terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Visando mais chuvas a Secretaria de Infraestrutura de Patos realiza limpeza e manutenção de galerias em várias ruas da cidade

Com as chuvas recentes, como também visando as futuras e sem contar com o grande acúmulo de lixo nas galerias em algumas ruas de Patos, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Infraestrutura, está realizando o serviço de limpeza e manutenção dessas até amanhã, quarta feira, 19.

Os trabalhos começaram nessa segunda, 17, no cruzamento das ruas Dom Pedro II e Felizardo Leite. Hoje, terça feira, 18, os serviços foram executados na rua Euclides Franco, bairro da vitória, se estendo amanhã pelos bairros, São Sebastião, Belo Horizonte, Jatobá e Alto da Tubiba.

A secretaria pede a compreensão da população para não jogar lixo próximo aos bueiros e nos canais da palmeira e do frango, pois havendo o aumento dessas chuvas, o acúmulo o lixo pode ocasionar no entupimento desses locais que são o escape para as águas pluviais, causando alagamentos e transtornos aos prédios e residências próximos a esses locais.

Para relatar qualquer problema, a população pode entrar em contato com a secretaria através do telefone: 83 – 3423-3610.

Thiago Florentino com informações da Coordecom

Sisu 2014: IFPB convoca primeiros aprovados da lista de espera

Foi divulgada na tarde desta segunda-feira (17) a primeira convocação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para cursos superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). O candidato interessado deve comparecer ao campus onde concorre à vaga entre os dias 19 e 21. Confira o os documentos exigidos no Edital no site do IFPB.

Estão inscritos na lista 7.233 candidatos e estão disponíveis cerca de 400 vagas distribuídas nos dez campi. A documentação será analisada até o dia 28, obedecendo aos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e as cotas adotadas na instituição. A confirmação da matrícula deverá ser divulgada no dia 6 de março.

O IFPB reserva 50% das vagas para quem estudou na escola pública e, entre essas, há reserva para afrodescendentes, indígenas e quem tem renda familiar inferior a 1,5 salário mínimo. Também são reservadas cotas de 5% para pessoas com deficiência. No campus de Sousa, há reserva para assentados da reforma agrária.

Os cursos com ofertas de vagas são: Engenharia Civil, Tecnologia em Design Gráfico, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Construção de Edifícios, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Telemática, Design de Interiores, Geoprocessamento, Alimentos, Negócios Imobiliários, Redes de Computadores, Sistemas de Telecomunicações, Sistemas para Internet, Segurança no Trabalho, Agroecologia, Bacharelados em Engenharia Elétrica, Medicina Veterinária e em Administração e Licenciaturas em Matemática, Física, Educação Física e em Química.

É necessário apresentar uma foto 3x4, colorida e recente, com identificação do nome no verso; cópias da Certidão de Nascimento ou de Casamento; Carteira de Identidade, com data de expedição; CPF; Certificado de Conclusão do Ensino Médio, Histórico Escolar. Para homens maiores de 18 anos, é preciso o Certificado de Alistamento Militar ou de Dispensa de Incorporação. Para os que ingressaram através das cotas  é exigida a documentação específica descrita no edital.

G1Paraíba

Chove em 70 cidades da PB, mas volume de açudes não sobe, diz Aesa

Foram registradas chuvas em 70 cidades da Paraíba nas últimas 24 horas, segundo o setor de Monitoramento e Hidrometria da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). O município com maior precipitação foi Sousa, no Sertão, com 80,3 mm.

A previsão para as próximas 24 horas é de novas precipitações nas regiões do Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão.

Segundo a Aesa, os meses de fevereiro, março e abril são considerados o período chuvoso no Sertão, mas, até o momento, não foram registradas chuvas significativas para aumentar o volume dos açudes da região.

Dos 123 reservatórios monitorados pela Aesa, 59 estão com capacidade armazenada superior a 20%, outros 28 têm menos que 20% e 36 estão com menos que 5% do volume total.

Ainda foram registradas precipitações de maior intensidade nas cidades 
Mato Grosso (62,6 mm), Catolé do Rocha (61 mm), São Bentinho (60,6 mm), Curral Velho (60,5 mm) e Bonito de Santa Fé (54 mm).

“Choveu em praticamente todas as regiões neste final de semana. Contudo, as chuvas foram mais fortes na noite de domingo (16) e madrugada desta segunda-feira (17) no Sertão”, comentou a meteorologista Marle Bandeira.

De acordo com a meteorologista, as precipitações foram causadas pelo aumento na nebulosidade e a atuação de um vórtice ciclônico. “Este fenômeno meteorológico continua atuando sobre parte da região Nordeste. Por isso a nebulosidade continua variável e deverão ser registradas chuvas isoladas no setor centro-oeste da Paraíba”, acrescentou Bandeira.


G1Paraíba