domingo, 23 de abril de 2017

Gervásio Maia diz que nomes de aliados devem ser levados em consideração em 2018

Foto: assessoria
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia (PSB), quando questionado sobre as eleições de 2018, tem evitado se prolongar em suas resposta e procura sempre ressaltar que o momento é de muito trabalho e que o próximo pleito eleitoral deve ser debatido apenas no ano que vem. No entanto, o chefe do Legislativo Paraibano acredita que todos os possíveis nomes de aliados com o PSB devem ser levados em consideração para o cargo de governador.

Para Gervásio Maia, o nome do possível candidato ao cargo de governador da Paraíba em 2018 não deve estar restrito apenas ao PSB, mas lembra que so no próximo ano, a legenda terá uma visão melhor para a escolha do candidato. "Temos grandes nomes nos partidos que estão na aliança. Então isso é algo para ser discutido lá na frente”, disse o presidente da ALPB", declarou.

Gervásio voltou ressaltar que o ano de 2017 é de muito trabalho e destacou o que vem sendo realizado pelo governador Ricardo Coutinho na Paraíba em relação a outros estados. "É hora de trabalhar, segurar o ritmo diferenciado em relação aos estados vizinhos, em relação aos estados ricos do Sul e do Sudeste. Este é o foco".

PBAgora

Deputado cobra ao TJPB motivo para fechar comarcas no Estado

Foto: assessoria
O deputado Renato Gadelha (PSC) solicitou a realização de uma Audiência Pública para discutir a possível extinção e rebaixamento de comarcas pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. Ainda sem data prevista para ocorrer, a Audiência reunirá representantes do TJ, da OAB, sociedade civil e demais envolvidos.

“Queremos nos antecipar e discutir de forma aberta e direta com todos os envolvidos direta e indiretamente nesse processo as consequências que tal medida acarretaria para os municípios atingidos”, comentou Renato. Para o deputado, é preciso que se discuta de forma ampla a proposta. “Uma medida como esta não pode acontecer de maneira unilateral”.

Renato destacou que o fechamento de comarcas “tornará mais difícil o acesso à justiça, prejudicando diretamente a sociedade”. O parlamentar chamou atenção para detalhes como aumento de custos e dificuldade de deslocamento. “Os advogados teriam que cobrir enormes distâncias para acompanhar adequadamente os processos, apenas para citar uma complicação direta”.


Gadelha acredita que o bom senso irá prevalecer. “Ainda não conhecemos os detalhes da ideia e o primeiro passo nesse sentido é a realização da Audiência Pública. A partir daí, poderemos argumentar com mais propriedade. Confio no bom senso daqueles que dirigem o TJPB e tenho certeza que o nosso Tribunal não tomará nenhuma medida que possa prejudicar a sociedade paraibana”, finalizou Renato Gadelha.

MaisPB

Empresas envolvidas na ´Lava Jato´ já fizeram 600 mil demissões

Foto: Agência Brasil
A recessão e a Operação Lava Jato tiveram forte impacto no emprego. Um levantamento feito pelo jornal O Estado de São Paulo com dez das maiores empresas envolvidas no escândalo mostra que o corte chegou a quase 600 mil vagas entre 2013 e 2016, sem contar os postos indiretos eliminados no período.

Segundo a Petrobras, a queda do preço do petróleo no exterior também contribuiu para o corte.

As grandes construtoras foram afetadas pela crise do setor público, que provocou retração nas obras de infraestrutura, e pela diminuição da demanda por imóveis.


Estadão

Arcebispo da Paraíba convoca para Greve Geral. Confira vídeo

Foto: Pascom Paróquia de N. S. da Guia - Queimadas PB
A Greve Geral que deve paralisar o Brasil próxima sexta-feira, 28, ganhou reforço de membros da igreja Católica. Na Paraíba, o arcebispo Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, que foi anunciado pelo Vaticano no início do mês passado como novo arcebispo do estado, gravou uma mensagem convocando a população para participar das manifestações contra a reforma da Previdência.

"Sabemos que esta reforma implica em tirar direitos adquiridos dos trabalhadores e assegurados na Constituição de 1988", diz com Manoel. "Convocamos todos os trabalhadores a participarem desta grande manifestação, dizendo a palavra que o povo não aceita a reforma da Previdência nos termos que estão anunciando", afirmou o arcebispo.

Em março, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), chegou a emitir uma nota aprovada em seu Conselho Permanente sobre a reforma da Previdência. O documento afirma que a seguridade não é uma concessão governamental, mas sim direitos sociais conquistados com intensa participação democrática.

"Em nossa opinião, trata-se do desmonte da Previdência Pública e da retirada dos direitos trabalhistas garantidos pela CLT. Por isso, conclamamos todos, neste dia, a demonstrarem o seu descontentamento, ajudando a paralisar o Brasil", diz trecho de nota conjunta divulgada por entidades.

Além de Dom Delson, quem também está engajado nos preparativos do "Vamos parar o Brasil", é Dom Genival Saraiva de França, atual administrador apostólico da Arquidiocese da Paraíba. Na última quarta-feira (20), ele esteve reunido com integrantes da Frente Brasil Popular na Paraíba, discutindo detalhes do protesto.

Confira o vídeo:



ParlamentoPB

Dois finais de semana e fim do ranking das escolas são boas mudanças do Enem 2017

Foto: arquivo Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) anunciou algumas mudanças para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) deste ano. Uma delas levou em consideração o resultado de uma Consulta Pública realizada entre os meses de janeiro e fevereiro, em que mais de 60% dos 600 mil participantes disseram que a prova deveria ser feita em dois dias, um em cada final de semana, e não mais no mesmo final de semana (no sábado e no domingo).

“Da forma como agora foi estabelecida, além de evitar o desgaste físico e emocional dos alunos, que passavam por quase 10 horas realizando a prova num mesmo final de semana, eles terão a oportunidade de fazer a revisão de algumas disciplinas que talvez mais necessitem, durante esse intervalo de uma semana. Certamente contribuirá para o melhor desempenho deles”, acredita Fábio Silva, coordenador pedagógico.

As provas, neste ano, serão realizadas em dois domingos, dias 5 e 12 de novembro.

Veja mais


Para Silva, outra importante mudança para o Enem 2017 é o fim do “ranking” por escola, com base na divulgação das notas dos estudantes. “Afinal, não é este o objetivo do Exame, não é a isso que se propõe. O que se quer com o Enem é avaliar o estudante que está concluindo o ciclo da educação básica. E isso é apenas só um dos indicadores que pode vir a ser utilizado para avaliação das escolas”, diz o coordenador pedagógico.

Abaixo, confira outras importantes mudanças anunciadas pelo MEC:

- Provas de Linguagens e Matemática não serão no mesmo dia;
- Cadernos de questões serão personalizados com nome dos candidatos;
- Candidatos com cadastro no CadÚnico serão isentos da taxa de inscrição do Enem 2017;
- Atendimento especializado deve ser solicitado no momento da inscrição;

- As provas não serão mais utilizadas como mecanismo de certificação do ensino médio.

Tambaú247

Confira o cardápio desse domingo da Marmitaria e Petiscaria Raizeiros em Pombal

Aproveite o domingão para descansar e venha comprar sua quentinha ou marmita na Marmitaria e Petiscaria Raizeiros, fica BR 427, próximo ao entroncamento com a BR 230.
  • feijão mulatinho
  • Feijoada
  • Mugunzá
  • Arroz refogado
  • Arroz com leite
  • Macarrão
  • Verdura tropical
  • Verdura com maionese
  • Verdura crua
  • Batata doce
  • Bife de boi ao molho
  • Galinha capoeira
  • Frango frito

Aceitamos todos os cartões de crédito.


A quentinha custa apenas R$ 8,00.

TRE retoma julgamento da Aije da PBPrev nesta segunda

Foto: ParaíbaOnline
Será retomada na próxima segunda-feira, 24, o julgamento da Aije da PBPrev que pede a cassação do governador Ricardo Coutinho (PSB) e da vice Lígia Feliciano (PDT).

O julgamento tinha iniciado na semana passada e o placar ficou empatado entre os votos do juiz Romero Marcelo, que decidiu pela improcedência da ação, e do juiz Márcio Maranhão, pela cassação e inelegibilidade.

O pedido de vista foi feito juíza Micheline Jatobá.

Para o advogado da coligação que encabeçou a ação, Harrison Targino, o pedido de vista da juíza significa que o caso não é tão simples como alguns imaginam.

– Se o caso fosse simples e não tivesse o que se pensar, evidentemente o Tribunal já teria julgando absorvendo o governador do Estado. Pela gravidade que é o julgamento, há muito a se pensar sobre os efeitos dessa decisão e sobre as provas carreadas aos autos – disse.

Já o advogado da coligação encabeçada pelo governador, durante a explanação da defesa no julgamento iniciado na última semana, mostrou diferenças entre o caso de Ricardo Coutinho e do que causou a cassação de Cássio Cunha Lima, então governador.

– Não há ato que demonstre participação do governador Ricardo Coutinho nesses benefícios. Não houve se quer vinculação da imagem dele no guia e não há provas que demonstre que o governador tenha utilizado direta, ou indiretamente, alguma propaganda e atuado na exteriorização desse ato – disse ele destacando que no caso de Cássio Cunha Lima, o então governador participava de ações em cirandas de serviço e houve utilização do jornal estatal A União para dar destaque a isto.

Após a volta do julgamento, além da juíza Micheline Jatobá votarão os juízes Breno Vandeley, Emiliano Zapata e Antônio Carneiro.


Caso haja empate, a decisão final será dada pela desembargadora presidente Maria das Graças Moraes Guedes.

ParaíbaOnline com Informações da Campina FM

Loja no Rio de Janeiro dá 20% de desconto a quem entrar e disser FORA TEMER!

No país em que 78% das pessoas defendem a cassação de Michel Temer e 90% querem eleições diretas, um lojista do Rio de Janeiro encontrou uma solução para aumentar as vendas e estar em sintonia com o amplo desejo dos brasileiros.


Segundo registro da coluna de Ancelmo Gois, do Globo, a loja de roupas Dimpus, situada no bairro de Ipanema, Zona Sul do Rio, colocou na vitrine um cartaz que diz que quem entrar e disser “Fora, Temer” ganha... 20% de desconto.

Rio247

Protesto em JP pede justiça 90 dias após atropelamento do agente Diogo

Foto: reprodução da internet
Mais um protesto foi registrado nessa sexta-feira (21) pedindo justiça para o agente de trânsito Diogo Nascimento, que morreu após ser atropelado na madrugada do dia 21 de janeiro durante uma blitz da Lei Seca em João Pessoa. A manifestação ocorreu no bairro de Mangabeira, na Zona Sul da Capital, e marcou os 90 dias do crime, cujo acusado, Rodolpho Gonçalves Carlos da Silva, segue em liberdade.

O grupo de manifestantes, composto por parentes, amigos e colegas de trabalho de Diogo, fez um ‘pit stop’ e adesivagem de veículos que passaram pelo local. Além pedirem a prisão do acusado do crime, agentes do Detran-PB que atuam nas operações da Leia Seca também pediram melhores condições de segurança para as atividades que executam.

“O sentimento é de revolta porque até agora nada foi feito e a gente não quer que esse crime fique impune”, disse o pai de Diogo, Damião de Sousa.

“Três meses de luta! Não vamos parar até ver Rodolpho Carlos atrás das grades! Lutaremos sempre, não desistiremos jamais!”, diz postagem na página ‘Justiça para Diogo’, no Facebook.

Relembre o caso

Diogo Nascimento foi atropelado quando trabalhava em uma operação da Lei Seca. O suspeito de atropelá-lo, Rodolpho Gonçalves Carlos da Silva, teria desobedecido ordem de parada e avançado um Porsche que conduzia sobre o agente. A vítima chegou a ser socorrida para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, mas morreu no dia seguinte.

A Justiça pediu que Rodolpho fosse preso, mas o desembargador Joás de Brito concedeu habeas corpus na madrugada do dia 22 de janeiro, antes mesmo de o suspeito ser detido. O carro dele foi apreendido. Durante a semana que se sucedeu ao atropelamento, a Polícia Civil e o Ministério Público da Paraíba formularam novo pedido de prisão de Rodolpho.

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba decidiu, em sessão no dia 7 de março, não reavaliar o habeas corpus concedido a Rodolpho. A decisão argumentou que o processo “perdeu o objeto, uma vez que Rodolpho já se tornou réu”.

A defesa de Rodolpho alega que ele está colaborando com as investigações, entregou Carteira de Habilitação e o passaporte e que não há impunidade porque todos os requisitos legais de ampla defesa e direito ao contraditório vêm sendo cumpridos.

PortalCorrio

Brasileiros ainda não conseguiram guardar dinheiro em 2017

Imagem: reprodução da internet
A economia do país ultrapassa um período complicado de crise e os cidadãos brasileiros ainda não conseguiram poupar dinheiro neste ano.

O Indicador de Reserva Financeira, calculado pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, indica que, em fevereiro, apenas 16% dos consumidores das classes C, D e E conseguiram guardar algum valor. A parcela foi maior nas classes A e B: 34% conseguiram economizar.

Segundo a coluna Radar Online, da revista Veja, a maioria da população não conseguiu economizar nada. Nas classes A e B, 62% não conseguiram poupar em fevereiro. Quando se considera as classes C, D e E, o número sobe para 78%.

Além disso, em fevereiro, mais da metade (55%) dos que possuem dinheiro reserva fizeram uso dos recursos poupados. Entre os motivos para gastar as economias estão o pagamento de despesas extras (12%), pagamento de dívidas (12%) e imprevistos (11%).


Notícias ao Minuto