomação dos candidatos
eleitos e reeleitos da 31ª Zona Eleitoral em Pombal-PB.
Não vou me estender nas palavras para não cometer exageros, mas, não tem como não lamentar que na noite de ontem, na solenidade de diplomação dos candidatos eleitos e reeleitos realizado pela 31ª Zona Eleitoral, que contou com a participação massiva da imprensa de Pombal e região, o fato de nenhum, isso mesmo, nenhum dos oradores dirigiu um simples obrigado pela presença dos veículos de comunicação ali presentes.

Fica aqui minha lamentação pelo falta de atenção para com os veículos de comunicação presentes na noite de ontem, que representavam não tão somente empresas, mais uma classe de profissionais que se dedicam praticamente 24h por dia para produzir e informar com qualidade e responsabilidade a população, dos fatos e acontecimentos que surgem a todo instante.

Atenciosamente
Thiago Florentino

Programa educacional do Governo da Paraíba é destaque em site internacional

Professores Paraibanos que viajaram para a Finlândia pelo Projeto Giramundo,
 do Governo do Estado.
O site internacional BBC que tem um escritório no Brasil, publicou uma matéria onde trata de professores que fizeram um intercâmbio na Finlândia, e, como estão aplicando em sala de aula o que aprenderam no país europeu.

Os destaques na matéria são os paraibanos Vilma Leitão, professora dos Ensinos Fundamental e Médio em Patos-PB e Alexandre D'Andrea, professor do IFPB em João Pessoa, que viajaram pelo Projeto do Governo do Estado chamado Giramundo.

Os paraibanos falaram de suas experiências acompanhando um método de ensino PBL, que é a sigla de metodologias chamadas de "problem-based learning" e "project-based learning" (ensino baseado em problemas ou em projetos). Neles, diferentemente das aulas mais tradicionais, problemas fictícios ou reais são o ponto de partida do aprendizado. Os alunos aprendem na prática e buscam eles mesmos as soluções do desafio.

"Sei que não se alcançam mudanças radicais a curto prazo, mas vou trabalhar para desenvolver autonomia dos alunos" disse Vilma
Foto: arquivo pessoal de Vilma Leitão. Professora dos Ensinos Fundamental e
Médio na cidade de Patos-PB.
A Patoense relatou ao BBC Brasil que logo nos primeiros dias, durante os dois meses que ficou na Finlândia, um fato que chamou muito a sua atenção, é que lá o aluno é tratado como prioridade total no processo, eles não valorizam tanto os conteúdos ligados ao programa, focando no acompanhamento das crianças e adolescentes em como elas vão identificar e desenvolver suas competências.

"Desde muito cedo, são observadas as necessidades e deficiências de cada aluno e elaborados planos individuais de estudos. Assim, todos têm o suporte necessário para superar possíveis dificuldades. Esse apoio vem do professor e de uma equipe formada por especialistas da escola que orienta os estudantes para que eles se tornem autônomos, motivados e confiantes.
Entendo que na educação não se alcançam mudanças radicais a curto prazo, mas vou adaptar as metodologias e práticas que observei na Finlândia à realidade da educação brasileira.
Vou procurar desenvolver a autonomia do aluno e incentivar o uso de ferramentas digitais numa perspectiva didática. Também vou mostrar a meus colegas a importância de se trabalhar com os alunos em grupo e com o chamado PBL para se criar um ambiente de aprendizagem efetivo, dinâmico e atraente para os alunos."
Para o pessoense Alexandre D'Andrea os professores são mais facilitadores da aprendizagem do que detentores absolutos do conhecimento
Foto: Arquivo pessoal de Alexandre D'Andrea
"Um ponto importante que aprendi na Finlândia é que os professores atuam mais como facilitadores do processo de aprendizagem do que propriamente como detentores absolutos do conhecimento. Eles guiam os alunos, que têm liberdade de escolher as disciplinas pelas quais mais se interessam e desenvolver diversos trabalhos extraclasse.
Também me chamou a atenção o que eles chamam de positive feedback, ou reforço positivo, no qual os alunos desde cedo são encorajados a mostrarem as suas habilidades para os colegas e para o professor, aumentando gradativamente a sua autoestima. Com isso, ganham independência e autonomia na vida adulta e se tornam profissionais mais criativos e produtivos.
Aqui no Brasil estou aprimorando a adoção do chamado PBL, usando um problema ou fenômeno como ponto de partida para o desenvolvimento de habilidades e competências na sala de aula ou fora dela, como em visitas de campo.
Também tenho trabalhado com grupos de estudantes desenvolvendo projetos em ambientes naturais, como florestas e áreas protegidas. Além disso, faço palestras na região metropolitana de João Pessoa para multiplicar meu aprendizado para outros professores da rede pública."
Texto inicial de Thiago Florentino com trechos colhidos no BBC Brasil.

Futura oposição fecha acordo e sela união para presidência dos dois biênios da Câmara de Pombal

Grupo dos 7 promete fazer uma oposição forte, mas, com responsabilidade
e respeito ao próximo prefeito, diferente do que fez sua base nesses oito anos.
Logo após a solenidade de diplomação na noite dessa quarta, os sete vereadores que irão compor a futura oposição ao Prefeito de Pombal, o médico Abmael de Souza - PMDB, em confraternização numa churrascaria da cidade se reuniram para selar por definitivo a união da base e as chapas que irão compor a mesa diretora da Câmara nos biênios 2017 - 2018 e 2019 - 2020.

Essa formação das duas chapas é possível pelo fato de que há em tramitação na Câmara, uma resolução que pretende alterar o regimento interno, pedindo que seja antecipado o processo de escolha dos membros da mesa diretora do segundo biênio. Nesse sentido podemos entender que o chamado Grupo dos 7, com a formação das chapas para os dois biênios, já se posiciona a favor da mudança proposta.

Como já se era esperado para a eleição da câmara em janeiro próximo, o atual presidente Josevaldo Feitosa - PSB, encabeçará a chapa para disputar a mesa diretora da Casa Avelino de Queiroga Cavalcante, só que dessa vez estará ladeado pelos pares que irão compor a futura oposição ao prefeito eleito.

Na reunião ficaram definidas as seguintes chapas:

1º Biênio 2017 - 2018

Presidente: Josevaldo Feitosa - PSB
Vice Presidente: Edno Dantas - PSL
1º Secretário: Edni Evaristo - PT
2º Secretário: Romero Freitas - PDT

2º Biênio 2019 - 2020

Presidente: Marcos de Coatiba - PT
Vice Presidente: Rogério Martins - PDT
1º Secretário: Romero Freitas - PDT
2º Secretário: Telefaz - PPS