terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Grave acidente tira a vida do gerente da Indústria de Produtos de Limpeza Quasar da cidade Patos

Um grave acidente ocorrido na BR 226, próximo da cidade de Jucurutu (RN), por volta das 18h30 no início da noite desta segunda-feira, dia 12, tirou a vida de Francisco Ramos que era gerente da Indústria de Produtos de Limpeza Quasar.
Francisco Ramos, ou mesmo Ramos como era mais conhecido, estava conduzindo o veículo Ford, modelo Eco Sport, placa NPT-2118, Patos/PB, em sentido Triunfo Potiguar/Jucurutu, quando em determinado trecho próximo 5 km de Jucurutu, colidiu de frente com um caminhão que seguia em sentido contrário.
Ramos teve morte quase que instantânea com a violência do impacto frontal. A vítima ficou presa às ferragens.
O motorista do caminhão relatou que o acidente se deu quando o condutor do Eco Sport tentou desviar de um jumento que passava na pista. Ao tentar desviar, Ramos perdeu o controle do carro e bateu de frente com o caminhão.
De acordo com informações da Polícia Militar, que observou o local do fato, o caminhão estava trafegando em sua mão quando foi atingido pelo outro veículo. A posição dos veículos indica que a vítima fatal invadiu a contra mão quando tentou desviar do jumento. A PM ainda aguarda o laudo final da perícia para indicar o que realmente aconteceu.
Texto de Jozivan Antero com informações do Blog PM Jucurutu

Parceria Público Privada garante construção de Presídio Feminino em Patos

A cidade de Patos vai ganhar uma nova estrutura para a Penitenciária Regional Feminina. Lei publicada no Diário Oficial, na edição do último sábado (10), trata sobre a permuta de um imóvel do Estado onde hoje funciona o Presídio Padrão por um imóvel de propriedade da Fundação Francisco Mascarenhas, entidade educacional de ensino superior, mantenedora das Faculdades Integradas de Patos.
De acordo com a lei, a Fundação fica responsável pela construção de um novo Presídio Feminino para a cidade, nos moldes estabelecidos no projeto arquitetônico do Executivo estadual, com capacidade para 112 vagas, além de repassar a quantia de R$ 500 mil para o Estado adquirir equipamentos para o funcionamento e promover a modernização do novo presídio ou outro órgão público estadual.
O secretário de Administração Penitenciária, Wagner Dorta, comentou que a permuta foi positiva para o Estado, em razão do presídio ser uma unidade extremamente antiga, com problemas estruturais e superlotada por conta do déficit de vagas. “É uma notícia que chega em boa hora porque o Estado da Paraíba, a sociedade patoense saem ganhando, primeiro porque é um projeto arrojado, que atende os padrões do Departamento Penitenciário Nacional (Depen)  e que certamente serão mais vagas abertas naquela localidade e a possibilidade de ressocialização será bem maior”, destacou.
Outro ponto observado pelo gestor da pasta está relacionado com a questão geográfica do presídio e o ganho financeiro para o Estado. “A localização da unidade prisional será agora fora da região central da cidade, o que de certa forma também facilita o processo de segurança dentro e fora da unidade e também devemos levar em consideração o aspecto financeiro, uma vez que o Estado não arcará com a construção do novo prédio, que, como todos nós sabemos, requer uma demanda muito grande de recursos. Então realmente é vantajoso para o Estado e a sociedade”, concluiu.
Os dois imóveis foram devidamente avaliados pela Comissão de Avaliação da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Suplan). 

Secom-pb

Centro Estadual de Referência da Mulher atendeu 303 mulheres em 2014

O Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes, instalado em Campina Grande, atendeu 303 mulheres em situação de violência no ano de 2014. Coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, o serviço de referência atende 17 cidades da região da Borborema dentro da política de assistência e prevenção à violência contra as mulheres.
Além do atendimento psicossocial e jurídico, a equipe do Centro de Referência também visita cidades para fazer palestras e fortalecer a rede de atendimento. Desde que foi inaugurado, em 12 de dezembro de 2012, 512 mulheres já foram atendidas. A maioria dos casos é de vítimas de violência física seguida de psicológica.
“A equipe do Estado visita e capacita equipes dos municípios para a identificação dos casos de violência doméstica e sexual, articula a Rede Local de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e encaminha os abrigamentos para a Casa Abrigo Aryane Thais, em João Pessoa”, explica a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares. Durante o ano de 2014, foram feitas visitas em 11 cidades e 1.084 pessoas foram atendidas.
O serviço foi instituído por meio do Convênio 073/2010, parceria entre o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH) e a Secretaria Especial de Política Pública (SPM) da Presidência da República.
SECOM-PB