segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Enem: gabaritos saem na quarta e resultado final no dia 19 de janeiro

Imagem: divulgação da internet
Os estudantes terão acesso ao resultado final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no dia 19 de janeiro. No resultado,  poderão saber quanto tiraram em cada uma das quatro provas realizadas neste final de semana: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. Também terão acesso à nota da redação, cuja tema foi a intolerância religiosa no Brasil. O gabarito será divulgado na quarta-feira (9), de manhã, no Portal do inep O anúncio foi feito hoje (6) em coletiva de imprensa após o término do exame.

Mesmo com o gabarito em mãos, os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada item. O valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar uma questão com alto índice de erros, por exemplo, ganhará mais pontos por aquele item. Dessa forma, o candidato só saberá a sua nota nas provas objetivas após a divulgação do resultado final, em janeiro.

Neste final de semana, mais de 8 milhões de candidatos fizeram o Enem em todo o país. As notas da prova podem ser usadas para pleitear vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas no ensino superior privado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, os candidatos com mais de 18 anos podem usar o Enem para receber a certificação do ensino médio.

AgênciaBrasil

Auditoria do TST revela pagamentos indevidos a juízes e desembargadores em todo Brasil

Imagem: A justiça é uma prostituta. Colhida na internet
Uma auditoria realizada pelo Tribunal Superior do Trabalho, revelou que todos os tribunais regionais do trabalho no Brasil, realizaram pagamentos indevidos em relação as férias de juízes e desembargadores.

Numa matéria publicada pelo site ParaibaOnline.com com informações do portal UOL, cinco tribunais praticaram atos gravíssimos, pagando a 335 magistrados a quantia de 23,7 milhões de reais como indenização por férias não usufruídas.

Segundo pesquisa na Lei Orgânica da Magistratura Nacional, não consta que as férias não usufruídas pelos magistrados sejam revertidas em dinheiro.

Quem aparece liderando o ranking da farra com o erário são o TRT de São Paulo, com 872 pagamentos irregulares a 290 magistrados, somando 21,6 milhões de reais, seguido pelos Tribunais de Alagoas (com o pagamento de 1 milhão), Mato Grosso (com o pagamento de 906,7 mil), Goiás (com o pagamento de 67,4 mil) e Ceará (com o pagamento de 36,7 mil).

Um fato curioso que revela a veracidade da charge acima, é o estado de Alagoas, segundo menor do brasil, com os menores índices de desenvolvimento humano (IDH) e de alfabetização, aparece segundo a auditoria apresentada como o segundo Tribunal Regional do Trabalho mais corrupto da nação. Haja vista que o ato apontado se encaixa como de corrupção.

Apesar de ações combativas como essa do TST, semanalmente vemos da maior a menos instância do poder judiciário brasileiro, denúncias e mais denúncias de arbitrariedades e atos de corrupção. Nesse sentido, chega a ser utópico acreditar em sua imparcialidade e lisura.

Dia do Radialista: Entenda porque existem duas datas para comemoração

Homenagem do Vereador Josevaldo Feitosa
aos radialistas pombalenses
Para muitos radialistas mais saudosistas a data de comemoração de seu dia, é em 21 de setembro, mais devido a uma lei recente em homenagem há um grande músico e radialista brasileiro, o dia de hoje, 07 de novembro foi transformado oficialmente para essa comemoração.

Em pesquisa pela internet sobre o assunto, encontrei uma citação feita por uma pesquisadora e professora de radiojornalismo, de nome Débora Lopez, dizendo que a comemoração do dia 21 de setembro de 1943, se deu depois que o então Presidente Getúlio Vargas sancionou uma lei fixando um piso salarial para a categoria, pouco tempo depois em um reunião na sede da Radio Nacional foi escolhida a referida data para celebração do dia do radialista.

A segunda data de comemoração veio em 2006, quando o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atendendo a uma homenagem feita ao radialista e músico Ary Barroso, sancionou a Lei 11.327/2006 instituindo o dia 07 de novembro como data oficial para a celebração.

Nesse sentido, os radialistas brasileiros tem duas datas para comemorar, uma em caráter histórico e simbólico, 21 de setembro, e em caráter legal e oficial o dia 07 de novembro.

Então, mais uma vez Parabéns a todos os radialistas de Pombal, Patos e de todos os lugares que nos acompanham.