quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Salão de Artesanato da Paraíba realiza sua 25ª edição a partir do dia 18

A 25ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba acontece este ano entre os dias 18 e 29 de janeiro, no Espaço Cultural, com o tema “Raiz cultural de um povo”. O evento, uma realização do Governo do Estado, por meio do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), contará com cerca de 400 artesãos, representando um total de mais de 3 mil profissionais envolvidos, apresentando peças produzidas com materiais como algodão colorido, madeira, metal, osso, fios, pedras e produtos como cordel, xilogravura e comidas regionais.
A abertura do Salão de Artesanato da Paraíba será às 19h do dia 18 deste mês. Nos demais dias do evento, as visitas poderão ser feitas das 16h às 22h. A expectativa dos organizadores é que 50 mil pessoas passem pelo Espaço Cultural para conhecer de perto os trabalhos dos artesãos paraibanos.
Durante a feira, serão homenageados 15 artesãos de diversas localidades do estado: Clovis Martins (Guarabira), Lindalva Maria Andrade Néri (Gurinhém), Maria Nazaré Neres (Baía da Traição), Gilma Pereira de Oliveira (Caaporã), Carmelita Anunciada da Silva (São Sebastião do Umbuzeiro), José Sales (Boqueirão), Lourdes Diniz (Campina Grande), João Batista Barreto (Nova Palmeira), João Avelino (Campina Grande), Emiliano Alves Pereira (Monteiro), João de Deus Cavalcante (João Pessoa), Joca dos Galos (Araçagi), Maria José Rodrigues Pereira (Serra Branca) e Chico Ferreira (Catolé do Rocha).
“Eles trabalham com materiais como madeira, ferro, couro, brinquedo popular, renda renascença, algodão colorido, que são alguns dos mais significativos do nosso artesanato. Eles são alguns dos representantes que trabalham há bastante tempo com isso, alguns com mais de 40 anos de ofício. Os trabalhos deles trazem uma raiz cultural de sua comunidade, da Paraíba, com os costumes que preservam e mantêm renovados”, comenta a gestora do PAP, Lu Maia.
Em uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), o Empreender-PB e o Procon-PB, foram investidos mais de R$ 500 mil para a realização da edição. O Salão também conta com o apoio da Agência de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa/PB) na capacitação e conscientização dos artesãos da gastronomia, como um primeiro passo para que os pequenos produtores se organizem e ofereçam seus produtos com registro.
PAP – O Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) foi instituído no ano de 2003, por meio do decreto nº 26.647, para a preservação da cultura paraibana e sua identidade, fomentando o artesanato local, trazendo investimentos para educação e capacitação dos artesãos. Assim, este também faz o papel de incentivar o desenvolvimento econômico e incluir socialmente os artesãos cadastrados no PAP contribuindo assim para o desenvolvimento econômico local.
Com o intuito de valorizar e manter a qualidade do produto artesanal da Paraíba em 2004 foi instituída a Curadoria do Artesanato. Este setor é responsável por analisar, qualificar e registrar os artesãos e seus produtos. Com isso a inclusão social do artesão fica garantida bem como a preservação da cultura local.
Secom-PB com fotos de João Francisco

Caixa Econômica quer demitir mais 10 mil funcionários

Foto: divulgação da internet
Caixa Econômica Federal prevê poder economizar até R$ 1,5 bilhão por ano, a partir de 2018, com o plano de demissão voluntária (PDV) desenhado para este ano.
A ideia do banco estatal é conseguir o desligamento de 10 mil funcionários, ou quase 10% do total de empregados atual, noticia o jornal O Estado de São Paulo.
Caixa deve pagar 10 salários extras e garantir o plano de saúde por um tempo que ainda está em discussão.
O PDV será oferecido a todos os funcionários, e não apenas aos que já puderem se aposentar.
ParaíbaOnline com informações do Estadão

Bolsa Atleta tem inscrições abertas até dia 20 de janeiro

Foto: reprodução da internet
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), prorrogou as inscrições do Bolsa Atleta.
De acordo com o edital 003/2016 publicado no Diário Oficial na última terça-feira (3), o novo prazo para as inscrições do programa que beneficia financeiramente atletas, paratletas e técnicos paraibanos é até o dia 20 deste mês.
Em João Pessoa, os interessados podem se inscrever na Vila Olímpica Parahyba, e em Campina Grande, na sede da 3ª Regional de Ensino.
“O prazo se estendeu para que os que não teriam condição de se inscrever até este dia 6 de janeiro possam ter mais tempo e não deixarem de fazer. O horário permanece o mesmo, ou seja, no horário comercial”, disse o presidente da Comissão do Bolsa Atleta (CBA), Antônio Meira.
O secretário Bruno Roberto justificou a preocupação do Governo do Estado em atender aos desportistas com a publicação do edital.
“O Governo do Estado teve a preocupação de não querer que o desportista não pudesse realizar sua respectiva inscrição no programa por conta do prazo, que anteriormente era de dez dias úteis. A equipe da Sejel tem a satisfação de atender a todos, nesse período, tanto em João Pessoa quanto em Campina Grande”, frisou.
Secom-PB

Dinaldinho concede entrevista coletiva abordando suas metas e desafios para a gestão.

Foto: COORDECOM da Prefeitura Municipal de Patos
O prefeito Dinaldinho Wanderley concedeu, na manhã desta quarta-feira (04), no auditório do SAMU, sua primeira entrevista coletiva onde esteve presente a imprensa de Patos e região.

Acompanhado do seu vice, Bonifácio Rocha, e de todos os secretários do seu governo, o prefeito Dinaldinho falou sobre as medidas e providências que foram tomadas até o momento como também dos seus projetos futuros para a cidade de Patos.

SECRETÁRIOS
Em seu discurso, abordou os mais variados temas. Com relação aos secretários, o prefeito Dinaldinho afirmou que todos terão autonomia para resolver os problemas de suas pastas, porém serão monitorados quantos as suas ações. Ainda acrescentou que todos terão acesso ás informações referentes ao seu governo.

EDUCAÇÃO
Sobre a educação, Dinaldinho afirmou que a infraestrutura dos colégios e autarquias da Secretaria estão sendo avaliadas para possíveis reformas, bem como providencia a aquisição emergencial de fardamentos e materiais necessários para o início das aulas. Também foi citado que será dada a devida atenção ao treinamento dos professores e feitas parcerias com entidades educacionais.

SAÚDE
Discorrendo sobre a saúde no seu governo, o prefeito Dinaldinho falou que ele, juntamente com a secretária de saúde, Andressa Lopes, conseguiram a aquisição de duas ambulâncias do SAMU pelo Ministério da Saúde, como também providenciado o conserto de ambulâncias que precisavam de reparos e ainda foi dada a entrada na regulação da Unidade de Intervenção Rápida do SAMU.

Dinaldinho ainda enfatizou que está em processo de negociação para aquisição e reforma do Centro de Imagem de Patos que será equipado com equipamentos que possibilitarão melhor atendimento à população, para o que firmará convênios com órgãos federais e com terceirizados.

Sobre a UPA, Dinaldinho afirmou que PA Maria Marques permanecerá aberto 24 horas enquanto durar a auditoria na UPA recém inaugurada na qual foram constatadas diversas irregularidades, que impediriam o bom funcionamento da unidade.

MEIO AMBIENTE
Ao tratar do Meio Ambiente, Dinaldinho começou falando da situação do Rio Espinharas o qual passa por processo de assoreamento, fato que pode ocasionar vários problemas em períodos chuvosos. “Estamos comunicando ao Governo Estadual e Federal o risco desse desastre ambiental iminente”, completou.

SERVIÇOS PÚBLICOS
Foi autorizada a limpeza de todos os canais da cidade e a coleta de lixo está mantida e assegurada até que seja feita nova licitação. A Prefeitura está contratando, emergencialmente, carros pesados para auxiliar na limpeza. A gestão quer diminuir em 45%  os gastos com iluminação e, para isso, será contratada uma nova empresa para instalar na cidade uma iluminação com menor gasto de energia.

AGRICULTURA
Já foi iniciado o cadastro dos agricultores, visando levantar a vocação de cada região, tendo em vista a potencialização da produção. A gestão dará foco à agricultura familiar e a produção para o próprio consumo. Também serão contratados carros para auxiliar nos trabalhos do matadouro, como forma de garantir o bom estado das carnes, além de outras melhorias para a vida do homem do campo.

STTRANS
Está sendo feita a contratação de uma equipe de consultoria no trânsito para estudar as mudanças necessárias. O prefeito aproveitou para dizer que autorizou a parceria da STTRANS com as demais secretarias para desenvolver projetos de educação no trânsito e a mobilidade urbana.

CONTROLADORIA INTERNA
A Controladoria Interna ficará a cargo da Dra. Pollianna Queiroga a qual terá toda liberdade e autonomia para desempenhar seu papel.

FINANÇAS
Em reunião com a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, foi estabelecida uma parceria que garantirá horários especiais para atendimento aos servidores municipais, como também a finalização do cadastro do Internet Bank  para a instalação de uma Unidade Caixa na Prefeitura, substituindo o manual da tesoureira.

ADMINISTRAÇÃO
A administração realizará um censo municipal de todos os servidores, durante o qual ficará proibida toda e qualquer movimentação de pessoal.

Nessa nova gestão, será construído o Centro Administrativo, local onde as secretarias irão se instalar. Os departamentos estão passando por um processo de modernização durante o qual serão informatizados.

Também foi criada uma comissão de controle e contenção de gastos e eficiência nas autarquias do município.

ESPORTE
Haverá mudança da Secretaria para o Rivaldão e o destravamento e início da Vila Olímpica e dos recursos do Centro de Iniciação de Esporte e executado o projeto da praça da Juventude com investimentos de 2 milhões de reais conseguidos pelo Deputado Federal Pedro Cunha Lima.

CULTURA
O prefeito Dinaldinho pretende criar a Fundação Cultural de Patos e, após a aprovação de criação da Fundação na Câmara Municipal, iniciará a captação de recursos para o Carnaval e São João. A Fundação terá à frente a Dra. Ana Cláudia Batista.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL
A gestão já iniciou o atendimento com acompanhamento do tratamento dos pacientes com microcefalia, em Campina Grande, tratamento e atendimento que pretende passar a realizar em Patos, Será iniciado na próxima semana um convênio com a entidade Bom Pastor em João Pessoa,  para acolher os enfermos que farão tratamento de câncer no hospital Laureano.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E HABITAÇÃO
O prefeito destacou que esta sendo feito um estudo de projeto para a criação do Minha Casa Minha Vida voltado para os funcionários de Patos e que estão finalizando um programa de financiamento aos pequenos empreendedores com juros de até 0%.

PROCON
O prefeito determinou o fim do cabide de empregos no órgão e decretou autonomia para fiscalizações e autuações e a informatização do atendimento com a criação de um aplicativo funcional.

PROCURADORIA DO MUNICÍPIO
Dinaldinho determinou que se faça legalmente o desbloqueio dos recursos do FUNDEF e que sejam apuradas desvios de condutas e de improbidade quando identificados. Também foi anunciado que a nova sede da PGM será ao lado da prefeitura no prédio do antigo Ministério Público Estadual.

PATOSPREV
Será mantido o cronograma de contribuição patronal e empregatício, os investimentos com rentabilidade em Banco Oficial e confrontos de contas com a União. Também será feita a modernização com informatização e transparência, bem como auditoria e punições quando cabíveis.

PLANEJAMENTO E GESTÃO
O prefeito destacou que estão sendo colocadas em prática ações, em curto, médio e longo prazo que visam cortes de despesas, gastos e aumento da arrecadação. Está sendo planejado um novo georreferenciamento e a informatização de toda a máquina pública.  Dinaldinho também destacou que foi iniciado o projeto arquitetônico para a construção, ainda este ano, de centro administrativo.

Coordecom

Inscrições para concurso da prefeitura de Taperoá são reabertas

Fotomontagem: Thiago Florentino
Foi reaberto na terça-feira (3) e segue até o dia 10 de janeiro o prazo de inscrição para o concurso da prefeitura de Taperoá, no Cariri paraibano, que havia encerrado na sexta-feira (30). De acordo com o edital, no total são oferecidas 67 vagas, sendo três para pessoas com deficiência, em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários oferecidos variam entre R$ 880 e R$ 1.731,64. As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio da internet, no site da organizadora.

Segundo o edital, o cargo com o maior número de vagas disponíveis é o de motorista na categoria D, com 10 vagas sendo uma para pessoa com deficiência. A oportunidade exige ensino fundamental completo, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D.

Já os cargos com maior salário são os de professor de artes e professor de matemática. Para o cargo de professor de artes, é necessário que o candidato tenha licenciatura plena em artes ou em educação artística. Já para o de professor de matemática, é preciso ter licenciatura em matemática ou em ciências, com habilitação em matemática.

A jornada de trabalho para a maioria dos cargos é de 40 horas semanais, sendo que também existem oportunidades com 20 e 30 horas, além de plantões de 24 horas.

Além das vagas citadas, também existem oportunidades para assistente social, auxiliar de serviços gerais, agente social, artesão, auxiliar de consultório dentário, agente de endemias, artífice (eletricista, pedreiro), agente comunitário de saúde, farmacêutico, coveiro, enfermeiro (PSF, Samu), engenheiro civil, fonoaudiólogo, fiscal de tributos, fisioterapeuta, fiscal de vigilância sanitária, médico clínico PSF, médico psiquiatra, motorista socorrista do Samu, nutricionista, operador de máquinas pesadas, operador social, odontólogo do PSF, técnico em radiologia, técnico em enfermagem Samu e professor de educação básica I.

As provas estão previstas para acontecer no dia 12 de fevereiro, sendo o turno da manhã para os cargos de nível médio e superior e à tarde para os cursos de nível fundamental. A aplicação deve acontecer principalmente na cidade de Taperoá, mas de acordo com a quantidade de inscritos, também podem acontecer em municípios próximos.

A taxa de inscrição é de R$ 40 para cargos de nível fundamental, R$ 60 para os níveis médio e técnico e R$ 100 para os cargos de nível superior. Segundo o edital, pode ser pedida a isenção da taxa de inscrição em casos de extrema pobreza devidamente comprovada. O certame tem validade de dois anos e poderá ser prorrogado, uma vez, por período igual.

G1Paraíba

Pombal fica de fora da lista de prefeituras com contas desbloqueadas pelo TCE-PB

Foto: divulgação da internet
Oito das 26 prefeituras que tiveram as contas bloqueadas pelo Tribunal de Contas do Estado, na semana passada, já estão liberadas para movimentar os recursos municipais nesta terça-feira (3). Foram elas: Lastro, Lagoa Seca, Fagundes, Belém de Brejo do Cruz, Conde, Pilõezinho, Itabaiana e Patos. Pela manhã, o presidente da Corte, em exercício, conselheiro André Carlo Torres Pontes, recebeu, em audiência, os prefeitos de Lastro, Athayde Gonçalves Diniz, e Patos, Dinaldo Wanderley. Também do Conde, Marcia Lucena; Fagundes, Magna Madalena Brasil Risucci e Belém do Brejo do Cruz, Cláudio Maia Pimenta, oportunidade em que assinou os desbloqueios das contas, após requerimento dos titulares.

Todos os prefeitos paraibanos, eleitos e reeleitos, foram convocados pelo TCE, entre os dias 03 e 06 do corrente, para providenciar a atualização cadastral no sistema eletrônico do Tribunal de Contas – Tramita e Portal do Gestor. Na oportunidade, as prefeituras – aquelas que tiveram as contas bloqueadas por irregularidades em balancetes na gestão passada, estão requerendo a regularização das contas bancárias, também por força da Circular 01/2017 –TCE-GAPRE.

Em conversa com o prefeito Athayde Diniz, do Lastro, André Carlo lembrou as recomendações do TCE para que os prefeitos providenciem o bloqueio das respectivas contas por meio de ato legal e façam avaliações de todos os pagamentos que estejam programados, inclusive em relação a compensações a serem consolidadas e no que diz respeito às folhas de pessoal.

No documento o Tribunal de Contas, considerando suas atribuições como órgão orientador e de controle externo, nos termos da Constituição Federal, convidou os prefeitos a comparecer ao órgão, no mesmo período, 03 a 06 de janeiro, para, querendo, formalizar a solicitação de desbloqueio das contas bancárias dos respectivos municípios, firmando assim o compromisso de regularizar as causas que ensejaram o bloqueio até o final do mês.

O TCE determinou o bloqueio das contas bancárias das 26 prefeituras na quinta-feira (29/12/16), tendo como base técnica nos relatórios da auditoria, complementados pelas análises da Consultoria Técnica do TCE-PB. No ofício endereçado aos bancos, o TCE-PB assegura a liberação de recursos apenas para o pagamento dos salários de servidores. De acordo com o ofício circular, as irregularidades configuram afronta às normas que disciplinam a matéria, com base nas exigências da Resolução Normativa (RN TC 03/2014).

Ascom-TCE-PB

Portaria que redefine diretrizes das UPAs é publicada no Diário Oficial

Foto: divulgação da internet
Portaria do Ministério da Saúde que redefine as diretrizes de modelo assistencial e financiamento das unidades de Pronto Atendimento (UPAs) é publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (4). O documento, com 50 artigos, traz uma série de medidas que regulam o funcionamento das UPAs.

A portaria estabelece, entre outros pontos, que “caberá ao gestor" definir o número de profissionais, incluindo médicos, da equipe assistencial da UPA 24 horas, tomando como base a necessidade da Rede de Atenção à Saúde (RAS), bem como as normas em vigor, inclusive as resoluções dos conselhos de classe profissionais. 

Segundo a portaria, deve ser mantido "o quantitativo de profissionais suficiente, de acordo com a capacidade instalada e o quadro de opções de custeio”.

Para o custeio, o ministério repassará o valor mensal conforme a capacidade operacional de funcionamento da unidade, declarada no termo de compromisso.

Agência Brasil

Mineral permanece com Ricardo e diz que não sofre patrulha do PSDB

Foto: divulgação da internet
O deputado estadual Antônio Mineral, do PSDB, afirmou hoje que apesar de ser de um partido de oposição, vai continuar atuando na Assembleia Legislativa na base do governador Ricardo Coutinho (PSB). Com a renúncia do companheiro de partido Dinaldo Filho, que foi eleito prefeito de Patos, Mineral assumiu a titularidade de seu quinto mandato e disse que não tem sofrido patrulha dos tucanos:

"Eu apóio o governador e o PSDB não disse nada até hoje. Então, sou do PSDB, mas voto a favor das matérias do governo na Assembleia e tenho um bom relacionamento com os representantes de meu partido", disse Mineral.

ParlamentoPB

Quase 2 mil motoristas são flagrados com excesso de velocidade na Paraíba

Foto: ParaíbaOnline
Terminou a meia noite desta 2ª feira, 2, a Operação Fim de Ano da Polícia Rodoviária Federal, iniciada no último dia 23 de dezembro em todas as rodovias federais que cortam a Paraíba.
Conforme balanço divulgado pela PRF, 1.929 motoristas foram flagrados em excesso de velocidade.
Foram registrados 57 acidentes, sendo 16 considerados graves.
Cerca de 50 pessoas ficaram feridas e cinco mortes foram registradas.
Apesar dessas ocorrências, a PRF apontou uma redução em mais de 30% nas ocorrências de 2017 em comparação com o mesmo período do ano passado.
ParaíbaOnline com informações da TV Itararé