sexta-feira, 10 de março de 2017

Pacto Social recebe a adesão de 217 municípios paraibanos

Foto: Secom-PB
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Articulação Municipal, encerrou a primeira fase do Programa SOMA – Pacto pela Aprendizagem na Paraíba, com a inscrição de 217 municípios. O objetivo é fortalecer e estabelecer formas de colaboração para assegurar o ensino fundamental na Paraíba atendendo o que institui o Pacto pelo Desenvolvimento Social. Serão disponibilizados recursos na ordem de R$ 73 milhões para as prefeituras.

O SOMA tem como objetivo o fortalecimento da educação no processo de alfabetização dentro dos anos iniciais, do 1º ao 3º do Ensino Fundamental, com capacitação para os profissionais envolvidos, oferta de materiais didático-pedagógicos das disciplinas de português e matemática, cadernos do aluno e professor, vídeo aulas, além do acompanhamento pela Universidade Federal da Paraíba e Juiz de Fora (MG).

A iniciativa do Governo do Estado tem por finalidade fazer com que os municípios adiram e atinjam as metas do IDEB do 5º ao 9º ano e aqueles que já atingiram, possam manter a taxa de crescimento, para que até 2021, três anos antes da previsão do MEC, a Paraíba possa atingir cem por cento de alfabetização na idade certa, até o terceiro ano do Ensino Fundamental.

O Pacto pela Aprendizagem na Paraíba se constitui em uma ação estratégica do Governo do Estado para melhoria dos indicadores educacionais das redes públicas de ensino e estará disponibilizando quatro objetos aos prefeitos que aderiram ao programa: a distribuição de ônibus escolares, 50 com 59 lugares e 100 com capacidade para transportar 24 alunos, além da distribuição de 65 mil kits compostos por mesas e cadeiras escolares, destinados aos primeiros anos do Ensino Fundamental, beneficiando crianças na faixa etária de 6 a 8 anos.

O mobiliário será organizado em kits de 210 conjuntos cada, suficientes para 6 salas de aula, totalizando 309 kits para doação. A parceria entre Governo e municípios também prevê a entrega de 100 laboratórios de Informática, com capacidade de atendimento simultâneo para 18 alunos individualmente ou 36 em duplas. Os laboratórios devem ser utilizados pelos alunos dos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental.

Ainda dentro dos critérios estabelecidos serão priorizados os municípios de menor população, de acordo com os dados fornecidos pelo IBGE, e também os municípios com menores indicadores educacionais (IDEB/2015) dos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental. Os projetos dos municípios inscritos estão sendo analisados e homologados de acordo com os critérios estabelecidos no Pacto e o resultado da seleção será publicado no Diário Oficial do Estado.


Apenas os municípios de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Guarabira, Gado Bravo e São Domingos não manifestaram interesse em firmar parceria com o Governo do Estado.

Secom-PB

Lula programa visita à Transposição na Paraíba no dia 19 de março

Foto: Ascom Lula
Enquanto o presidente Michel Temer (PMDB) deverá estar na Paraíba nesta sexta-feira, 10, para uma solenidade oficial de entrega das obras do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco em Monteiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também deverá marcar presença no Estado, mas em outra ocasião. A visita de Lula deverá ser feita no dia 19 de março, quando é comemorado o Dia de São José. Pela tradição do nordestino, se chover nesta data, há a certeza de bom inverno no decorrer do ano.

A confirmação da presença de Lula na Paraíba no dia 19 foi feita pelo presidente estadual do PT, Charliton Machado e será um dia antes do lançamento de sua pré-candidatura à presidência da República: que acontece no próximo dia 20, atendendo a manifesto assinado por mais de 400 artistas, professores universitários, intelectuais e servidores públicos. Ele realizará o anúncio na sede do PT de São Paulo.

Participarão do evento dirigentes de partidos aliados, como o PCdoB e PDT, além de artistas e intelectuais, como o músico Chico Buarque e o Teólogo Leonardo Boff. 

O ex-presidente viajará ao Nordeste para visitar as obras ainda este mês, no que pode ser o início de sua campanha pela volta ao Planalto.


"Os petistas acusam o governo de empurrar a conclusão do empreendimento para 2018, buscando dar a Temer um trunfo em ano eleitoral. Para o PT, a reapropriação da obra, iniciada por Lula, é questão de honra.", diz a coluna Panorama Político, de O Globo.

Editado de ParlamentoPB

Cartaxo minimiza possibilidade de concorrer ao governo do Estado em 2018

Foto: Ascom Luciano Cartaxo
Como um dos nomes cotados para as eleições de 2018 ao Governo do Estado, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), em entrevista na tarde desta quinta-feira, 09, à Rádio Correio FM, disse que a prioridade dele é administrar a Capital e que os assuntos sobre as eleições devem ser tratados apenas nos anos em que estas acontecem.

– Esse é um assunto para ser tratado em ano eleitoral. Não posso chegar no terceiro mês de 2017 e provocar um debate de maneira antecipada. Seria o mesmo que perder um ano de trabalho e dedicação – minimizou.


Cartaxo disse que está focado e determinado para prestar um bom resultado na Capital neste segundo mandato, mas ressaltou que não ignora a manifestação do povo em prol do seu nome. Porém, segundo ele, a prioridade do ano é a prefeitura.

ParaíbaOnline