quarta-feira, 12 de abril de 2017

Águas do São Francisco chegam à bacia do açude de Boqueirão

Foto; reprodução da internet
Depois de meses de espera e ansiedade, as águas do rio São Francisco finalmente chegaram à bacia do açude Epitácio Pessoa (Boqueirão).

A informação foi confirmada pelo presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), João Fernandes.

Segundo João, a chegada da água à bacia do açude ocorreu na madrugada desta quarta-feira (13), por volta de meia-noite, e foi agilizada graças às chuvas registradas ontem na região do Cariri, especialmente entre os municípios de Caraúbas e Cabaceiras, onde as precipitações atingiram a marca de 44 milímetros em pouco mais de duas horas.

Apesar disso, ainda não há previsão de quando a água do São Francisco, que chegou ao açude com uma vazão ainda pequena, vai se encontrar com a água que já estava armazenada em Boqueirão, atualmente com apenas 3% de seu volume total.

Para que isso ocorra, segundo o presidente da Aesa, as águas do São Francisco ainda precisam percorrer cerca de 16 quilômetros até a área onde está concentrada a pouca água que ainda resta no reservatório.

“Quando a água entra na bacia do açude o perfil agora é outro. A inclinação do solo é muito menor e a velocidade com que a água vai chegar ao espelho d’água vai ser reduzida”, explicou João, ao ponderar que o encontro das águas ainda demandará algum tempo.

ParaíbaOnline 

Aesa prevê chuvas esparsas nesta quinta na Paraíba

A Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) prevê, nesta quinta-feira (13), chuvas esparsas com nebulosidade variável para o setor leste do estado – Agreste, Brejo e Litoral.


Já para a região do Semiárido – Alto Sertão, Sertão e Cariri-Curimataú – a previsão é de chuvas em pontos isolados com nebulosidade variável.

Na faixa litorânea, a temperatura máxima deverá ficar em torno dos 30º C e a mínima, dos 24º C. Confira a temperatura para as demais regiões do Estado:

Brejo – máxima de 28º C e mínima de 21º C

Agreste – máxima de 30º C e mínima de 22º C

Cariri-Curimataú – máxima de 34º C e mínima de 22º C

Sertão – máxima de 36º C e mínima de 23º C


Alto Sertão – máxima de 35º C e mínima de 23º C

Secom-PB

Prefeitura de Patos entrega à população novo Centro Especializado em Reabilitação

Foto: Coordecom Patos
A população patoense ganhou na noite desta terça-feira (11/04) mais um espaço em favor da saúde. O novo Centro Especializado em Reabilitação (CER II), que prestará assistência às pessoas com deficiências físicas e intelectuais ou em recuperação de acidentes nas mais diversas especialidades como ortopedia, neurologia terapia ocupacional e outras áreas afins.

O CER II passou por reformas em sua estrutura física que se encontrava em precárias condições e recebeu equipamentos modernos e novos instrumentos, facilitando o trabalho dos profissionais. Os funcionários passaram por capacitações para desenvolverem um trabalho mais humanizado e cuidarem melhor dos pacientes naquele centro de saúde.

O CER II é um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação que realiza diagnóstico, avaliação, orientação e estimulação precoce, como também, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistida, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde.

Todo atendimento realizado no centro de reabilitação será realizado de forma articulada com os outros pontos de atenção da rede de atenção à saúde, através de projeto terapêutico singular, cuja construção envolverá a equipe, o usuário e sua família. A expectativa é de que sejam atendidas mais de mil pessoas ao mês. O órgão funciona com recursos do Ministério da Saúde.

A inauguração do CER II começou com a fala da diretora, Manuela Daltro em seguida a secretária de Saúde, Andressa Lopes que em sua fala destacou a satisfação de, em tão pouco tempo, poder entregar à população patoense estes serviços, agradeceu ao prefeito Dinaldinho Wanderley o empenho e a dedicação para a efetivação desta demanda.

O Prefeito Dinaldinho ressaltou que “sendo médico ortopedista reconhece a importância da reabilitação, a gente recuperou os equipamentos que aqui tinham, aproveitando o que podia ser aproveitado, uma reforma completa na estrutura, retirando infiltrações, mofos, dando mais humanização ao local. A partir de agora iremos atender crianças com microcefalia, crianças precisando de fonoaudiologia e da parte de fisioterapia, o que é bastante louvável e pronto pra atender a população".

Depois de descerrada a placa e o corte da fita, as instalações foram abertas ao público para conhecerem as instalações e conferirem a estrutura do local.

O CER II está localizado na Rua Vidal de Negreiros, Nº 299, Bairro Brasília. O atendimento será realizado das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Mais Patos

Greve começa e mais de 18 mil estudantes ficam sem aulas na UEPB a partir desta quarta

Foto: reprodução da internet
A partir desta quarta-feira (12) 18 mil estudantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) ficam sem aulas, após os professores da instituição terem aprovado greve por tempo indeterminado, no dia 6 deste mês.

A decisão pela greve foi tomada em assembleia da categoria, realizada na sede da Associação dos Docentes da UEPB (ADUEPB), em Campina Grande. Segundo a assessoria da ADUEPB, a greve vai atingir todos os campi da instituição.

As principais reivindicações da categoria são: reajuste de 23,51% nos salários, retorno do pagamento integral do duodécimo aprovado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), mas que não vem sendo cumprido pelo Estado e revogação da portaria de corte de gastos.

Ainda segundo a assessoria da ADUEPB, a categoria aguarda posicionamento do governo do Estado sobre um pedido de reunião para abertura de diálogo sobre as reivindicações.

PortalCorreio

Brasil perdeu 15 milhões de linhas de celulares nos últimos 12 meses

Foto: reprodução da internet
O número de clientes de telefonia celular continua caindo no país. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou hoje (11) os dados referentes a fevereiro deste ano, que mostram uma queda de 15,14 milhões de linhas na comparação com o mesmo mês do ano passado, o que representa retração de 5,87%.

No segundo mês do ano, o país tinha 242,91 milhões de linhas de celulares ativas. Segundo a Anatel, nos últimos 12 meses, dos quatro maiores grupos de telefonia móvel do país, a Vivo apresentou elevação no número de clientes, de 0,89%. A TIM, a Claro e a Oi registraram quedas de 7,71%, 7,98% e 12,05%, respectivamente. As operadoras virtuais Datora e Porto Seguro apresentaram crescimento de 126,94% e de 33,04%.

Entre janeiro e fevereiro deste ano, foi registrada uma redução de 500 mil linhas ativas, o que representa 0,21%. A queda do número de celulares no país é consequência da redução da tarifa de interconexão, que é o valor cobrado entre empresas fixas e móveis para a realização das ligações, e do valor de remuneração de uso de rede, praticado entre as operadoras de celulares. Isso faz com que as pessoas não precisem ter mais de um chip para falar com números de outras operadoras.


Outro fator que explica a redução no número de linhas ativas é a mudança na forma de comunicação dos brasileiros, que estão deixando de usar o telefone para falar e usando mais aplicativos de troca de mensagens.

Agência Brasil

Em Pombal PT e PSB negam rompimento e afirmam união mais forte para 2018 e 2020

Se na capital paraibana houve algum estremecimento pelo fato da filiação da atual Secretária Adjunta de Desenvolvimento e Articulação Municipal do Estado da Paraíba, Polyana Dutra ao PSB, já na Terra de Maringá não foi bem assim, a ida da ex prefeita está sendo considerada como um fortalecimento da base para a disputa das eleições de 2018 e 2020.

Conversamos com o Presidente do PT e o Vice Presidente do PSB em Pombal, Clécio Monteiro (mais conhecido como Neném da Cachoeira) e o vereador Josevaldo Feitosa respectivamente.

Para Neném da Cachoeira não há motivos para que se imagine um rompimento entre os partidos, tendo como base o fato da saída ex prefeita Pollyana do PT e ter se filiado ao PSB, enfatizando que os partidos devem ter amadurecimento e visem o crescimento das legendas. Confira aqui a fala de Neném da Cachoeira na íntegra.

Já o vereador Josevaldo Feitosa tratou como picuinhas os questionamentos feitos por alguns sites da capital paraibana, ressaltando que PT e PSB em Pombal sempre foram aliados de primeira hora há 12 anos, desde a eleição do saudoso Jairo Feitosa como também na eleição e reeleição de Pollyana como prefeita de Pombal. Confira aqui a fala de Josevaldo na íntegra.