terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Torcida do Nacional de Patos realizará reunião para discutir reestruturação do clube

Foto montagem: Alyison Nunes
Com o intuito de reerguer o Nacional Atlético Clube de Patos, tanto no quesito físico, quanto no moral, um grupo de torcedores está organizando uma reunião que tem como pauta a elaboração de um projeto de reestruturação do clube.

Intitulada “O Naça é meu, é seu, é nosso!”, a reunião será de portas abertas e está marcada para essa terça, 20, a partir das 19h30 na sede da Associação Comercial de Patos.


Todos os torcedores nacionalinos estão convidados para apresentar e discutir as melhores propostas, para que o Canário do Sertão volte à elite do futebol paraibano, como também volte a trazer alegrias para seus torcedores.

'Papa Francisco' Fundamentalistas da imprensa brasileira tem novo alvo

Foto montagem: Brasil 247
Num movimento que parece orquestrado, quatro fundamentalistas da imprensa brasileira (Reinaldo Azevedo, Guilherme Fiúza, José Roberto Guzzo e Ricardo Noblat) decidiram liderar uma guerra santa contra o papa Francisco; o motivo: o fato de o pontífice declarar que as religiões não devem ser insultadas, após condenar o ataque à redação do Charlie Hebdo; para os jihadistas da imprensa brasileira, a liberdade de expressão deve ser encarada como um valor absoluto, mesmo que essa não seja a realidade da França (basta pensar no humorista Dieudonné) nem dos Estados Unidos (alô, Wikileaks); ordem do Instituto Millienium?

Dois dias atrás, o papa Francisco fez declarações sensatas que, aos olhos de quatro fundamentalistas da imprensa brasileira, foram consideradas heréticas. "Não se pode ofender, ou fazer guerra, ou assassinar em nome da própria religião ou em nome de Deus", disse ele. "Acho que os dois são direitos humanos fundamentais, tanto a liberdade religiosa, como a liberdade de expressão", completou, antes de afirmar que "há um limite para a liberdade de expressão".
Foi o bastante para que quatro jihadististas, num movimento aparentemente concatenado, se unissem uma espécie de guerra santa contra o sumo pontífice. O primeiro foi Reinaldo Azevedo, ex-coroinha, que simplesmente mandou o papa calar a boca (leia mais em Reinaldo sugere que o papa Francisco se cale). Também sem nenhuma sofisticação, José Roberto Guzzo, diretor editorial de Veja, afirmou que o papa viajou na maionese (assista aqui), em entrevista... à Veja.
Ricardo Noblat, do Globo, também usou uma metáfora para se referir ao caso. Disse que o papa Francisco "pisou feio na bola" (leia aqui). "Duvido que Francisco concorde com a morte como meio de se responder a uma ofensa. Mas foi a impressão que deixou", disse ele. Ou Noblat não leu o que o papa disse, ou foi mal-intencionado. Voltando à primeira declaração de Francisco, eis o que disse o pontífice: Não se pode ofender, ou fazer guerra, ou assassinar em nome da própria religião ou em nome de Deus".
Neste sábado, foi a vez de Guilherme Fiúza, também do Globo, que, para variar, misturou o assunto da semana com a política brasileira. "Talvez uma das figuras mais representativas deste momento esquisito seja o Papa Francisco. Sua Santidade tem provavelmente uma espécie de João Santana ao pé do ouvido, para soprar-lhe as últimas tendências do mercado", disse ele, condenando o que considerou uma defesa do Islã radical feita por Francisco (leia aqui).
Cartilha do Instituto Millenium
Nem todo mundo sabe, mas as famílias Civita e Marinho são sócias e mantenodoras do Instituto Millenium, um think tank criado para tentar organizar o "pensamento correto" da elite brasileira. É desse instituto, apoiado também por empresas como a Gerdau, que saem os Fiúzas, Mainardis, Magnolis, Guzzos, Contantinos e afins.
Pode-se imaginar que os quatro colunistas tenham tido a ideia simultânea de iniciar sua guerra santa contra o papa Francisco – hoje, uma das figuras mais populares e admiradas do mundo. Mas também não deve ser descartada a hipótese de uma blitz coordenada, como ocorreu em Paris com o ataque ao Charlie Hebdo e ao mercado judaico.
Se você não quiser refletir muito sobre as declarações do papa Francisco, nem é preciso. Basta olhar para quem levantou a voz contra suas declarações. Se os jihadistas da imprensa brasileira estão contra o papa, não tenha nenhuma dúvida: ele só pode estar certo.
Brasil247

Governo da Paraíba inicia preparativos do Orçamento Democrático Estadual

Imagem Secom-PB
O Governo do Estado iniciou os preparativos do ciclo 2015 do Orçamento Democrático Estadual (ODE). A primeira reunião da equipe foi realizada, nessa segunda-feira (19), sob a coordenação do secretário executivo Gilvanildo Pereira, no Centro Administrativo Estadual. O calendário com as principais ações da Secretaria terá início no mês de fevereiro e se estende até o final do ano.
Dentro das ações programadas estão as reuniões preparatórias para realização das audiências regionais; o Prêmio Ceci Melo de Participação Popular, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana; o planejamento democrático com secretários e dirigentes de órgãos; caravana de visita às obras; audiências públicas para discutir o Plano Plurianual (PPA); eleição e posse dos novos conselheiros; etapa de formação, seguida da realização do 4º Seminário Paraibano de Democracia Participativa e avaliação da equipe.
O secretário Gilvanildo Pereira informou que, neste ano, o Orçamento Democrático Estadual tem a missão de oferecer mais praticidade nas ações. Ele adiantou que o ODE terá inovações com o objetivo de aproximar, ainda mais, a população do Governo. “A Secretaria do Orçamento Democrático irá cumprir o calendário que já vinha sendo executado, com um diferencial nas audiências regionais que contarão com novas ferramentas tecnológicas para facilitar o processo de elaboração das demandas eleitas pela população”, informou o secretário.
Gilvanildo adiantou que o OD Estadual, em parceria com a Companhia de Processamentos de Dados da Paraíba (Codata), desenvolve uma nova ferramenta para ser utilizada durante as audiências regionais, com o objetivo de substituir a atual ficha de prioridades que era preenchida manualmente. “Essa é uma inovação que será implantada e avaliada neste ciclo, como forma de incentivar a participação da população, além de facilitar o processo de banco de dados das demandas eleitas que subsidiam a construção da Lei Orçamentária Anual (LOA)”, finalizou.
Ainda dentro da programação do ciclo, o Prêmio Ceci Melo de Participação Popular está previsto para ser lançado no mês de março, alusivo ao Dia Internacional da Mulher e as audiências regionais terão o calendário divulgado logo em seguida, em abril. Já a eleição de conselheiros realizada a cada dois anos, está prevista para acontecer entre os meses de setembro e outubro. 
O Orçamento Democrático Estadual passou do status de Subsecretaria, anteriormente ligada à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), para Secretaria Executiva, através da Medida Provisória de Nº 930/2015.
Secom

Rede estadual de ensino tem matriculas prorrogadas até 30 de janeiro

Foto Reprodução: Patos Online
A Secretaria de Estado da Educação (SEE) reforça que as matrículas para os alunos novatos na rede estadual de ensino continuam abertas. O período de inscrição foi iniciado no dia 2 de janeiro e vai até o dia 30, podendo acontecer durante todo o ano letivo, caso o estudante venha transferido de outra instituição de ensino. O Governo do Estado disponibiliza 100 mil novas vagas na rede estadual e garante vagas para todos os alunos. Os alunos veteranos foram matriculados automaticamente durante o mês de dezembro de 2014.
No ato da matrícula, pais ou responsáveis preencherão um formulário e deverão entregar a documentação necessária: duas fotos 3×4, certidão de nascimento ou RG e o histórico escolar. O ano letivo de 2015 terá 202 dias letivos e vai começar no dia 9 de fevereiro para os cursos diurnos e noturnos. As Gerências Regionais de Educação (GRE) deverão organizar postos de informações sobre as vagas de cada escola e utilizar estratégias de divulgação, em conjunto com os diretores.
No período de 2 a 6 de fevereiro, será realizado o planejamento escolar. Durante o processo,  os gestores e a equipe pedagógica se reúnem para projetar os próximos 200 dias letivos e fazer a revisão do Plano Político Pedagógico (PPP), documento que marca a identidade da escola e indica os caminhos para que os objetivos educacionais sejam atingidos. Cada escola deve elaborar seu planejamento e o dia da acolhida.
A Secretaria de Estado da Educação (SEE) orienta aos gestores que garantam que os espaços estejam limpos e organizados, com exposição das produções de estudantes e professores em corredores e nas salas de aula para criar familiaridade e valorizar o trabalho realizado.
Dia da Acolhida – Após planejar o ano, cada escola vai organizar a recepção dos estudantes no dia 9 de fevereiro. A recomendação da SEE é que cada escola convide a comunidade com o objetivo de acolher os estudantes e compartilhar as atividades educativas que foram planejadas para o ano letivo de 2015.
Secom

Funes promove “Quarta Clássica” com piano e trombone e apresenta Programação para o Carnaval 2015

Foto: Google
Com uma programação de férias vasta e bem eclética, a Fundação Ernani Sátyro oferece um verdadeiro cardápio de atrações aos patoenses.

Para essa semana, a FUNES abre as suas portas para que a população possa apreciar um concerto de piano e trombone, se apresentarão os músicos Rodrigo Melo (professor de piano do PRIMA/CAMPINA GRANDE) e Jean Márcio de Souza (professor UFCG/CAMPINA GRANDE).

A apresentação acontecerá nessa quarta, 21 de janeiro, à partir das 19h, no auditório da Fundação Ernani Sátyro.

CARNAVAL 2015

Foto: Google
A Fundação Ernani Satyro já disponibilizou a programação para os festejos deste ano:
Dia 05/02 - Acorda Zé da Trompa. Percurso musical pelas ruas do Centro Histórico de Patos, com muito frevo no Largo do Baicora.
Dia 06/02 - 10ª Mostra Patoense de Músicas Carnavalescas; e saída do bloco Zé da Trompa.

Esse ano a FUNES homenageará Natanael Beserra Gomes e Osvaldo Torres Brandão, o saudoso Vavá Brandão.

HU anuncia convocação de aprovados em concurso na Paraíba

Foto: imagens google
O Hospital Universitário Lauro Wanderley, localizado em João Pessoa, vai começar nesta semana a convocação dos aprovados no concurso público realizado em 2014, conforme informou  o superintendente da unidade, Arnaldo Medeiros, nesta segunda-feira (19). Segundo ele, a expectativa é que todos os classificados sejam convocados no máximo até o mês de junho.

“Faremos a primeira convocação, esta semana, com 150 aprovados. Depois disso, será feita uma chamada por mês até completarmos o total dos 978 aprovados”, afirmou Arnaldo Medeiros. A convocação será feita no site da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). “Esses primeiros chamados já trabalham no mês de fevereiro”, completou o superintendente.
O concurso do HULW foi realizado em julho do ano passado e o resultado foi homologado em outubro. No entanto, Arnaldo Medeiros explicou que a convocação dos aprovados não pôde ser feita antes por causa das restrições da legislação eleitoral, que impede a nomeação de concursados nos três meses antes do pleito e até a posse dos eleitos.
Ao todo, o HU ofereceu 133 vagas de nível superior na área médica, 740 vagas de nível superior e médio na área assistencial; e 105 vagas de nível superior e médio na área administrativa e ainda formação de cadastro de reserva. Os salários variam de R$ 1.630 a R$ 7.774. Se inscreveram para o certame 58.856 candidatos.
G1Paraíba

64 municípios paraibanos podem solicitar novas vagas no 'Mais Médicos'

Foto reprodução: Ministério da Saúde
O novo edital do programa Mais Médicos prevê que 64 municípios da Paraíba podem solicitar novas vagas este ano. Municípios e médicos deverão aderir ao novo edital até os dias 28 e 29 de janeiro, respectivamente. O Ministério da Saúde pretende expandir o programa para assegurar profissionais em municípios com dificuldade de atendimento na Atenção Básica.
Campina Grande e João Pessoa estão na lista dos municípios que podem aderir ao programa em 2015.
A seleção, aberta na sexta-feira (16), abrange 424 cidades que ainda não participam do Mais Médicos. “A ampliação do Mais Médicos dá nova oportunidade a esses municípios que, por algum motivo, não puderam aderir ao programa”, ressaltou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
Estão na lista os municípios paraibanos de Alagoa Grande, Alagoa Nova, Arara, Areia de Baraúnas, Aroeiras, Barra de São Miguel, Bayeux, Belém, Boa Ventura, Bom Jesus, Bom Sucesso, Bonito de Santa Fé, Brejo do Cruz, Caaporã, Cabedelo, Cachoeira dos Índios, Cacimba de Dentro, Cacimbas, Caiçara, Camalaú, Campina Grande, Casserengue, Conde, Coremas, Cuité, Curral de Cima, Damião, Esperança, Fagundes, Guarabira, Gurinhém, Ingá, Itaporanga, Itapororoca, Jericó, João Pessoa, Juazeirinho, Lagoa de Dentro, Lagoa Seca, Livramento, Malta, Mamanguape, Nova Floresta, Picuí, Pilar, Pitimbu, Pocinhos, Princesa Isabel, Puxinanã, Riacho dos Cavalos, Salgadinho, Salgado de São Félix, Santa Rita, Santana dos Garrotes, São Bento, São João do Rio do Peixe, São José da Lagoa Tapada, São Miguel de Taipu, Serra Branca, Serra da Raiz, Solânea, Sumé, Uiraúna e Umbuzeiro.
Os médicos brasileiros continuam tendo prioridade na seleção. Agora, ao invés de uma, eles terão três oportunidades para escolher o município em que irão atuar. Na inscrição, cada profissional definirá até quatro cidades de diferentes perfis, conforme a sua prioridade. Os candidatos concorrem somente com aqueles que optarem pelos mesmos municípios e, quem não conseguir alocação, terá acesso às vagas remanescentes.

G1Paraíba

Prefeitos do Nordeste pretendem criar G-20 do Semiárido; Patos está incluída

Foto reprodução: Mais Patos
Prefeitos dos maiores municípios do interior do Nordeste estão se articulando para criar o G-20 Semiárido. O objetivo é levantar as demandas da região para os governos estaduais e federal e buscar alternativas para o desenvolvimento econômico e social do Semiárido. Juntos, esses municípios somam um Produto Interno Bruto (PIB) anual de R$ 50 bilhões e uma população de 4,6 milhões de habitantes. Na Paraíba, vão integrar o G-20 Semiárido, Campina Grande e Patos. 

A proposta partiu do prefeito de Petrolina (PE), Julio Lóssio (PMDB), e foi logo apoiada pelo prefeito de Campina, Romero Rodrigues (PSDB), e pelo vice-prefeito de Patos, Lenildo Morais (PT), atual secretário estadual de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido. A prefeita patoense, Francisca Motta (PMDB), disse que ainda aguarda receber o projeto na íntegra do G-20 Semiárido para se pronunciar.

O secretário de Planejamento da Prefeitura de Petrolina, Geraldo Júnior, esteve em Campina esta semana e se reuniu com o titular da Seplan da PMCG, Márcio Caniello, para discutir o projeto. 

De acordo com Julio Lóssio, o grupo chega com a proposta de promover discussões, entre os gestores e agentes dos governos estadual e federal, na tentativa de buscar alternativas para as dificuldades e impulsionar debates sobre questões políticas relacionadas à promoção da estabilidade financeira, desenvolvimento social e econômico, assumindo responsabilidades individuais e coletivas que irão beneficiar os municípios que compõem o grupo e também toda a região Nordeste. 

Com a criação do G-20, o prefeito Julio Lóssio quer promover a integração de municípios da região semiárida com crescimento populacional pujante e potencialidades econômicas crescentes. Além de favorecer o diálogo sobre adoção de políticas que impulsionem avanços, o G-20 pretende dar visibilidade à representatividade dos municípios e diminuir as desigualdades econômicas e sociais dentro e fora do Nordeste. 

“Nosso Semiárido tem potencialidades enormes, em diversos eixos econômicos, e a nossa proposta com o G-20 é atrair a atenção do governo federal para esses potenciais e, consequentemente, alcançar mais investimentos e ferramentas para continuar crescendo. Juntos formamos um conglomerado de cidades que são referências para outros municípios e centralizamos serviços disponíveis apenas em grandes centros. Temos capacidade de produzir muito mais e unidos podemos ir mais longe”, argumenta o prefeito Lóssio.

MaisPatos com Jornal da Paraíba

Detento recusa atendimento do Samu, provoca incêndio e inicia rebelião em presídio do Sertão

Fumaça podia ser vista pelo lado de fora
Foto reprodução: Portal Correio

Um princípio de rebelião foi registrado na penitenciária de segurança máxima do distrito de Divinópolis, município de Cajazeiras, no Sertão, a 468 km de João Pessoa, no fim da noite desta segunda-feira (19), entrando pela madrugada da terça (20). 

Segundo a Polícia Militar da cidade, o motim teve início após um detento alegar problema de saúde e pedir atendimento médico. A diretoria do presídio solicitou uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que se deslocou ao local. Os socorristas do Samu entraram em contato com o preso e constataram que o mesmo não necessitava de condução ao hospital, visto que não havia gravidade. O homem, então, teria ficado revoltado e se recusado a ser atendido apenas pela UTI móvel. Ao ser reconduzido à cela, começou a instigar os companheiros de pena a se rebelarem.

Os demais seguiram o incentivo e colocaram fogo em colchões, deflagrando a situação crítica. A PM enviou ao presídio oficiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais e da Força Tática, para que, em parceria com os agentes penitenciários, pudessem acalmar os ânimos. A Polícia Civil se mobilizou e também trabalharia no caso. O Corpo de Bombeiros foi acionado para que o incêndio não tomasse grandes proporções.

A PM, até a 0h15 desta terça, afirmou que não havia confirmação sobre a utilização de disparos de arma de fogo nas dependências da unidade prisional como alternativa de contenção dos rebelados. Até essa hora, o fato, aparentemente, havia ocorrido em apenas uma cela, não tendo o envolvimento dos demais apenados. A operação para apaziguar a situação seguiria durante a madrugada.

Portal Correio