sexta-feira, 13 de abril de 2012

Anatel aprova edital para licitação de telefonia 4G


A tecnologia 4G é a mais avançada no momento para
a transferência de dados via celular.
Até seis empresas competirão em cada localidade para obter faixa de freqüência que permitirá ofertar telefonia e internet móvel ultrarrápida

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira o edital para licitação das faixas voltadas para telefonia de quarta geração (4G), de 2,5 gigahertz (GHz), e para a internet móvel rural, de 450 megahertz (MHz). O leilão está previsto para a primeira semana de junho.

Atendendo a pedidos das empresas de telecomunicações na fase de consulta pública, o relator do edital, conselheiro Marcelo Bechara, realizou alterações na divisão dos lotes do leilão do 4G, de modo a permitir que as companhias prestem o serviço regionalmente. "A divisão cria possibilidade de uma competição mais local", definiu Bechara.

Com isso, as cinco faixas nacionais de 4G foram redistribuídas em quatro lotes nacionais, mais dois regionais, abrindo espaço para até seis empresas competirem em cada localidade. "Esse é o edital mais complexo que a Anatel já teve", comentou o conselheiro.

Para a licitação da internet móvel rural, no entanto, os lotes continuam com abrangência nacional, conforme proposta original aprovada em janeiro. A data do leilão e os preços envolvidos na disputa não foram divulgados, uma vez que dependem, ainda, de análise a ser feita sobre o edital pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

(com Agência Estado)

Fonte: Veja