terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Registro da passagem do aniversário do Vereador pombalense Paulo Tecidos do PMDB

O Blog Thiago Florentino registra na data de hoje, a passagem do aniversário do Vereador Paulo Gomes Vieira, mais conhecido como Paulo Tecidos do PMDB em Pombal, que está comemorando 51 anos.

Que Nosso Senhor continue o abençoando e iluminando sempre, para que possa estar dedicado verdadeiramente na luta pelos interesses dos pombalenses.

Rádio Tabajara AM completa 80 anos nesta quarta-feira

A Rádio Tabajara AM 1.110, a emissora pioneira da Paraíba, completa, nesta quarta-feira (25), 80 anos de fundação. Inaugurada em 25 de janeiro de 1937, a rádio do Governo do Estado é a 64ª emissora mais antiga do País. São oito décadas de radiodifusão no trinômio música, esporte e notícia. Para comemorar a data, será oferecido um café da manhã aos funcionários, mas na programação de aniversário está prevista a inauguração do Memorial do Rádio Paraibano e a rampa de acessibilidade ao prédio onde a emissora está instalada, na Avenida Pedro II.
“Amanhã faremos só um breve café da manhã para os funcionários, mas em breve teremos a inauguração da rampa de acessibilidade, que já está na fase final, e do Memorial do Rádio Paraibano, que também já está sendo instalado na sede da emissora”, anunciou a superintendente da Rádio Tabajara, radialista Maria Eduarda Santos, primeira mulher a dirigir a rádio e até aqui na gestão mais duradoura, seis anos. Um culto ecumênico será celebrado no dia das inaugurações.
Origem – A Tabajara foi fundada pelo governador Argemiro Figueiredo e sua sede original funcionou na Rua Rodrigues de Aquino com Praça João Pessoa, de 1937 até meados da década de 1980. Por alguns anos, a rádio se instalou em um endereço na Avenida João Machado e em 9 de agosto de 1985 o governador Wilson Braga inaugurou a sede atual no Corredor da Pedro II, nas imediações da sede do Ibama.
Na chamada época de ouro do rádio – décadas de 1940 a 1960 – as emissoras tinham auditórios onde o público comparecia e assistia programas ao vivo com atrações artísticas nacionais e internacionais. No palco da antiga PRI-4 cantaram Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Ângela Maria, Cauby Peixoto, Nelson Gonçalves, Augusto Calheiros, Dalva de Oliveira, Carlos Galhardo, Vicente Celestino, Orlando Silva, a internacional Orquestra de Tommy Dorsey, o cantor mexicano Bievenido Grande, dentre outros nomes da música brasileira e estrangeira.
O comentarista esportivo Ivan Bezerra, 85 anos de idade, ingressou na Tabajara em 1952, portanto está no emissora há 65 anos, um recorde nacional, talvez até mundial. Dos ícones dos anos 1970 estão em plena atividade na rádio os radialistas Airton José, o “Bolinha”, Jadir Camargo, que também é cantor, e Sérgio de Andrade.
No decorrer desses 80 anos, muitos profissionais marcaram seus nomes na radiofonia paraibana em diferentes épocas, a exemplo dos locutores Jonildo Cavalcanti, Carlos Antonio, Geraldo Cavalcanti, Paulo Rosendo, Eudes Moacir Toscano, Ernani Norat, Lenilson Guedes, Nakamura Black, Assis Mangueira, Ana Paula, Claudete Andrade, Germano Barbosa, João de Souza, Adamastor Chaves. Os irmãos Ipojuca e Paulo Pontes atuaram nos anos 1960 como produtores de programas.
Por oito anos, a Orquestra Tabajara, sob a regência do maestro Severino Araújo foi sucesso de audiência em programas ao vivo. Durante 30 anos o poeta repentista Otacílio Batista cantou e encantou com seu repente ao som da viola.
Em geral, os governadores nomeiam jornalistas para dirigir a Tabajara. Por sua direção já passaram Abelardo Jurema, Carlos Romero, Adalberto Barreto, Antonio Barreto Neto, Biu Ramos, Petrônio Souto, Paulo Santos, Carlos Aranha, Gilson Souto Maior, Genésio de Souza, além do cineasta Linduarte Noronha.
Em agosto de 1999, foi inaugurada a Rádio Tabajara FM 105.5.
Além da música, esporte e notícia, aos sábados, a partir das 19 h, a Rádio Tabajara transmite a missa da Igreja de Lourdes, localizada na Avenida João Machado, 51, centro de João Pessoa. Esse ano a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes decidiu homenagear a rádio nos seus 80 anos com a celebração de uma Missa em Ação de Graças. De acordo Uzileide Dionísio Torres, integrante da Pastoral da Liturgia da Igreja de Lourdes, as missas dos sábados à noite são transmitidas pela Rádio Tabajara desde 1974 e com isto a emissora contribui com a missão evangelizadora da Igreja por meio de suas ondas hertzianas. Muitas pessoas de vários municípios acompanham as missas ouvindo a Tabajara e até ligam para a paróquia. O atual pároco da Igreja de Lourdes é o Padre Valderedo.
Os 80 anos em livro
Ainda dentro das comemorações dos 80 anos da rádio oficial o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação Institucional e Editora A União, lançará, em maio, a coletânea “Rádio Tabajara, Patrimônio Cultural da Paraíba”. A obra idealizada e organizada pelo jornalista Josélio Carneiro, que é repórter da Tabajara desde 1989 e está à disposição da Secom-PB, a partir de 1995, está em fase de diagramação.
O livro contém em 150 páginas dezenas de depoimentos e entrevistas ilustradas por mais de 100 fotografias – muitas inéditas. O texto de apresentação da obra é do secretário Luis Tôrres. O jornalista Nakamura Black assina o prefácio e a revisão.  O deputado Hervázio Bezerra é autor de um projeto de lei que objetiva oficializar o título de Patrimônio Cultural da Paraíba à Rádio Tabajara.
Divisor de águas
“Administrar a Rádio Tabajara foi e é um divisor de águas em minha vida, tanto na vida pessoal como na vida profissional, porque houve uma evolução muito grande. Ser radialista e chegar ao posto de administração das duas emissoras estatais e mais que isso, a primeira emissora do Estado e uma das mais antigas do país, portanto, histórica. A Rádio Tabajara é a trilha sonora de cada um de nós paraibanos, seja na notícia, no esporte na boa música”, pontuou a superintendente da emissora, Maria Eduarda Santos.
Radialista nascida na cidade de Araruna, Maria Eduarda destaca que “pela primeira vez a rádio é superavitária. Eu sou a primeira gestora a passar tanto tempo, já são seis anos. Sou grata a todos porque ninguém faz nada sozinho. Sou grata aos meus antecessores na gestão. Cada um deles deixou um pouco da história. A vida é feita de ciclos. Hoje eu tenho a impressão de que fiz a minha parte, cumpri a minha missão”.
Secom-PB

Paulo Henrique Amorim ironiza Cássio e diz que ele integra bancada da Odebrecht

Foto: reprodução da internet
O jornalista Paulo Henrique Amorim foi mordaz em um vídeo publicado em seu canal no You Tube no qual cita a existência do que chamou "bancada da Odebrecht". Entre os integrantes do bloco, o apresentador cita o paraibano Cássio Cunha Lima (PSDB), apelidado de "o homem que faz chover na Paraíba". Ironizando o apelido, PHA comentou: "É um fenômeno meteorológico. Ele faz chover dinheiro". Aparentemente, a referência foi o famoso Caso Concorde, em que o empresário Olavo Cruz teve seu escritório num famoso Edifício da avenida Epitácio Pessoa alvo de buscas da Polícia Federal por suposto cometimento de crime eleitoral na modalidade "compra de votos". Naquela ocasião, um saco com dinheiro foi arremessado pela janela e ficou preso na marquise do prédio.

Confira vídeo.



ParlamentoPB

Vereadores de Pombal esqueceram que não estão mais como atiradores de pedras e sim embaixo do teto de vidro

Como foi divulgado por este blog, aconteceu na noite de ontem com a presença da população que encheu o plenário, a abertura dos trabalhos legislativos em Pombal, que dos pares da Casa Avelino de Queiroga Cavalcanti, não contou apenas com as presença do Vereador Beto Xau - PMDB, que segundo o presidente Rogério Martins - PDT, não pode comparecer porque está na capital paraibana resolvendo problemas pessoais.

Representando o Prefeito Abmael Lacerda, o Vice Prefeito Galego da Gavel fez o discurso de abertura na tribuna, onde agradeceu a oportunidade como também reafirmou seu compromisso juntamente com o gestor, de fazer com que Pombal possa vir se crescer e desenvolver mais a cada dia.

Logo em seguida dos doze vereadores presentes, onze usaram a palavra, onde além dos agradecimentos já era esperado que alguns parlamentares ainda não tenham descido do palanque, mais especificamente a bancada de situação, que ao invés de se preocupar em apresentar soluções aos problemas escancaradamente existentes na cidade, como por exemplo a precária e desorganizada coleta de lixo em ruas afastadas da BR230 e principalmente nos bairros mais distantes do centro(que lá parece ser religiosamente feita todos os dias, sem contar com os varredores e coletores trabalhando pela manhã e tarde) - onde já houveram inúmeras denúncias nas rádios da cidade, dando a entender que estão com os olhos apenas voltados para o retrovisor, esquecendo eles que não estão mais na condição de atirador de pedras e sim embaixo do teto de vidro.

Ricardo participa da abertura do curso de formação dos profissionais das Escolas Integrais da Paraíba

O governador Ricardo Coutinho participou, nesta segunda-feira (23), da solenidade de abertura do curso de formação dos professores e gestores que vão atuar, este ano, nas Escolas Cidadãs Integrais e Cidadãs Integrais Técnicas da Rede Estadual de Ensino. Aproximadamente 600 profissionais participam da capacitação que será realizada até sexta-feira (27), no Centro de Formação de Educadores, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. O curso visa integrar os profissionais e apresentar o modelo pedagógico e administrativo das Escolas Cidadãs Integrais e Cidadãs Integrais Técnicas.
Durante a solenidade, Ricardo Coutinho afirmou que esse modelo de escola apresenta uma abordagem diferenciada com turno integral de estudo, dando mais oportunidade de expansão do conhecimento. “Começamos esse processo com oito Escolas de Ensino Integral e hoje já temos 33 nesse modelo, o que representa evolução e agregação de valor à educação paraibana. Essa formação traz pessoas de todas as regionais de ensino e é extremamente importante, porque qualifica os educadores e gestores para conviver e estimular os estudantes. Queremos educar e formar bons cidadãos, dando uma educação pública com a melhor qualidade possível para estes jovens”, pontuou.
Ainda de acordo com o governador, outro programa implantado na rede estadual de ensino que está dando certo é o Gira Mundo, que oferece oportunidade para estudantes e professores fazerem intercâmbios no exterior. “No próximo mês os 50 estudantes que foram para o Canadá, na primeira edição do Gira Mundo, estarão de volta. Os professores já retornaram ao Estado e tenho certeza que todos estão cheios de boas experiências e muito conhecimento a ser compartilhado. O Gira Mundo deu certo e será ampliado este ano”, garantiu Ricardo.
A secretária executiva pedagógica da Educação, Roziane Marinho, lembrou que um dos objetivos da formação é instrumentalizar o professor para que ele se torne conhecedor do projeto da Escola Cidadã Integral. “A ideia é que os educadores reciclem os conhecimentos e levem isso da melhor forma para a sala de aula. Isso é a operacionalização da política de formação implantada pelo Governo do Estado, porque entendemos que sem formação o educador não tem como fazer um trabalho de qualidade junto aos alunos nas escolas”, disse.
“Fizemos uma expansão em 2017 de oito escolas para 33 nesse modelo. Então durante essa semana estamos fazendo uma apresentação do modelo e funcionamento destas escolas para que possamos ter uma equipe bem preparada. Temos profissionais de todas as regionais de ensino que farão a capacitação até sexta-feira e durante este ano ainda faremos outras formações”, falou o gerente das Escolas Cidadãs Integrais, Gabriel dos Santos.
Carlos Ramalho é professor de biologia há sete anos e avalia como positiva essa capacitação para os educadores. “Isso é bom para o professor e também para o aluno que vai ter um ensino com mais qualidade. Nós, professores da rede estadual de ensino, nos sentimos valorizados com essa iniciativa”, falou.
O gerente executivo do Ensino Médio da Paraíba, professor Robson Ferreira, parabenizou o trabalho dos profissionais que compõem a rede pública de educação. “Que todos tenham uma semana de capacitação muito proveitosa. Aqui estão pessoas que acreditam na educação e no desafio de fazer o ensino médio avançar. As Escolas Cidadãs estão trazendo muito crescimento para rede estadual e essas formações são muito importantes para aperfeiçoar esse modelo educacional”, frisou.
Secom-PB

Luiz Couto adianta que não votará em "golpistas" na Câmara

Foto: reprodução da internet
Os deputados federais Luiz Couto (PT-PB) e Paulo Teixeira (PT-SP) foram alguns dos parlamentares participaram do Encontro Muda PT no último sábado, 20, e domingo, 22, em São Luís no Maranhão. Os parlamentares defenderam a unidade do movimento que busca implantar mudanças internas no partido e no país. 
Couto, aliás, demonstrou sua postura contrária à decisão da direção nacional do PT, que deixou a bancada livre para votar em qualquer candidato nas eleições da Câmara e do Senado.

"Não aceitamos este tipo de orientação porque é um erro e uma maneira de colocar nosso partido em uma situação embaraçosa num momento em que o PT está recuperando sua credibilidade. Esses que querem se unir aos golpistas querem entregar o partido à morte.

Eu não posso votar em golpista e espero que nossa bancada tome uma posição contrária aos golpistas e que tenhamos uma candidatura de esquerda. Não podemos aceitar um tipo de voto para que tenhamos mais cargos na mesa diretora. Convocamos todos os filiados, militância e forças de esquerda para que pressionem a bancada a não votar em golpistas, naqueles que foram responsáveis pela retirada da nossa presidente Dilma Rousseff. Para manter a confiança do povo brasileiro, não podemos votar em golpistas porque eles não merecem nosso respeito e nem nosso voto", arrematou Couto.

Terá início às 9 horas do dia 2 de fevereiro a eleição para os 11 cargos que compõem a Mesa Diretora que comandará os trabalhos da Câmara dos Deputados entre 2017 e 2019. Serão eleitos um presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.

Para ser eleito, o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação ou ser o mais votado no segundo turno. A votação é secreta e realizada em cabines eletrônicas.

ParlamentoPB

Secretaria de Agricultura promove ação de recolhimento de animais soltos pelas ruas de Patos

Foto: Coordecom
A Secretaria Municipal de Agricultura iniciará, a partir da próxima segunda-feira (23), a apreensão dos animais de médio e grande porte como bovinos, equinos, asininos, ovinos, caprinos e suínos, que se encontram soltos de forma irregular pelas ruas e terrenos da cidade. Esta ação de fiscalização e apreensão de animais por parte da Secretaria de Agricultura também faz parte da Operação “Cidade Limpa”, lançada oficialmente pelo prefeito Dinaldinho Wanderley na última quarta-feira (18).

Segundo o Secretário de Agricultura, João Paulo de Lacerda, uma vez apreendidos, os animais ficam retidos por até 3 dias, podendo ser vendidos, através de leilão ou doados conforme a lei Municipal 2.714/99.

A multa para os bovinos é de R$ 50,00; para equinos (cavalos, potros e burros) R$ 40,00; caprinos, ovinos, jumentos e suínos R$ 20,00. Além da multa o proprietário pagará uma taxa cobrada por dia de confinamento no valor de R$ 20,00 para suínos, caprinos, asininos e ovinos e de R$ 30,00 para equinos e bovinos.

“No caso dos animais que servem para a alimentação humana nós faremos a doação para o banco de alimentos e ONGs que estejam necessitando, isso caso o proprietário não vá recuperar o animal. Caso ele vá procurar o animal, este só vai ser liberado mediante o pagamento da taxa”, destacou João Paulo.

Para o animal ser liberado é necessário, além do pagamento das taxas e multas, a apresentação de xérox do CPF, identidade, comprovante de residência e ser maior de 18 anos, sendo necessário, ainda, que o proprietário do animal assine um termo circunstanciado se comprometendo a não deixar mais o animal solto pela cidade.

Coordecom

Imprensa nacional revela importante apoio de Lira para liderar PMDB no Senado

Foto: reprodução da internet
O portal Diário do Poder na coluna do jornalista Cláudio Humberto desta terça-feira (24), trouxe que o Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) tem o irrestrito apoio de nada menos que o futuro presidente do Senado, Eunício Oliveira para ocupar o cargo de líder da bancada do PMDB na casa.

Sobre a liderança do PMDB, Raimundo Lira adiantou que tem recebidos apoios e de senadores de sua bancada, mas não definiu ainda a sua candidatura. O peemedebista disse que ainda fará uma avaliação sobre o que está acontecendo em Brasília ao voltar. Mas se depender do atual líder do PMDB e futuro presidente do Senado Eunício Oliveira, Lira será sim o novo líder do partido.

Confira a nota de Cláudio Humberto na integra:

DOBRADINHA DE PESO

Favorito na disputa para presidente do Senado, Eunício Oliveira acredita que o paraibano Raimundo Lira, um dos seus principais aliados, é favorito para assumir a liderança do PMDB.

PBAgora