segunda-feira, 11 de março de 2013

Momento Esportivo

                NATAÇÃO
            Nadadores masters de três estados participam de travessia na Paraíba
Nadadores da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte participaram da quarta edição da Travessia Master de Natação, que aconteceu na manhã deste domingo, em João Pessoa. O percurso feito pelos atletas saía da Praia do Cabo Braco até os recifes de corais de Picãozinho. Ao todo, o percurso foi de 3 quilômetros. De acordo com a organização do evento, a prova não era competitiva.
FUTEBOL
Apace-PB tem quatro jogadores na seleção brasileira de futebol de cinco
A Associação de Cegos da Paraíba (Apace) forma a base da equipe brasileira, com quatro jogadores: o goleiro Daniel Dantas e os atletas de linha Damião Robson, Marcos José e Bill.
A seleção brasileira de futebol de cinco volta a seu reunir nesta quarta-feira, desta vez em Campinas, para mais uma etapa de treinamento visando o novo ciclo paralímpico. Os 14 jogadores convocados pelo técnico Fábio Vasconcelos vão passar quatro dias no interior paulista para avaliações físicas.
Campinense vence ASA fora de casa e fica perto do título da Copa do NE
O Campinense abriu uma importante vantagem na decisão da Copa do Nordeste. Jogando no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, o time paraibano fez 2 a 1 no ASA e agora leva a vantagem do empate na partida do próximo domingo, no Amigão, em Campina Grande. Na verdade, o Rubro-Negro ainda pode levantar a taça mesmo com uma derrota, desde que seja por 1 a 0, em função do gol marcado fora de casa.
Sousa vence o Nacional de Patos por 2 a 0 e estreia bem no Paraibano 2013
O Sousa venceu o Nacional de Patos por 2 a 0 na primeira rodada da segunda fase do Campeonato Paraibano 2013. A partida aconteceu na tarde deste domingo, no Estádio Marizão, e marcou a estreia do Dinossauro na competição. O Alviverde de Sousa estava disputando a Copa do Nordeste e não participou da primeira fase do estadual

Produção e Apresentação: Thiago Florentino

CONCLAVE: Mais de 4,8 mil jornalistas de 65 países pediram autorização para fazer cobertura

A eleição do sucessor do papa emérito Bento 16 chama a atenção da imprensa mundial. Pelo menos 4.812 jornalistas, de 1.400 veículos de imprensa, de 24 idiomas e 65 países, obtiveram credenciais (autorização) para a cobertura do conclave, que começa amanhã (12). Porém, até o último domingo (11) o número de pedidos era 5.256. Antes da concessão de autorização, o Vaticano busca informações sobre os profissionais e os veículos que representam.

De acordo com o Vaticano, estrutura semelhante ocorreu quando o papa João Paulo 2º morreu, em 2005, e, em seguida, houve a eleição de seu sucessor Bento 16. Porém, na tentativa de organizar a cobertura, predominam os sistemas de sorteio e pool (quando um veículo é responsável pela transmissão de imagens e informações para os demais).

O Vaticano montou uma estrutura específica para a cobertura do conclave. Há uma sala de imprensa na Santa Sé com direito a informações e imagens enviadas pela Rádio Vaticano, o Centro Televisivo Vaticano e o Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais e da União Europeia de rádio FM (EBU).

A equipe de imprensa do Vaticano é eficiente e cuidadosa: em geral, transmite informações em vários idiomas em tempo real. Mas o conteúdo atualizado com mais frequência é o divulgado em italiano.

No centro de imprensa são definidas 18 posições para os cinegrafistas, 21 cabines para os repórteres de rádio e espaço para 28 emissoras de televisão. Apesar do esforço para a organização, o espaço é insuficiente para a quantidade de jornalistas presentes na cobertura. Muitos tentam evitar o uso da sala de imprensa em busca de informações diferenciadas e da garantia de internet.

Thiago M. Florentino

Fonte: UOL