segunda-feira, 15 de maio de 2017

PRF desfaz aviso e mantém atendimento normal em delegacias do estado

Foto: PRF-PB
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou nesta segunda-feira (15) que o atendimento nas delegacias do estado vai permanecer normal, a partir deste terça (16). Semana passada, a instituição havia divulgado que iria reduzir o atendimento para cortar despesas.

Conforme a PRF, a partir desta terça (16), o horário de atendimento ao público na sede da Superintendência da PRF e nas sedes de suas delegacias em João Pessoa, Campina Grande e Patos, volta a funcionar das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Conforme a PRF, o Departamento de Polícia Rodoviária Federal em Brasília revogou as mudanças de horários de atendimento ao público porque haviam sido adotadas por algumas superintendências. Segundo a PRF, o departamento é quem vai estabelecer uma norma nacional única e, até lá, o horário normal será mantido.

PortalCorreio

OAB-PB tira sistemas de informação do ar para prevenir ataques de hackers

Imagem: reprodução da internet
Coordenador de Tecnologia de Informação da OAB diz que a medida é uma forma de prevenção, para que possíveis ataques não comprometam a rede de dados e cause danos maiores a Instituição.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), retirou todos os seus sistemas de informação do ar, nesta segunda-feira (15), devido ao risco de ataques cibernéticos, iniciados mundialmente na última sexta-feira (12).

Segundo o coordenador de Tecnologia de Informação da OAB-PB, Thiago Monnay, a medida é uma forma de prevenção, para que possíveis ataques não comprometam a rede de dados e cause danos maiores a Instituição.

Vítimas - O ciberataque em massa da última sexta-feira (12) deixou 200 mil vítimas em "pelo menos 150 países", segundo informações do Serviço Europeu de Polícia (Europol), que advertiu que o número de atingidos continuará crescendo a partir desta segunda (15), segundo informações publicadas pela agência de notícias EFE.


O software malicioso que se propagou na sexta-feira bloqueou os computadores em numerosos centros de saúde no Reino Unido, bem como em empresas e órgãos públicos na Espanha, França, Alemanha e Rússia, entre outros países. "Fazemos cerca de 200 operações globais por ano contra o crime cibernético, mas nunca vimos nada como isto", disse Rob Wainwright, diretor do Serviço Europeu de Polícia.

ParlamentoPB

Jeová representa ALPB em Fórum que debaterá sustentabilidade com energia renovável

Foto: reprodução da internet
Pesquisadores, planejadores, políticos e representantes da sociedade civil da Paraíba têm se reunido para debater e propor ações para uso racional e sistemático das fontes de energia renovável. Em 2015 e 2016, foi realizada a primeira e segunda edição do Fórum do Semiárido de Energia Renovável. Destes encontros, foi tirada a Carta de Pombal, um documento que apresenta uma agenda de prioridades construídas para contribuir com processos de planejamento e tomadas de decisão em relação à geração e ao uso de energia solar na Paraíba.

Nesta terça-feira (16) e quarta-feira (17), acontece a terceira edição do Fórum, no Auditório do Sebrae, na cidade de Patos. O deputado estadual e presidente da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da ALPB, Jeová Campos, vai representar a Assembleia no evento.

O parlamentar vai falar no segundo dia do Fórum, sobre o tema "O poder da sociedade civil mobilizada" e dividirá o painel com  Luiz Claúdio Lopes da Silva, representante da coordenação nacional da Cáritas Brasileira. “É fundamental esse tipo de debate, pois é a partir dessa troca de ideias e sugestões que buscaremos formas de melhor aproveitar o grande potencial de energia renovável que temos em nosso estado”, afirma Jeová, lembrando que o índice de radiação solar no sertão paraibano é um dos mais altos do mundo e muito pouco desse potencial é explorado até agora.

O evento, que terá ainda outras palestras ministradas por autoridades e especialistas da área energética, será realizado de forma simultânea à 3ª Conferência da Sustentabilidade Ambiental. Além das palestras haverá apresentação de  experiências exitosas no campo do uso das energias renováveis. O III Fórum do Semiárido de Energia Solar é uma realização do Comitê de Energia Renovável do Semiárido – CERSA, com apoio de entidades públicas e privadas. 
   
PROGRAMAÇÃO

TERÇA-FEIRA - DIA 16  
14h30 – Plano Municipal de Energias Renováveis.- Gestão de Eficiência – Diagnóstico
Pref. de Patos e Câmara Municipal
Pref. de São Bento e Câmara Municipal
Pref. de Aparecida e Câmara Municipal
Pref. de Sousa e Câmara Municipal
Pref. de Brejo do Cruz e Câmara Municipal
Secretaria do Estado da Paraíba e Assembleia Legislativa da Paraíba
18h30 – Abertura com a formação de mesa das autoridades
19h30 – Palestra: O Potencial Solar e a Gestão Municipal de Energia Renovável
Feira Expositiva

QUARTA-FEIRA- DIA 17
MANHÃ

08h30 – Palestra 1 – Mudanças Climáticas e Impactos no Semiárido – Frank Wagner de Carvalho, IFPB / Sousa
09h10-  Aptresentação de vivência- Heleno Bento
09h20- Palestra 2 – O Poder da Sociedade Civil Mobilizada – Luiz Claúdio Lopes da Silva (Mandela) – Cáritas e Dep. Jeová Campos – Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba.
10h – Caso de Sucesso – Comunidade rural de Várzea Comprida dos Oliveiras (Solange ou Glauciene).
10h20 – Palestra 3 – Parques Eólicos no Nordeste (Heitor Scalambrini).
11h – Apresentação de Vivência.
11h30 – Debate: Provocação para que os participantes encaminhem propostas e ações.

TARDE

14h Palestra 1 – Linhas de Financiamento e Subsídios para Obtenção de Energia Solar
CASOS EXITOSOS – Bethoven Nóbrega
15h – ODS e a municipalização visando a efetivação de políticas públicas – Ricélia Marinho – UFCG
15h30 ODS e Pombal – PB: Um caso de Sucesso – Pollyana Dutra – Secretaria do Estado da Paraíba
16h10 – Mesa Redonda – O valor da Caatinga e a Convivência com o Semiárido.
Irenaldo Pereira de Araújo – Ação Diocesana de Patos – PB
Chico Nogueira – IFPB/Sousa
Carlos Lima UFCG/Patos

18h-Encerramento

Ascom