quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Câmara Federal anula resolução do TSE que alteraria a bancada da Paraíba e mais 12 estados

A Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira (27), por 230 votos a favor, 60 contra e 8 abstenções, anular resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que altera a quantidade de deputados federais de 13 estados nas eleições de 2014.  Como já foi aprovada pelo Senado, o projeto de decreto legislativo será agora promulgado pelo Congresso Nacional.

Em abril, o TSE decidiu alterar o número de deputados na Câmara com base nos dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pela resolução, os estados de Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul perderiam um deputado cada. Paraíba e Piauí perderiam duas cadeiras.

Por outro lado, alguns estados seriam favorecidos: Amazonas e Santa Catarina ganhariam um deputado; Ceará e Minas Gerais passariam a ter mais dois. O Pará seria o maior beneficiado, passando de 17 cadeiras para 21. O estado de São Paulo continuaria com 70 cadeiras.

A última alteração nas bancadas, que estabeleceu o total de 513 cadeiras, foi feita em 1993. A decisão do TSE também teria impacto nas assembleias legislativas e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Deputados dos oito estados que perderiam posições na Câmara lideraram movimento para derrubar a resolução.

Para o deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), a decisão o TSE invadiu a competência do Legislativo ao emitir a resolução. "Essa recontagem só pode ser feita por lei. Quem pode aumentar ou diminuir o tamanho das bancadas é o Legislativo”, disse.

Já deputados que se beneficiariam com a decisão da Justiça Eleitoral tentaram impedir a aprovação do projeto. “É legítimo o que o TSE decidiu. Cinco estados tiveram crescimento populacional, e nossas bancadas estão muito aquém do tamanho”, disse o líder do PDT, André Figueiredo (CE).

G1
__________________________________________________________
Leia também:


Em Patos: Por pouco comemoração não terminou em tragédia

O gerente da 6ª GRE, professor Carlos Gabi, disse que prestará queixa junto a Delegacia de Polícia para que os responsáveis, ou o responsável, sejam (a) localizados, pois essa não é a primeira vez que um fato como esse ocorre.


The Voice Brasil será exibido mais cedo na Paraíba

Permitindo com que o público vote junto com das outras regiões do Brasil que estão no horário de verão.

Em Patos: Por pouco comemoração não terminou em tragédia

As comemorações na cidade de Patos pela vitória do Flamengo na Copa do Brasil 2013 por pouco não causam um grande prejuízo aos cofres públicos. Alguns torcedores soltaram fogos de artifício nas imediações da 6ª Gerência Regional de Educação, localizada no Bairro Liberdade, onde funcionou a Escola Dom Fernando Gomes, e as faíscas atingiram a vegetação do prédio gerando um incêndio que foi avistado de diversos pontos da cidade de Patos.

O fato ocorreu por volta das 23h desta quarta-feira, dia 27, e mobilizou equipes do 4º Batalhão do Bombeiro Militar – 4º BBM que chegaram em tempo de evitar que o fogo se alastrasse para outros pontos do prédio que abriga materiais da educação de toda a região polarizada por Patos.

Os moradores das imediações onde ocorreu o incêndio ficaram surpresos com a velocidade em que as chamas se espalharam. De acordo com as equipes dos bombeiros, esse fato se deu devido à vegetação estar seca facilitando assim a proliferação mais rápida do fogo. As labaredas chegaram a quase oito metros de altura. Foram usadas duas unidades de combate a incêndio para conter as chamas.

“O incêndio também atingiu várias cadeiras velhas que seriam doadas, pois já haviam sido trocadas por novas nas escolas. Foram mais de 300 cadeiras que ficaram danificadas”, disse Tenente Alan que comandou uma das guarnições dos bombeiros.

O gerente da 6ª GRE, professor Carlos Gabi, disse que prestará queixa junto a Delegacia de Polícia para que os responsáveis, ou o responsável, sejam (a) localizados, pois essa não é a primeira vez que um fato como esse ocorre. "Essas cadeiras seriam reaproveitas e doadas para algumas prefeituras que não dispoem de recursos para comprar. A perda foi quase que de 80% devido ao fogo", disse Gabi. 

Patosonline

The Voice Brasil será exibido mais cedo na Paraíba

Os fãs do The Voice Brasil precisam ficar atentos quanto à mudança no horário de exibição do programa nas TVs Cabo Branco e Paraíba. A partir desta quinta-feira (28), o reality show apresentado por Tiago Leifert irá ao ar a partir das 21h40, logo após 'Amor à Vida', igualando a programação ao resto do país e permitindo que o público vote junto com o Sul, o Sudeste e parte do Centro-Oeste, que estão no horário de verão. 

A partir de agora, o programa passa a ser transmitido ao vivo e o público participará ativamente através das votações por telefone e pela internet, por meio de um site que ainda será divulgado. Por isso, em todas as quintas-feiras até a grande final do The Voice, a novela das nove será encurtada para o Nordeste – terá apenas 35 minutos de duração. Para que os nordestinos não percam nenhum momento da história emocionante da Família Khoury, os capítulos das sextas-feiras serão alongados até as 23h. 

Depois de finalizadas as batalhas no The Voice Brasil, os participantes agora se preparam para o “tira-teima”, etapa em que os técnicos dividirão as equipes em trios e os telespectadores escolherão os seus favoritos. O que conseguir o menor número de votos estará automaticamente eliminado, enquanto o técnico decidirá qual dos dois restantes irá para as finais. A paraibana Lucy Alves é uma das participantes do reality. Ela está no time de Carlinhos Brown e vai participar da nova fase nesta quinta-feira (28).

G1Paraíba