sexta-feira, 22 de novembro de 2013



Hemocentro comemora Dia Nacional do Doador de Sangue na segunda-feira, 25

De acordo com a programação organizada pelo Núcleo de Ações Estratégicas, as atividades terão início às 10h com o acolhimento aos doadores. Em toda a rede formada pelos Hemocentros de João Pessoa e Campina Grande, além dos Hemonúcleos são 399.676 doadores de sangue.

_______________________________________________________

TRE julga improcedente representação contra governador

O juiz Tércio Chaves de Moura, que atuou como relator da representação,  entendeu que os comentários feitos durante o programa Fala Paraíba não correspondem à propaganda extemporânea.




_______________________________________________________

> MP consegue condenação de réu por ligação na morte de radialista 

A acusação foi realizada pela promotora de Justiça Juliana Salmito. Segundo se apurou no processo, que possui mais de oito volumes, Rogério Figueiredo intermediou a contratação do executor Sebastião (já falecido) a mando do réu Miguel Paiva.

_______________________________________________

> Paraíba terá transporte alternativo regularizado

O presidente da Cootranspat-PB, Carlos Lima, afirmou que todas as informações sobre transporte alternativo que existe atualmente no estado foram passadas ao governo, bem como as necessidades do trabalhadores desse ramo. 
_______________________________________________

> Detento liga para rádio, de dentro de cadeia em Sousa, e denuncia maus tratos

Um familiar, chorando, contou que agentes tiraram fotos de um preso – encontrado morto no interior da sela no começo da semana – e que vão guardar os registros de lembrança. Este acontecimento foi relatado, a risos, pelos agentes a um detento.

Hemocentro comemora Dia Nacional do Doador de Sangue na segunda-feira, 25

O Hemocentro de João Pessoa elaborou uma programação especial para lembrar o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado na próxima segunda-feira (25). De acordo com a programação organizada pelo Núcleo de Ações Estratégicas, as atividades terão início às 10h com o acolhimento aos doadores. Em toda a rede formada pelos Hemocentros de João Pessoa e Campina Grande, além dos Hemonúcleos são 399.676 doadores de sangue.

Logo após o acolhimento, acontecerá à entrega de uma Van doada pelo Rotary Clube. De acordo com a diretora do Hemocentro, Sandra Sobreira, o veículo será usado nas ações para incentivar os doadores de sangue. Ainda segundo a programação, haverá o lançamento oficial da “Carta de Serviços”, que mostra a atuação do Hemocentro na Paraíba. “É um ‘raio-x’ do Hemocentro”, resumiu Sandra Sobreira. 

A programação ainda prevê atividades laborais, homenagens aos doadores aniversariantes e aos que realizam maior número de doações. O Hemocentro também será homenageado pelos alunos da Escola Augustinho Fonseca Neto, no Bairro do Cristo. De acordo com Sandra Sobreira, a escola realiza atividades sobre a importância da doação de sangue. Também acontecerão apresentações culturais com a apresentação de palhaços e do mascote do Hemocentro. 

Hemocentro – A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Para tanto, é composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande. 

Para manter o estoque de sangue, o Hemocentro realiza várias ações de caráter educativo e de mobilização junto a população paraibana, a exemplo das coletas externas de sangue que são realizadas mensalmente em órgãos públicos e privados como também as campanhas que acontecem em datas especiais, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Mês da Mulher (março), Carnaval, São João e Final de Ano, dentre outras. 

Serviços - O Hemocentro também oferece atendimento especial ao hemofílico. Cerca de 300 pacientes recebem atendimento em toda a rede formada pelos Hemocentros de João Pessoa e Campina Grande e pelos Hemonúcleos. “O Governo do Estado tem procurado melhorar o atendimento à população em toda a sua rede de saúde e no Hemocentro não poderia ser diferente”, destacou Sandra Sobreira. 

O Hemocentro também implantou o Laboratório de Biologia Molecular e Paternidade que é pioneiro na realização de exames de DNA que comprovam a paternidade e/ou maternidade. As solicitações dos exames são feitas pelo Ministério Público. Elas fazem parte do Projeto Nome Legal que tem como objetivo reduzir o número de crianças e adolescentes registrados sem o nome do pai, ou, em alguns casos, sem o nome da mãe, ou seja, diminuir o sub-registro de nascimento. 

O Hemocentro da Paraíba é a única unidade de saúde pública do país a ter um laboratório de Testagem de Ácidos Nucleicos (NAT) que realiza os exames para diagnóstico das Hepatites B e C e HIV I e II. O serviço representa um avanço tecnológico e com isso o Governo do Estado está oferecendo à população paraibana um sangue de qualidade e com alto padrão de segurança. Os exames realizados pelo NAT diminuem o risco de infecções contraídas por meio de transfusões de sangue, reduzindo de três meses para sete dias o período chamado de ‘janela imunológica’, ou seja, o prazo em que começam a aparecer no sangue manifestações clínicas de contaminação por vírus. 

Assessoria

TRE julga improcedente representação contra governador



O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) decidiu ontem, por unanimidade, julgar improcedente uma representação movida pelo PMDB contra o governador Ricardo Coutinho (PSB); a superintendente da Rádio Tabajara, Maria Eduarda Santos e os apresentadores Célio Alves e Fernando Caldeira, por suposta prática de propaganda eleitoral antecipada, em cadeia de mais de 20 emissoras de rádio comandada pela Rádio Tabajara, por meio do Programa Fala Paraíba. 

O juiz Tércio Chaves de Moura, que atuou como relator da representação,  entendeu que os comentários feitos durante o programa Fala Paraíba não correspondem à propaganda extemporânea. Os sendo acompanhado em seu voto pelos juízes Breno Wanderley, Sylvio Porto, Rudival Gama e pelo desembargador Saulo Benevides, que participaram da sessão. O juiz Eduardo José de Carvalho teve à ausência justificada porque estava cumprindo agenda no Sertão. 

O relator acatou os argumentos apresentados pelo advogado Marcelo Weick, que atuou na defesa do governador Ricardo Coutinho, e de Thiago Fonseca, que atuou em defesa dos demais representados, de que não houve caracterização de propaganda eleitoral antecipada, mas sim de repercussão de fatos jornalísticos veiculados no noticiário político. Ou seja, que não houve infração dos artigos 36 e 36-A da Lei n. 9.504/97.

Portal Correio

MP consegue condenação de réu por ligação na morte de radialista



Rogério Figueiredo foi condenado a 13 anos e três meses de prisão por ter intermediado o assassinato do radialista Batista Neto, em 2005, no município de Mamanguape. A sentença ocorreu em julgamento do Tribunal do Júri, ocorrido nessa quinta-feira (21), no auditório da Promotoria de Justiça de Mamanguape. 

A acusação foi realizada pela promotora de Justiça Juliana Salmito. Segundo se apurou no processo, que possui mais de oito volumes, Rogério Figueiredo intermediou a contratação do executor Sebastião (já falecido) a mando do réu Miguel Paiva. 

Batista Neto foi morto em julho de 2005, em casa, por volta das 20h. O radialista foi alvejado por disparos de arma de fogo na região do peito, braço esquerdo e dorso. Segundo a investigação, um acidente entre um dos filhos de Miguel Paiva e o radialista foi o motivo da encomendação do assassinato. 

O executor do crime foi assassinado uma semana após o homicídio do radialista no Bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa. Já Miguel Paiva da Silva foi condenado a 15 anos de prisão, por ter sido o mandante. 

Em plenário, a promotora Juliana Salmito afirmou que o réu Rogério Figueiredo recebeu um veículo do réu Miguel Paiva, negociando-o com Sebastião a troco da morte da vítima. Ainda conforme a acusação, o envolvimento de Rogério seria na articulação do homicídio, através da contratação de um pistoleiro de aluguel. Ele já está preso há cerca de um ano e meio. 

Após mais de oito horas de julgamento, o Conselho de Sentença acolheu todos os quesitos defendidos pelo Ministério Público, condenando o réu pela participação no homicídio de Batista Neto, por homicídio, acrescido de duas qualificadoras: torpeza e à traição, emboscada ou meio que dificulte a defesa da vítima. A juíza Silvana Carvalho imputou pena de 13 anos e três meses a Rogério Figueiredo.

MPPB

Construtora garante que Marizão não fica pronto até início do Paraibano



O Estádio Marizão, que há cinco meses vem passando por reformas de ampliação na sua estrutura, não vai estar pronto em janeiro, quando inicia o Campeonato Paraibano e como previa o prazo estimado de entrega. Pelo menos foi o que garantiu o técnico da empresa responsável pelas obras, Vitoriano Bezerra de Sousa. De acordo com ele, alguns imprevistos aconteceram e atrasaram o serviço, que agora tem fim previsto para o dia 16 de fevereiro. Por conta disto, há grande possibilidade do estádio não receber partidas do primeiro turno do Estadual. 

- Estávamos em um ritmo acelerado das obras, e poderíamos até cumprir a entrega dentro do prazo. Mas acabaram acontecendo alguns imprevistos e agora a data de entrega vai ter que ser adiada um pouco. A obra era pra ser entregue em janeiro e agora só vai ser entregue em fevereiro -- revelou o técnico da empresa responsável. 

A reforma deve acontecer na estrutura de todo o estádio, mas até o momento apenas os lances das nova arquibancada estão sendo reformados. A capacidade do vai aumentar em mais 2.500 lugares. 

Com a entrega do estádio apenas em fevereiro, o grande prejudicado vai ser o time do Sousa, que provavelmente vai ter que mandar seus jogos em outro lugar.

GloboEsporte.com