terça-feira, 13 de maio de 2014

Mulheres da Polícia Militar doam cabelos para campanha ‘Fios de Alegria’

Um gesto de solidariedade e amor ao próximo. A campanha ‘Fios de Alegria’ ganhou, nesta segunda-feira (12), a adesão de 50 mulheres da Polícia Militar da Paraíba, que doaram cabelos para pacientes com câncer. A ação é promovida pela Rede Feminina de Combate ao Câncer e foi realizada no Hospital Napoleão Laureano.
Fardadas, as policiais militares se submeteram ao corte das mechas de, no mínimo 10 centímetros, e levaram também o cabelo de quem estava de serviço e aderiu à doação. Para a tenente-coronel Maria Filha, a participação da Polícia Militar é fundamental pelo papel que a própria corporação desempenha na sociedade. “Estamos na campanha levando a solidariedade da nossa instituição, através das policiais militares femininas, com a doação de cabelo para mulheres que atualmente se encontram em tratamento”, contou.
Idealizadora da campanha, a voluntária Jéssica Guedes Pereira destacou a importância da participação das mulheres da Polícia Militar. “Foi muito importante essa atitude das policiais militares, pois elas mostraram solidariedade ao virem até o hospital de coração aberto para apoiar a campanha com essa doação já que, como mulher, a importância do cabelo é gigantesca”, avaliou.
A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Moema Arnaud, revelou que em 22 dias de campanha já foram doados 100 kg de cabelo. “Essa presença intensa no dia de hoje, com várias pessoas doando, vai ajudar bastante na nossa arrecadação. As perucas com os cabelos doados serão confeccionadas a partir do próximo mês e serão e entregues no dia 25 de agosto a 102 pacientes do Hospital Napoleão Laureano, durante um dia de beleza onde faremos maquiagem e tratamento das unhas delas, trabalhando a autoestima das pacientes, o que é muito importante na recuperação”, ressaltou. A campanha acontece até o dia 30 deste mês.
Assessoria com redação do portal 247

Feira do Empreendedor terá cerca de 300 oportunidades, com mapa de investimentos pela PB


Dirigentes do Sebrae na Paraíba apresentaram aos diretores do Sistema Correio de Comunicação, na tarde desta segunda-feira (12), todo o projeto da sexta edição da Feira do Empreendedor, que este ano vai oferecer cerca de 300 atividades gratuitas, como palestras, oficinas, orientação, consultorias, acesso a financiamento por agentes bancários, casos de sucesso, lojas modelo, além de uma exposição com múltiplas oportunidades de negócios para o comércio, serviço, indústria, turismo, agropecuária e economia criativa.

Com o tema “O empreendedorismo que transforma”, a Feira do Empreendedor será realizada no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa, que começa nesta quinta-feira (15) e segue até domingo (18). O superintendente do Sebrae, Luiz Alberto; o diretor técnico, João Alberto; e o diretor administrativo Ricardo Jorge Castro Madruga foram recebidos pelo diretor-presidente do Sistema Correio de Comunicação, empresário Roberto Cavalcanti. Também participaram do encontro o superintendente do Sistema, Alexandre Jubert; a diretora comercial da TV Correio HD e da RCTV, Paula Gentil; e a diretor de jornalismo, Sony Lacerda. 

João Alberto destacou que o empreendedorismo precisa de gestão e o Sebrae vem trazer informações de todos os segmentos para oportunidades de negócios. "Essas oportunidades estão aí apontando desde a tecnologia da informação, até o comércio, o serviço e outros segmentos. Vamos ter várias informações dentro de um mercado onde mais de 80% das empresas que são instaladas sobrevivem, como é a média da Paraíba", disse.

Segundo o diretor técnico da Sebrae a intenção da visita ao Sistema Correio foi de buscar parcerias, para mostrar um espaços de mais de 12 mil metros que serão voltados ao empreendedor. 

O superintendente do Sebrae na Paraíba, a Feira trará todas oportunidades para quem quer empreender, quem quer ampliar ou mesmo para quem informações sobre em que área pode investir. "Todas as atividades que o Sebrae e o seus parceiros realizam estarão presentes. A feira vai transformar ideia em realidade", afirmou. 

O diretor presidente do Sistema Correio destacou que o empreendedorismo está dentro do DNA de qualquer empresário. "Somos parceiro duplo. Parceiro por participar de sua realização e parceiro por acreditar no trabalho do Sebrae há anos. Com muita honra estaremos nesses dias no Centro de Convenções apoiando esse grandioso evento, que exemplo para o Brasil", disse Roberto Cavalcanti. 

Ele observou que o empreendedorismo é a essência básica de qualquer pessoa que queira alavancar a economia do país. "Eu tenho experiência própria. É minha história de vida. Eu sou testemunha de que se acreditando em ideias (não basta uma só) você consegue transformar aquele pequeno sonho inicial num grande sonho que hoje é essa casa", afirmou. 

A sexta edição da Feira do Empreendedor é uma realização do Sebrae e tem o patrocínio do Governo do Estado, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Fiep/Senai, Correios e Vivo e parceira do Sistema Faepa-Senar, IFPB, Unipê, Sistema Fecomércio/Senac, SESCOOP, Funad, EMLUR, GS1, ABNT, Inmetro, UFCG, Faculdade Maurício de Nassau, IESP, UFCG, FIP-PATOS, Embrapa, Emater, Emepa, Empasa, Junta Comercial, INSS, Receita Federal e Receita Estadual. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site.

Mapa de oportunidades

Oportunidades de negócios do Litoral ao Sertão serão apresentadas durante a Feira do Empreendedor da Paraíba. O evento vai mostrar o “Mapa de Oportunidades” da Paraíba nas áreas de Saúde e bem-estar, Turismo e eventos, Alimentação, Educação, Beleza, Moda, Tecnologias digitais, Limpeza e segurança, Tendências de mercado, Habitação e Agronegócios.

De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Bera Wilson, o levantamento mapeou as principais oportunidades para os pequenos negócios no Estado com base nos grandes investimentos privados e públicos, na densidade empresarial (foco pró varejo), tendências de mercado, além da análise de dados das atividades de campo dos Agentes Locais de Inovação (ALI).

“Os potenciais empreendedores terão a possibilidade de conhecer este Mapa de Oportunidades e, em seguida, receber informações e orientações no Espaço de Atendimento Individual da Feira. Serão listadas tendências de negócios nas nove regiões em que o Sebrae tem agência”, destacou Bera Wilson.

O Mapa de Oportunidades será disponibilizado em um aplicativo no Espaço Memorial Sebrae. Através de uma tela touch, os visitantes terão acesso ao levantamento. “Para cada região, há uma descrição econômica, informações sobre o ambiente empresarial e os investimentos públicos e privados relacionados aos setores do comércio, indústria, serviço, turismo e agronegócios. Em seguida, são listadas as ideias de negócios em 11 áreas”, disse a analista.

Na zona da mata, por exemplo, o estudo aponta os investimentos públicos, como o Call Center e Centro de Convenções, e privados, como o Polo Cimenteiro, Polo Industrial de Caaporã, Polo Cabo Branco, Mangabeira Shopping e Shopping Intermares, como impulsionadores de diversas oportunidades de negócios.

Entre as tendências de negócios nesta região, aparecem nas áreas de Saúde e bem estar (Personal Trainer para condomínios de luxo, Academia para crianças e SPA Urbano), Turismo e eventos (Loja de artesanato, Locação de plantas para eventos e Agência de turismo para o público gay), Alimentação (Buffet infantil saudável em domicílio, Lanches itinerantes e Quiosque de comida saudável). Além destas, o Mapa de Oportunidades lista outras mais de 100 ideias de negócios na região da Zona da Mata.


PortalCorreio

Paraíba é o Estado brasileiro que mais reduziu assassinatos em 2014

As ações das Forças de Segurança da Paraíba reduziram em 13,1% o número de assassinatos ocorridos no Estado no primeiro quadrimestre de 2014, em comparação com o mesmo período do ano passado. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (12), durante reunião de monitoramento da Segurança Pública, no Palácio da Redenção. Os dados mostram ainda que nos três primeiros meses do ano a Paraíba foi o estado brasileiro que mais reduziu proporcionalmente os crimes contra a vida, ficando à frente de estados como Ceará e Rio de Janeiro, onde foi registrado um crescimento de 14,7% e 22,4%, respectivamente (dados das secretarias da Segurança dos Estados).
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social, nos primeiros quatro meses do ano foram registrados 469 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte. No mesmo período de 2013, aconteceram 540 crimes desse tipo.
O governador Ricardo Coutinho atribuiu a redução dos índices à política de Segurança Pública implantada pelo Governo do Estado, que trabalha na lógica de integração das polícias e monitoramento das áreas de segurança. “A Paraíba é o Estado que mais vem reduzindo os crimes contra a vida. Uma das responsáveis por isso é a metodologia adotada no Governo, que integra as Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros. O Programa Paraíba Unida Pela Paz reestruturou as Forças de Segurança, estabeleceu metas e qualificou os profissionais, com foco na redução da criminalidade”, afirmou o governador.
Acompanhando a redução, também houve queda nos crimes contra a vida de mulheres em 2014, com o registro de 29 assassinatos com vítimas do sexo feminino. No mesmo período de 2013, aconteceram 53 casos, o que representa uma queda de 45% nas ocorrências deste tipo no Estado.
Para o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, a redução de homicídios mostra que o planejamento realizado pela Segurança Pública vem alcançando resultados. “Estamos no caminho certo. A permanência dessa queda, que na verdade já se verifica desde o mês de dezembro de 2013, significa que passamos por um processo de consolidação de uma política de Segurança Pública e atesta eficiência dos órgãos policiais”, defendeu.
Cresce apreensão de armas e drogas - Ainda de acordo com os números, as apreensões de armas de fogo aumentaram em 12% nos quatro primeiros meses do ano. No 1º quadrimestre de 2013 foram 892 armas e este ano 1.001 retiradas de circulação, entre revólveres, pistolas e armas de grosso calibre. A média de apreensões é de 7,1 armas por dia, num total de 8.690 nos três anos e quatro meses de gestão.
As ações de segurança também resultaram na apreensão de um volume maior de drogas nos quatro primeiros meses do ano na Paraíba. Foram 416,8 quilos de entorpecentes que deixaram de circular em solo paraibano. Em relação ao mesmo período de 2013, quando foram recolhidos 179,6 quilos, o aumento é de 132%. A droga mais apreendida no 1º quadrimestre de 2014 em relação ao mesmo período do ano passado foi a maconha (391,1 quilos contra 153,8 quilos), com aumento de 154%. A quantidade de crack apreendida na Paraíba também aumentou (22,9 quilos contra 18,7) e de cocaína foram retirados de circulação 2,8 quilos. Em três anos e quatro meses na Paraíba foram apreendidos quase 5 toneladas de entorpecentes, o que representa uma média de 4,1 quilos de drogas apreendidas por dia.
Assessoria

INSS divulga resultado final de concurso para 300 vagas

A Funrio e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgaram nesta terça-feira (13) o resultado final do concurso para 300 vagas de analista do seguro social. Os candidatos podem consultar o resultado no "Diário Oficial da União".
Concurso
O concurso do INSS oferece 300 vagas, sendo 274 para ampla concorrência e 26 para candidatos com deficiência. O salário é de R$ 7.147,12. A seleção registrou 164.209 inscrições, sendo que 160.234 permaneceram na disputa após a prova ter sido reaplicada no dia 9 de março. 

O cargo com o maior número de inscrições efetivadas (11.080) é o que exige formação em direito destinado à Superintendência Sudeste I do INSS, que tem sede em São Paulo. Os mais de 11 mil inscritos vão concorrer a 9 vagas de ampla concorrência, além de uma vaga destinada às pessoas com deficiência. Na sequência estão os que concorrem também às vagas com formação em direito para a Superintendência Nordeste (11.038), com sede em Recife, e Sudeste II, sediada em Belo Horizonte (9.272).

As cidades de maior concentração de candidatos são: Brasília (11.830), São Paulo (8.999), Belo Horizonte (6.520) e Recife (6.040). As cidades com a menor concentração de candidatos são: Tefé (51), Diamantina (269), Ouro Preto (328) e Canoas (344).

As atividades do analista são instruir e analisar processos e cálculos previdenciários, de manutenção e de revisão de direitos ao recebimento de benefícios previdenciários; proceder à orientação previdenciária e atendimento aos usuários; realizar estudos técnicos e estatísticos; executar, em caráter geral, as demais atividades inerentes
às competências do INSS.

As vagas são distribuídas nas seguintes áreas de formação: estatística, administração, ciências contábeis, direito, engenharia civil, engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia de telecomunicações, engenharia com especialização em segurança do trabalho, arquitetura, tecnologia da informação, terapia ocupacional, pedagogia, psicologia, comunicação social (jornalismo e publicidade e propaganda), fisioterapia e letras.

As vagas estão distribuídas nas Superintendências Regionais e Administração Central:
Superintendência Regional Norte Centro-Oeste (circunscrição AC, AM, AP, DF, GO, MS, MT, PA, RO, RR e TO), Superintendência Regional Nordeste (circunscrição PE, AL, BA, CE, PB, RN, SE, MA e PI), Superintendência Regional Sudeste I (circunscrição SP), Superintendência Regional Sudeste II (circunscrição MG, ES e RJ), Superintendência Regional Sul (circunscrição SC, PR e RS) e Administração Central (circunscrição Brasília).

Os candidatos poderão ser lotados em quaisquer unidades subordinadas às
Superintendências Regionais para qual concorre, de acordo com o interesse da administração

O concurso tem a validade de um ano, que pode ser prorrogada por igual período.

G1Paraíba

Jovem invade Igreja e mais uma vez destrói imagem sacra. Com essa é a sétima invasão


O Jovem Leonardo Silva e Cavalcanti mais uma vez promoveu o ato de vandalismo em Patos. Desta vez, a invasão aconteceu na Igreja São Francisco, no Bairro Jardim Redenção, nesta segunda-feira, 12.

Na hora da invasão, por volta das 18h40, doze fieis estavam no interior da Igreja rezando o terço mariano, quando foram surpreendidos por Leonardo que invadiu o templo em uma moto. Segundo informações dos presentes, ele chegou a cair da motocicleta, e ao levantar-se, foi em direção à imagem de Nossa Senhora de Fátima e a jogou no chão.

De acordo com a dona de casa, Lindinalva Ramos, a todo tempo Leonardo afirmava que era Deus e que só faltava uma Igreja para invadir e após essa última invasão, iria matar um Padre.

“Ele vinha na moto, e do jeito que ele entrou só fez falar assim: só falta uma para destruir e matar o Padre”, disse.

Lindinalva relatou que, com medo da ação do jovem, muitas pessoas saíram correndo de dentro da Igreja. “Eu e as senhoras que estavam rezando o terço saímos correndo pra rua; cada uma que corresse para um lado. Os meninos ainda chegaram juntos, mas, se afastaram com medo dele e ele continuou quebrando e gritando que era Deus e que era Jesus”, relatou.

A mulher contou ainda que Leonardo pegou a motocicleta e saiu em direção à rua.

O Padre Alexandre, pároco da Igreja de São Francisco, lamentou o ocorrido.

“Lamentavelmente, nesse tempo tão importante que é o mês Mariano, o mês de devoção, onde as pessoas se reúnem para louvar e bendizer a Deus, aconteceu um incidente muito desagradável, que foi aquele mesmo rapaz que vem danificando e destruindo as imagens, entrou na nossa comunidade de São Francisco. Ele entrou de moto, transtornado, se auto afirmando Deus”, explicou o Padre.

Para o sacerdote, essa atitude é um transtorno revestido de uma roupagem de caráter religioso. 

Mediante as constantes ações de Leonardo, pois, sete Igrejas já foram invadidas por ele e tiveram imagens destruídas, questiona-se o atestado que o mesmo possui de transtorno.

O sacerdote apela que a família reflita diante de tantas ações promovidas pelo jovem. “Alguns questionamentos precisamos fazer à família. Isso vem destruindo e manchando a fé do povo, causando esse medo. Isso com certeza nos preocupa. Nós, enquanto Igreja Diocesana, enquanto paróquia, temos que tomar uma providência, temos que fazer algo para que isso não venha mais acontecer”, alertou.

Padre Alexandre ainda lamentou o ato partido de Leonardo, e alertou que essas ações, hoje, tem as imagens como objetivo, porém, futuramente, ele poderá ter outros alvos ou pessoas como vítimas.

O sacerdote, juntamente com os fieis que estavam na Igreja, foi para a Delegacia de Polícia Civil prestar uma queixa sobre o ocorrido.

Essa é a sétima vez que Leonardo quebra imagens sacras em templos na cidade de Patos.

A última ação dele aconteceu no dia 11 de Janeiro deste ano na Igreja de São Judas Tadeu, quando o jovem agiu da mesma forma, invadindo o templo em uma motocicleta.


MaisPatos