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Thaís Fernandes iniciou seu negócio de personalização de presentes na Paraíba sem investir R$ 1 (Foto: Divulgação / Edvan Diniz) |
No primeiro trimestre de 2014, a Paraíba conquistou
três premiações nacionais voltadas para mulheres empreendedoras com
representantes do Litoral, Cariri e Sertão. O empreendedorismo, os
diferenciais na oferta de serviços e a criatividade foram fundamentais, segundo as três paraibanas premiadas para conquistar o reconhecimento nacional.
Kassya de Freitas foi a mais recente ganhadora do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil 2013), na categoria Serviços de Saúde
por conta do reconhecimento do seu laboratório de análises clínicas,
instalado em Patos. No mês de fevereiro, a produtora rural Maria de
Fátima Barbosa de Camalaú, no Cariri, ficou com o primeiro lugar na
categoria nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e Thaís Fernandes
de Araújo, de João Pessoa, conquistou o segundo lugar como
empreendedora individual no mesmo prêmio.
Investimento zero
Sem R$ 1 real de investimento, a então estudante do ensino
médio Thaís Fernandes resolveu produzir presentes personalizados para
amigas. Da descoberta do talento para lidar com produção de objetos, ela
descobriu que levava jeito para empreender. Com 15 anos, ela abriu uma
página para Presentes Especiais em uma rede social. O sucesso foi tão
grande que, três anos depois, ela lançou sua loja virtual.
A receita do sucesso era simples: com o valor dos 50% de adiantamento do pagamento, Thaís custeava a compra dos materiais e produzia as peças sob encomenda. “Eu resolvi abrir uma empresa sem
um real no bolso para investir. Em dois anos eu já tinha vendido para
boa parte do Brasil e com três anos de criação atendi todos os estados,
mais as cidades de Miami, Dubai e Ilha da Madeira. Eu tive que freiar o marketing em 2011 para poder investir em qualificação”, afirmou.
A consciência de que cometeu erros por não ter um plano de negócios
nem experiência com atividades comerciais fez com que Thaís Fernandes
fosse em busca de capacitação. Esse foi o fator impulsionador para ela
ingressar no curso de Designer e Produtos da Universidade Federal da
Paraíba e nove anos depois do primeiro produto feito e vendido ela está
na pós-graduação em Gestão de Projetos. “Eu não tinha ninguém na família com experiência nesse tipo de mercado como referência. Acertei errando, mas fui em busca de qualificação”, disse.
Descentralização de serviços de empresa patoense garantiu reconhecimento
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Kassya Freitas Melo venceu o MPE Brasil 2013
(Foto: Divulgação/Sebrae) |
Em Patos,
no Sertão da Paraíba, a farmacêutica bioquímica Kassya Freitas
conseguiu em oito anos ampliar o raio de atuação do sue laboratório de análises clínicas
para dezesseis cidades da região, ampliar o universo de clientes de 3
mil para 100 mil por mês e conquistar o primeiro lugar na categoria
Saúde do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE
Brasil 2013).
A receita para esse reconhecimento, segundo
Kassya Freitas, é seguir à risca o planejamento feito desde a criação
do laboratório em 2006, o investimento em qualificação profissional da
equipe e a compreensão das necessidades dos clientes.
Em oito anos, o laboratório ampliou de cinco para 35 funcionários e
Kassya saiu da bancada de análise clínicas para encarar de vez toda a
parte administrativa. O resultado desse trabalho garantiu a ampliação do
laboratório, que conta com quatro pontos de coleta em Patos e mais doze
nas cidades.
Para dar suporte a todas essas cidades, o Lab Vita adquiriu um veículo
para agilizar o recolhimento do material nos pontos de coleta.
“Percebemos que a população ficava desassistida porque o acesso de
várias dessas cidades durante anos era de barro e os laboratórios
ficavam mais distantes. Com esses postos de coleta garantimos um serviço
de qualidade para uma população no entorno de Patos”, afirmou.
Kassya Freitas reforça que o binômio avaliação-planejamento mensal dá a
ela e a equipe uma visão global dos problemas, desafios e
potencialidades a serem exploradas pela empresa. “Realizamos todo mês
uma reunião com prestação de contas dos pontos de coleta, os dados da
ouvidoria, identificamos as insatisfações e planejamos melhorias. Muitas
das nossas metas são apontadas nessas reuniões movidas a ideias dos
nossos funcionários. Inclusive, nessas reuniões apontamos quais
formações e qualificações serão realizadas pela equipe”, afirmou.
A qualidade no atendimento é apontada pela empresária como diferencial
para manter o laboratório bem avalizado pelos clientes. “A equipe tem
que estar motivada para prestar um serviço de qualidade. O diferencial é
compreender o paciente não como alguém que deixa dinheiro na empresa,
mas como um ser humano que precisa ser respeitado e valorizado”, frisou.
Edição Thiago Florentino