quinta-feira, 17 de maio de 2012

Identidade Estudantil: 100 anos de luta.

Analisemos a decisão do Sr. Ricardo Vidal, oriunda de uma "brilhante" idéia do deputado peemebista Gervásio Maia Filho, de que estudante não precisa usar a carteira estudantil, vejamos, "A juventude sempre cumpriu e cumpre um papel importante na História dos povos. No Brasil, também é assim. ...Defendendo os direitos de nossa sociedade, transformando a realidade em que viviam e contribuindo ativamente na construção de um país melhor. E fizeram História." (Trecho do Artigo - "Momentos da história do Brasil em que os estudantes marcaram presença." fonte: MundoJovem.com.br)

Com trajetória secular no Brasil, os estudantes foram verdadeiros heróis na nossa história, sempre lutando por seus direitos e interesses, de bem comum que afetariam toda a população em sua finalidade, de 1710 aos dias de hoje o movimento estudantil quebrou tabus e derrubou várias barreiras que imperraram o crescimento de nosso país.

Há quase 100 anos são assegurados direitos vinculados a identificação estudantil. A carteira de estudante é o objeto de identificação do estudante, não um mero instrumento de arrecadação de verbas para entidades da classe, além disso também significa um vínculo com as entidades e funciona como um instrumento de politização dos estudantes de todo país.

O que quero dizer é que com a validação da lei 9.671/12, tudo o que aconteceu em pouco mais de 300 anos não valeram de nada, é fato que há erros, sim, na confecção e nos repasses financeiros, mais o que deveria acontecer era uma ação direcionada para a resolução destes, agora em um ato politiqueiro e em louvor da promoção de si mesmo, o Dep. Gervásio Maia Filho e o Sr. Juiz Substituto do TJ-PB Ricardo Vidal, sepultaram a identidade estudantil paraibana.

Thiago M. Florentino

A notícia: 
Justiça desobriga a carteira de estudante na PB

O juiz substituto do Tribunal de Justiça da Paraíba, Ricardo Vidal, acatou agravo de instrumento movido pelo Ministério Público e determinou a desobrigatoriendade da carteira de estudante para a compra de passagem em João Pessoa.

Com a decisão continua valendo a Lei do deputado estadual Gervásio Maia Filho (PMDB), que dispensa a apresentação da carteira estudantil no Estado, substituindo-a  apenas por uma declaração de matrícula e documento com foto.

A carteira de estudante agora se tornará opcional.

Fonte: PBAgora