domingo, 30 de outubro de 2016

Morre em João Pessoa o empresário Patoense Chico Cirilo

O empresário patoense Francisco Cirilo Sobrinho, mais conhecido como Chico Cirilo,  85 anos, faleceu na tarde deste domingo no hospital da Unimed na capital paraibana. As causas da morte ainda não foram divulgadas.

Segundo informações na rede social do jornalista Luiz Gonzaga Lima de Morais, Chico Cirilo já estava internado há vários dias naquela unidade hospitalar, seu corpo está sendo velado em Patos no Memorial Parque da Paz, com sepultamento programado para esta segunda feira, horário ainda não informado, no Cemitério Santo Antônio, bairro Monte Castelo.

Segundo Gilmar Mendes é necessário a redução do número de partidos políticos

Foto: divulgação da internet
Em entrevista à imprensa hoje (30) no Rio de Janeiro, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, defendeu  a redução do número de partidos políticos no país.

Durante visita a uma escola municipal na zona oeste da cidade, o ministro disse que algumas medidas poderiam reduzir esse número, que ele considera “imenso”.

“A cláusula de barreira ajudaria, a proibição de coligação [ajudaria]. Agora, quanto à definição do sistema eleitoral, é uma opção mais complexa. Se vamos ter voto em lista, se vamos continuar com o sistema de lista aberta, ou se vamos para um modelo distrital.

Isso precisa ser definido. E depois de acertado isso, podemos então definir qual é o modelo de financiamento adequado”, disse.

O ministro defendeu um limite de gastos para campanhas eleitorais, mas disse que os limites desta eleição foram muito “restritos” para a realidade do país. Segundo ele, caso se decida permitir novamente as doações de empresas, também é preciso estabelecer limites.

“Não podemos ter esse financiamento sem tetos, sem limites. Nós tivemos empresas que, nas últimas eleições, de 2014, doaram R$ 500 milhões. É uma quantia que não pode entrar na campanha vinda de um mesmo grupo empresarial. A grande falha do sistema de financiamento empresarial anterior foi a falta de limites”, disse.

Editado de Agência Brasil