segunda-feira, 3 de abril de 2017

Casos de zika caem 98% em 2017 no Brasil

Imagem: reprodução da internet
O zika vírus, que colocou as autoridades ligadas à saúde e grávidas de todo o Brasil em estado de alerta ao longo de 2015/16, apresentou nos primeiros meses deste ano uma redução significativa. Dados do Ministério da Saúde apontam uma baixa na incidência da doença de 98% em todas as regiões do país, ao contrário do que é esperado para a época do ano mais favorável à proliferação de mosquitos. Foram 71.553 notificações até 18 de fevereiro de 2016 contra 1.653 no mesmo período de 2017. Somente em Minas Gerais, os prováveis casos caíram de 4.954 em fevereiro do ano passado, para 162 em fevereiro deste ano. 

Mesmo com a boa notícia, é importante que as grávidas continuem se prevenindo para evitar o contato com o vírus, que tem sido relacionado ao nascimento de bebês com malformação neurológica. “O risco de grávidas infectadas terem um bebê com microcefalia é bem menor do que o de malformação por outras infecções. Porém, ainda não se sabe o fator determinante para o desenvolvimento do problema em bebês de mães diagnosticadas e o não desenvolvimento em outros, o que nos deixa sempre em estado de alerta”, explica Dr. João Pedro Junqueira, Presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana – SBRH.  

Este ano, Minas Gerais confirmou seis casos de gestantes com o Zika Vírus até o momento, em um total de 112 notificações, segundo a Secretaria Estadual de Saúde –SES/MG. “O profissional da área deve sempre ficar atento à avaliação cuidadosa do perímetro cerebral e à idade gestacional. Enquanto fonte direta de contato com a população, deve reforçar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor, orientar as grávidas sobre as medidas individuais de proteção e a importância de realizarem um pré-natal qualificado”, ressalta Dr. João Pedro.


Comunicação Empresarial

Redução de juros para consignado em benefício previdenciário entra em vigor

Foto: reprodução da internet
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou hoje (3), no Diário Oficial da União, portaria que altera o teto das taxas de juros para operações de empréstimo consignado e cartão de crédito em benefício previdenciário.

No caso de empréstimos, a taxa não poderá ser superior a 2,14% ao mês e para cartão de crédito, o limite é 3,06% ao mês.

Na última quinta-feira (30), o governo anunciou a redução dos juros cobrados em empréstimos consignados para servidores públicos federais, aposentados e pensionistas. Desde que foi criado, em 2008, esta é a primeira vez que o teto desse tipo de taxa de juros é reduzido para servidores públicos da União.

Diário Oficial da União

Novas regras para rotativo do cartão de crédito valem a partir desta segunda

Resultado de imagem para novas regras de crédito
Imagem: reprodução da internet
A partir deste mês, os consumidores que não conseguirem pagar integralmente a tarifa do cartão de crédito só poderão ficar no crédito rotativo por 30 dias. A nova regra, fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em janeiro, entrará em vigor amanhã (3).

A medida consta da reforma microeconômica anunciada pelo governo no fim do ano passado. Os bancos tiveram pouco mais de dois meses para se adaptarem à nova regra, que obrigou as instituições financeiras a transferirem para o crédito parcelado, que cobra taxas menores, os clientes que não conseguirem quitar o rotativo do cartão de crédito nos primeiros 30 dias.

Durante esse período de quase dois meses, os bancos definiram as novas taxas para o crédito parcelado. De acordo com a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a medida tem o potencial de reduzir pela metade os gastos com juros em 12 meses.


Agência Brasil

Presidente do TST quer o fim do imposto sindical

Imagem: reprodução da internet
A proposta do relator da reforma trabalhista, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), de acabar com a obrigatoriedade do imposto sindical ainda divide o governo do presidente Michel Temer, mas tem o respaldo de representantes da Justiça do Trabalho, informa o jornal O Estado de São Paulo.

Em entrevista, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra Filho (foto), defendeu o fim do imposto sindical compulsório.

Atualmente, todo empregado com carteira assinada paga o tributo, independentemente de ser filiado a entidade de classe. O valor equivale a um dia de trabalho por ano.

Para Gandra, o trabalhador deve ter a opção de, dez dias antes do desconto, se declarar contrário ao pagamento da taxa, ainda conforme o jornal.

Estadão

Sistema orçado em R$ 4 mi vai abastecer comunidades de 42 municípios em abril

Foto: reprodução da internet
Comunidades da Zona Rural de 42 municípios paraibanos vão ser contempladas, até o fim de abril, com um sistema simplificado de abastecimento de água. Segundo o diretor do Departamento Nacional de Obras contra Seca na Paraíba (DNOCS-PB), Alberto Gomes, o objetivo é auxiliar moradores de áreas mais afastadas de reservatórios a enfrentar o período de estiagem prolongada.

Alberto Gomes explica que cerca de R$ 4 milhões estão sendo investidos nas obras, que incluem construção de um poço, um cata-vento, uma pequena adutora, uma caixa d’água e um chafariz com três saídas. O montante foi liberado pelo destaque orçamentário do Ministério da Integração, após reivindicação do senador José Maranhão (PMDB).

As cidades a serem atendidas são: Cacimba de Dentro, Damião, Picuí, Baraúna, Pedra Lavrada, Soledade, Juazeirinho, Santa Luzia, Taperoá, São José dos Ramos, Mogeiro, Salgado de São Félix, Teixeira, Prata, Serra Branca, Sumé, Nativa, Barra de São Miguel, Monte Horebe, Gurinhém, Fagundes, São Bento, São José do Brejo do Cruz, Belém, Caiçara, São José do Bonfim, Areia, Coremas, Tacima, São João do Cariri, Emas, Monteiro, Nova Olinda, Jacaraú, Guarabira, Belém, Piancó, Livramento, São José de Piranhas, Parari, Bananeiras e Cubati.

Portal Correio