terça-feira, 15 de abril de 2014

Agentes de endemias de Patos recolhem pneus e combatem focos do mosquito da Dengue

Agentes da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Patos, retomaram nesta segunda-feira (14), o trabalho de recolhimento de pneus em borracharias e áreas públicas em diversas regiões da cidade. A iniciativa é mais um reforço no trabalho de eliminação dos focos do mosquito da dengue (Aedes Aegypti).
De acordo com o agente de endemias, De Medeiros, o período de chuvas requer uma atenção maior em relação aos pneus que se encontram em locais descobertos. Ele garante que já no primeiro dia recolheu mais de 100 pneus, sendo que desses, 40 apresentavam focos do mosquito Aedes Aegypti.
“Além desse recolhimento, também estamos orientando os donos de borracharias para que procurem colocar os pneus em locais cobertos, protegidos da chuva. Segundo pesquisas já realizadas, os pneus são os maiores criadores do mosquito transmissor da dengue. Por isso, quando detectamos algum foco, de imediato aplicamos o inseticida residual nos pneus e no local onde estão armazenados. A visita às borracharias e oficinas recebem a nossa visita a cada quinze dias”, explicou o agente.
A visita dos agentes de endemias às residências continua sendo feita a cada dois meses. Além do recolhimento de pneus, aplicação de inseticida residual, os agentes ainda estão realizando o tratamento ultra baixo volume (UBV), que realiza o trabalho semelhante ao carro fumacê, sendo que em proporção menor.
A sede da Vigilância Ambiental fica localizada ao lado da praça Edivaldo Motta, no Centro de Patos-PB, O número para contato é (83) 8780-4884.

Assessoria

Governo lança edital para nova coletânea de artistas paraibanos

A segunda edição da coletânea Music From Paraíba já começa a entrar em fase de execução. O edital para a escolha das músicas que farão parte do álbum estará disponível a partir desta quinta-feira (10), no site da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), funesc.pb.gov.br, e os interessados poderão se inscrever até o dia 20 de maio. O resultado da seleção deve ser divulgado até 9 de junho, no site da Funesc.
Podem participar artistas ou grupos paraibanos ou radicados na Paraíba há pelo menos dois anos, que possuam trabalho autoral independente de gênero ou estilo musical. São aceitas canções inéditas ou já lançadas no mercado fonográfico. O interessado pode inscrever quantos trabalhos desejar, CDs ou músicas, mas apenas uma canção por artista pode ser selecionada.
Neste ano, 50 canções serão selecionadas por uma comissão formada por um representante da Coordenação de Música da Funesc, um representante do Conselho Estadual de Cultura e um representante da Gerência de Música da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Os integrantes da comissão observarão os seguintes itens: qualidade estética, pertinência artística, potencial para circulação no mercado internacional e currículo do artista/grupo.
Para efetuar a inscrição, os interessados devem enviar um material contendo CD e release do artista ou grupo para a Funesc. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de duas maneiras: presencialmente, na coordenação de música da Funesc, ou via Correios, encaminhando o material para o endereço da sede provisória da Fundação – Av. Rui Carneiro, 845, Brisa Mar, João Pessoa/PB, Brasil, CEP: 58032-101. Serão consideradas válidas apenas as inscrições que obedecerem a todos os critérios exigidos no edital.
Music From Paraíba – O propósito do MFP2 é incentivar a produção cultural paraibana e fazer com que ela circule tanto no estado, como no Brasil e no mundo. Por esse objetivo, existe um tratamento específico para o projeto, que vai desde a seleção das músicas, destacando a qualidade das canções, à criação da identidade visual que vai caracterizar o trabalho.
Criado em 2013, o Music From Paraíba tornou-se um projeto amplo, agregando além da organização de uma coletânea, a realização de shows dos artistas participantes do projeto, e até de outros convidados. Hoje, uma vez por mês, a Funesc promove fins de tarde culturais do Music From Paraíba, em parceria com o Atelier Multicultural Elioenai Gomes, no Varadouro.
Confira o edital:
Secom

PF investiga fraude em obra de apoio à Copa do Mundo em João Pessoa

Agência do banco em João Pessoa foi alvo de
mandados de busca e apreensão na operação
Gol Contra da PF (Foto: Hebert Araújo/G1)

A Polícia Federal investiga uma suposta fraude na obtenção e aplicação de recursos do financiamento do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que teriam sido destinados às atividades de apoio à Copa do Mundo 2014, possivelmente no incremento da rede hoteleira de João Pessoa. Nesta terça-feira (15), a PF na Paraíba desencadeou a Operação Gol Contra, para cumprir sete mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela Justiça Federal da Paraíba.

Segundo informações da Polícia Federal, o esquema fraudulento se deu com a obtenção de financiamento para a construção de um hotel na capital paraibana. O valor financiado foi de cerca de R$ 7 milhões. A ação está sendo feita em conjunto com o Ministério Público Federal e a Controladoria-geral da União (CGU).



Uma fiscalização da CGU detectou a fraude ao constatar que o empresário beneficiado com o financiamento apresentou notas fiscais falsas, além de ter superfaturado os valores de itens e serviços da obra. Há ainda suspeitas do envolvimento de funcionários da instituição financeira, por terem deixado de observar inúmeras irregularidades durante o trâmite do processo de verificação do financiamento.

São alvos da investigação funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e empresários, tendo havido buscas nas cidades de João Pessoa e Brasília. A assessoria do BNB informou que não pode se pronunciar sobre o que está acontecendo no banco no momento e o G1está aguardando um posicionamento sobre o caso.

Os investigados são suspeitos de obtenção fraudulenta de financiamento, cuja pena prevista pode alcançar oito anos de reclusão, uma vez que a condição de instituição financeira oficial do BNB ser causa de aumento da pena.


G1Paraíba

Paraibanos registram 'Lua Vermelha' e compartilham fotos nas redes sociais

Paraibanos usaram as redes sociais para mostrar os registros que fizeram do Eclipse Lunar completo, que deixou a Lua avermelhada, na madrugada desta terça-feira (15).

Durante o fenômeno, a Lua, a Terra e o Sol ficam em perfeito alinhamento, o que fez com que a Lua fosse coberta pela sombra da Terra.

No Brasil, o eclipse teve início por volta das 3h da manhã e visto das 4h46 às 5h24. 

O evento foi apreciado na América do Sul, Norte e em partes da Europa e África.
PortalCorreio 


Corpo de Bombeiros ganha viaturas mais modernas do Brasil

O governador Ricardo Coutinho entrega, nesta quarta-feira (16), duas viaturas ao Corpo de Bombeiros, consideradas as mais modernas do Brasil. A solenidade acontece a partir das 10h, no anel interno do Parque Solon de Lucena, Centro de João Pessoa. Na ocasião, a corporação também vai receber uniformes para utilização em combate a incêndio.
As duas viaturas foram adquiridas com recursos do Tesouro Estadual totalizando R$ 6,5 milhões. As plataformas aéreas CTE B-fire 550 HR têm capacidade para armazenar três mil litros de água, tanque espuma de 300 litros, sendo 200 litros classe A e 100 litros classe B. Elas ainda estão equipadas com escadas que podem atingir um alvo de até 155 metros de altura.
Os comandos são digitais, o controle do braço mecânico é realizado através de ‘joystick’, na base da plataforma, e a cesta de trabalho tem capacidade para quatro bombeiros.
Na solenidade, também serão entregues uniformes para utilização em combate a incêndio compostos por capacete, roupa resistente a fogo, botas especiais e todo material destinado à proteção dos bombeiros militares.
Secom

Adolescente é detido ao jogar drogas e armas sobre muro de presídio na PB

Um adolescente de 16 anos foi detido na tarde dessa segunda-feira (14) suspeito de arremessar drogas, armas e celulares para dentro da Penitenciária Padrão de Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa, de acordo com a Policia Civil.

A policia afirmou que o rapaz foi flagrado quando arremessava, meio quilo de maconha, cinco celulares, cinco facas e alguns chips para telefones móveis. Ele disse que o material era para detentos "da cela oito".
Segundo a policia, os guardas da penitenciária perceberam a movimentação estranha e lhe foi pedido para que parasse. Ele não obedeceu e fugiu para se esconder em um matagal próximo à penitenciária. Mas os agentes penitenciários e a Policia Militar conseguiram pegá-lo.
O jovem foi encaminhado para a 6ª Delegacia Distrital, onde ficará até ser apresentado ao Ministério Público.
G1Paraíba

Polícia Civil investiga quadrilha especializada em roubos de caminhões na Paraíba

Nos últimos 15 dias, a Polícia Civil, através da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) de Campina Grande conseguiu recuperar dois caminhões de carga que haviam sido assaltados na BR 412. Segundo o delegado Henri Fábio, há uma quadrilha especializada em assaltar estes veículos para roubar as cargas. “Dois do bando já foram identificados”, complementou o delegado.
Henri Fábio disse como a quadrilha atuava. “Eles emparelham o carro com caminhão, utilizando armas longas e pistolas, obrigam o motorista a parar, o levam para trás do veículo, pedem que baixem a cabeça para não identificá-los. O motorista costuma ficar um bom tempo com os assaltantes sob a mira de um revólver. A vítima é abandonada em um lugar ermo para que ela demore a pedir a ajuda”, contou o delegado da Roubos e Furtos.
Bando costuma agir na BR 412, entre os municípios do Prata e Sumé, na região do Cariri paraibano.  
Um dos caminhões assaltados que transportava vários eletrodomésticos, entre eles, geladeiras e fogões, foi recuperado junto com a carga, na sexta-feira (11). O roubo aconteceu na última quarta-feira (9). E o veículo foi encontrado já em Pernambuco, no município de Taquaritinga do Norte.
Outro caminhão carregado de cereais como café e arroz também foi encontrado, na zona rural do município de Alcantil, no Cariri da Paraíba.O assalto aconteceu na segunda-feira (7). 
De acordo com o delegado, um veículo Celta branco, que havia sido utilizado nos roubos também foi apreendido pelos policiais.

PortalCorreio