sexta-feira, 30 de maio de 2014

TJ-PB divulga lista de aprovados em 1ª fase de concurso para cartórios

A lista com os nomes dos aprovados na primeira fase do concurso para os Cartórios Extrajudiciais na Paraíba foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal de Justiça. Os candidatos podem conferir os nomes podem conferir a lista a partir da página 73. Os aprovados estão convocados para a próxima eta do concurso, a prova escrita e prática, marcada para o dia 27 de julho. O documento de convocação estará disponível a partir de 3 de julho e verificar nos sites oficiais o local e horário das provas.

Na segunda fase do concurso, os candidatos poderão fazer consulta à legislação, desde que não contenha comentários, anotações, jurisprudência ou súmula dos Tribunais. É proibido usar qualquer tipo de cópias xerográficas, especialmente de livros e obras publicadas.
Pelo novo calendário, que foi aprovado na quinta-feira (29) pela comissão do concurso, no dia 21 de agosto o Tribunal de Justiça vai realizar uma audiência pública às 16h, para realizar a à identificação das provas escritas e práticas, após a avaliação.
G1Paraíba

Paraíba integra campanha de combate ao trabalho infantil

A campanha “Cartão Vermelho Contra o Trabalho Infantil” será lançada, na próxima terça-feira (3), em todas as capitais do país. Em João Pessoa, o evento acontece no restaurante Mangai, às 9h, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), e do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (Fepeti/PB).
A campanha quer sensibilizar e informar a população sobre os riscos que a realização de grandes eventos pode trazer para crianças e adolescentes. O coordenador do Fepeti/PB, Dimas Gomes, explica a preocupação. “A gente sabe que durante grandes eventos, como Olimpíadas e Copa do Mundo, a exploração do trabalho infantil tende a aumentar nos países-sede”, comentou.
Café da Manhã - Na ocasião do lançamento, serão apresentados os materiais de divulgação, como banners, panfletos, camisetas, bonés e faixas. A gerente de Proteção Social Especial da Sedh, Gabrielle Vasconcelos, falou sobre a iniciativa.
É um momento importante para sensibilizar a população, aproveitando a presença da imprensa, que é uma grande parceira na divulgação de informações sobre a temática. É um momento também de agregar mais parceiros na luta”, afirmou.
A campanha é realizada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, pela Organização Internacional do Trabalho, pelo Ministério Público do Trabalho, e pelos fóruns estaduais.
Pré-campanha – Desde o dia 25 de maio, o Fepeti/PB realiza ações em escolas de João Pessoa. A ideia é levar o tema para as salas de aula com o objetivo de informar e prevenir crianças sobre os vários tipos de trabalho infantil.
De acordo com Dimas Gomes, do Fepeti/PB, essa ocupação de espaço nas escolas pode ser tomada como uma vitória das campanhas de anos anteriores. “Todo ano a gente traz essa problemática apenas mudando o foco. Este ano, a gente já conseguiu um avanço nas escolas. Várias escolas abriram as portas pra gente”, contou. Até esta sexta-feira (30), cinco escolas públicas e cinco particulares receberão a visita do Fórum, com palestras e material informativo sobre o tema.
Mundialmente, o lançamento da campanha ocorre no dia 12 junho, data do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. No Brasil, por conta da abertura da Copa do Mundo, que acontece no mesmo dia, o lançamento foi antecipado. A campanha vai até 2016, quando o Brasil sedia os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A partir do ano que vem, após a Copa, a campanha terá seu mote modificado para “Todos Juntos Contra o Trabalho Infantil”.
Disque 123 – Em fevereiro, a Sedh criou o Disque Denúncia 123, canal estadual para denúncias de violações dos direitos das crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiências. O serviço, que é gratuito e sigiloso, funciona das 7h às 22h, todos os dias, incluindo finais de semana e feriados.
Assessoria

Consumo de energia cresce 2,1% no país, mas cai na PB nos setores industrial e residencial

O consumo de eletricidade em todo o país cresceu 2,1% em abril, comparado com igual período do ano passado, registrando um total de 39.472 gigawatts-hora (GWh). O aumento foi puxado pelo consumo no setor de comércio e serviços, com 7,6%, e das residências, com aumento de 4,6%. As informações foram divulgadas hoje (29) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
O setor industrial, em compensação, registrou retração de 2,8% no consumo em abril, comparado com o mesmo mês de 2013, como reflexo da baixa atividade da indústria – principalmente nos setores siderúrgico e metalúrgico - e também porque o mês teve dois dias úteis a menos este ano. Segundo a EPE, se não fossem esses dias a menos, o consumo teria sido positivo em 2,1%.
Apesar do aumento de consumo médio no país, no Nordeste foi observado o maior decréscimo de consumo de energia (-7,9%).  Na Paraíba (-2,6%), os impactos vieram dos setores têxtil e fabricação de minerais não metálicos.
Os dados da indústria, de acordo com o boletim da EPE, também apontam recuo de 20% na produção de veículos leves e máquinas agrícolas e rodoviárias. Também houve recuo de 18,5% na produção de alumínio e de 5,2% na de aço bruto. Todos os dados são em comparação a abril de 2013. 
A EPE projetou aumento de 4% no consumo de energia no país este ano, podendo superar 482 terawatts-hora (TWh). “O comportamento da demanda de energia e da economia nos três primeiros meses do ano levaram a uma revisão de maior monta nas projeções do consumo das diferentes classes de consumidores. Em relação ao consumo registrado em 2013, a nova projeção indica um aumento de 4%”, informou o órgão, em trecho de sua resenha mensal.
PortalCorreio

'Festa do Bode Rei' começa nesta sexta-feira em Cabaceiras, na PB

Começa nesta sexta-feira (30) na cidade de Cabaceiras, no Cariri paraibano, a 16ª edição da Festa do Bode Rei. O evento, que acontece até o domingo (1º), é voltado para produtores da caprinovinocultura e turismo, técnicos, empresários e o público em geral. A programação do festival de caprinos e ovinos conta com exposições e feiras de animais, artesanato, competições e cursos, além de uma programação musical diversificada.

Nesta sexta-feira, o evento começa com a 1ª e 2ª ordenha do Concurso de Cabra Leiteira do município. A competição visa avaliar o desempenho leiteiro do rebanho. A partir das 10h haverá a abertura da Expofeira de Caprinos e Ovinos e da Expofeira de Artesanato, que permanecem ativas durante os três dias da festa. No turno da tarde, às 16h, haverá o concurso e a coroação do Bode Rei, seguido do desfile da Comitiva Real pelas ruas da cidade.

A programação segue no turno da noite, a partir das 19h com a abertura do Espaço da Gastronomia Bodística, que acontece também durante os três dias do evento. Em seguida, haverá a apresentação de quadrilhas e grupos de danças, além do concurso da Garota Bode Rei. A partir das 21h tem início a programação musical com o Trio Balanço do Forró, Trio Canarinho, Forró Kent, Sussa de Monteiro e J. Gomes e Banda.

'Fórmula Bode' atraiu olhares dos turistas em Cabaceiras (Foto: Taiguara Rangel/G1)
'Fórmula Bode' é uma das competições do evento
(Foto: Taiguara Rangel/G1)
No sábado (31) haverá a última ordenha do Concurso de Cabra Leiteira, às 6h. Em seguida, o público poderá conferir as apresentações de grupos de dança, quadrilhas e dos shows de Messinho e Forró Atualizado, João Vitor e Raízes do Forró, Forrozão Zé de Otacílio e Trio Asa Branca, que segue até as 18h.
Paralelamente, haverá  no turno da tarde a Fórmula Bode Mirim e Adulta, além do desfile da Comitiva Real. Após as 18h, haverá a chegada da Cavalgada Manoel Amaro e a apresentação da Ave Maria Sertaneja. A programação musical do sábado fica por conta do show de violeiros com Erasmo Ferreira e Rogério Menezes e das apresentações de Lúcia Lemos e Coroné Grilo. O encerramento será a partir das 23h com os shows de Felipe Lemos, Capital do Sol, Louro Santos e Forró Bakana.
No último dia do evento, no domingo (1º), haverá às 9h30 a Gincana do Bode, e no turno da tarde os concursos e Pega Bode e FutBode, a partir das 15h. Haverá também o desfile da Comitiva Real, às 17h, e o encerramento das expofeiras. Na programação artística e cultural, durante todo o dia o público poderá acompanhar a apresentação de quadrilhas e companhia de danças, além dos trios Família Feliz, Forró Bode Rei, Raiz do Forró, Nascimento Filho e Banda, Forrozão Chapéu de Palha e Bidinga do Acordeon. O encerramento do evento será às 21h, com o Arrastão do Bode Rei com Jairo Madruga.
G1Paraíba

Polícia detém dupla de menores suspeita de planejar assaltos em agência dos Correios na região

Dois suspeitos foram detidos, na manhã desta quinta-feira (29), na cidade de Sumé, no Cariri paraibano, com duas armas e uma moto roubada. Romilson dos Santos Bezerra, de 23 anos, e um adolescente de 17 anos foram interceptados na entrada do município. Eles são suspeitos de planejar um assalto a agência dos Correios de Cordeiros.
 
Os dois já tinham tentando assaltar um posto de combustíveis na cidade de Serra Branca, onde a polícia foi avisada da presença da dupla no local, conforme informou o comandante do 2º Pelotão do 11º Batalhão, aspirante Moisés Willians.
 
“Um policial militar foi avisado da presença dos dois em Serra Branca e nos avisou. Cercamos a entrada da cidade de Sumé e uma de nossas viaturas conseguiu deter a dupla”, contou.
 
Com eles foi apreendido um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 12, além da moto, que foi roubada de um vereador, em abril, na cidade de Sertânia - no Estado de Pernambuco. Romilson dos Santos já cumpriu pena por tráfico no Serrotão e é suspeito de um homicídio registrado este ano em Monteiro. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Sumé. O adolescente foi levado para o Hospital de Trauma de Campina Grande, já que foi ferido após atirar contra os policiais.

MaisPatos

IFPB oferta 1.030 vagas na 2ª edição do Sisu; inscrições começam segunda

IFPB vai ofertar 1.030 vagas no Sisu 2014.2 nos campi de Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí Sousa e Princesa Isabel. As inscrições começam na próxima segunda-feira (2) e vai até o dia 4 de junho. Cada estudante pode fazer até duas opções de curso. A inscrição é feita de forma gratuita pela internet no site sisu.mec.gov.br. 

O Instituto reserva 50% das vagas para quem estudou na escola pública, dentre essas também há reserva para afro-descendentes, indígenas e quem tem renda familiar inferior a 1,5 salário mínimo, além da cota de 5% para pessoas com deficiência.

Os cursos são de Tecnologia em Design Gráfico, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Construção de Edifícios, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Telemática, Design de Interiores, Geoprocessamento, Negócios Imobiliários, Redes de Computadores, Sistemas de Telecomunicações, Sistemas para Internet, Segurança no Trabalho, Agroecologia, Bacharelados em Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, e em Administração e Licenciaturas em Matemática, Física e em Química.

Sisu 

O Sisu toma como base as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A inscrição para a segunda edição de 2014 do Sisu estará restrita ao estudante que tenha participado do Enem de 2013 e que não tenha tirado nota zero na redação.

De acordo com o calendário de inscrições e matrículas no Sisu divulgado pelo MEC, as inscrições acontecerão de 2 a 4 de junho, com divulgação dos resultados de primeira chamada no dia 6 e matrículas dos selecionados dias 9, 10, 11 e 13 de junho.

Para os candidatos que não forem aprovados na primeira chamada, o resultado da segunda chamada está previsto para ser divulgado em 24 de junho de 2014, procedido pelas matrículas nos dias 27 e 30 de junho, 1º e 2 de julho.

PortalCorreio