segunda-feira, 3 de julho de 2017

Feira de empreendedorismo ocorre em quatro cidades paraibanas entre julho e novembro

Foto: Empreender PB
O programa Empreender-PB já está realizando os preparativos para realização da Feira de Negócios e Empreendedorismo da Paraíba (Fenemp), com o objetivo de ampliar o pensamento empreendedor dos paraibanos. O evento vai acontecer em quatro municípios do estado, sendo o primeiro deles João Pessoa, entre os dias 28 e 30 de julho, no Espaço Cultural. Em seguida, a feira passará pelas cidades de São Bento (06 a 09/09), Bananeiras (13 a 15/10) e Monteiro (24 a 26/11).

A ideia é estimular a vocação empreendedora da população, incentivando o surgimento de novas empresas e novos empreendedores. Dentre as atividades promovidas na feira estão cursos de capacitação e orientação, além de serviços exclusivos disponibilizados para o crescimento pessoal e profissional dos empreendedores.

A Fenemp também contará com uma gama de palestras e oficinas com consultores nos diversos segmentos. Algumas delas são: “A importância da formalidade”, “Motivação para empreender”, “Planejamento: Como planejar sua empresa”, “Gestão Empreendedora: O caminho para o desenvolvimento”, “Características de um empreendedor de sucesso”, “O poder das mídias digitais na divulgação do seu produto”, além de oficinas como “Beleza Empreendedora”, “Agricultura Familiar”, “Técnicas Artesanais” e “Oficina Tecnológica”.

O evento conta com a parceria de instituições como a Secretaria da Receita Federal do Brasil, Secretaria de Estado da Receita da Paraíba, Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL/JP), Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Sebrae-PB, Federação Paraibana de Empresas Juniores, Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri , Seridó e Curimataú (Procase), Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) e o Programa de Artesanato Paraibano (PAP).

Secom Gov-PB

60% dos eleitores paraibanos ainda não fizeram o cadastramento biométrico

Imagem Ilustrativa
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) alerta os eleitores que ainda não fizeram o cadastramento biométrico para comparecerem o quanto antes ao Cartório Eleitoral ou Posto de Atendimento mais próximo de sua residência e realizar o seu cadastro eleitoral.

Na Paraíba, são 36 Zonas Eleitorais envolvidas no processo de cadastramento biométrico obrigatório, abrangendo 1.030.201 eleitores em 102 municípios participantes da campanha biométrica 2017/2018.

Os registros oficiais contabilizam 424.424 atendimentos efetuados, correspondendo a 39,15% do total, resultado que se dá pela união de esforços dos magistrados, servidores da Justiça Eleitoral e a colaboração dos prefeitos, presidentes das Câmaras municipais e a imprensa local, a qual vem divulgando a importância desse trabalho, que tem o propósito de garantir mais segurança e eficiência nas eleições.

O andamento da biometria pode ser acompanhado pelo site www.tre-pb.jus.br, no quadro “Cadastramento Biométrico”, além do endereço dos postos de atendimento em todo o Estado acessando http://www.tre-pb.jus.br/eleitor/recadastramento-biometrico/relacao-de-municipios.

Para o coordenador de Eleições do TRE-PB, Fábio Falcão, o balanço desses quase 40% de atendimento é positivo, “uma vez que, após as festividades do mês de junho, o TRE-PB expandirá a capacidade de atendimento nas sedes de maior eleitorado no Estado, aumentando assim a comodidade para os eleitores e trabalhando para evitar as grandes filas no final do período revisional”.

Ascom TRE-PB

Estabelecimentos começam a cumprir lei e expõem mensagens contra homofobia, em JP

Imagem Ilustrativa
A lei que obriga estabelecimentos e repartições públicas a exporem mensagens contra homofobia já começou a ser cumprida em João Pessoa. Postos de combustíveis, lanchonetes e restaurantes são alguns dos locais que já aderiram ao combate a crimes contra pessoas LGBT (lésbicas, gays, bisexuais e transexuais).

De acordo com a lei, todos os cartazes devem conter a mensagem “Discriminação por orientação sexual é ilegal e acarreta multa. Lei estadual nº 7.309/2003 e Decreto nº 27.604/2006”. Mas alguns estabelecimentos estão enriquecendo o recado. “Diga não à homofobia. Preconceito gera violência”, diz a mensagem de um restaurante. "Este estabelecimento não apoia atos homofóbicos", avisou um posto de combustíveis.

Quem descumprir a lei fica sujeito à multa de R$ 10,2 mil. Em caso de reincidência, o valor sobe para R$ 20,4 mil. Todo montante arrecadado com as multas será destinado a órgãos de proteção aos direitos da comunidade LGBT na Paraíba, conforme o autor da lei, deputado estadual Anísio Maia.
A lei foi sancionada pelo governador Ricardo Coutinho no dia 29 de maio deste ano. Apesar da determinação, órgãos públicos não chegaram a um consenso sobre quem será responsável pela fiscalização.

O Sistema Correio de Comunicação também ostenta um cartaz contra a homofobia. Mesmo sem estar no grupo atingido pela obrigatoriedade da mensagem, a empresa está alertando para a importância do combate à discriminação sexual. A mensagem foi colocada na recepção, em local bastante visível a funcionários e visitantes.


Portal Correio