domingo, 31 de março de 2013

Monitoramento: Governo da Arábia Saudita quer o controle de conteúdos das mensagens online

A Arábia Saudita confirmou neste domingo que está tentando controlar o uso local de serviços como o Skype (que permite ligações e troca de mensagens instantâneas usando a internet) e o Whatsapp (aplicativo para celulares que permite troca de mensagens pela internet) e ameaçou tomar "ações apropriadas" se os fornecedores desses serviços não cumprirem as exigências do país.

O anúncio foi feito pela Comissão Saudita de Comunicação, Tecnologia e Informação, logo depois que a imprensa local relatou, citando autoridades não identificadas, que o governo local estava ameaçando bloquear o Skype e outros serviços semelhantes de mensagens on line caso o governo saudita não seja autorizado a monitorar as conversas de alguns usuários.

O movimento reflete o desconforto do governo saudita diante do avanço do uso de mídias sociais e de internet no país como novos meios de comunicação e expressão. Os sauditas estão entre os mais ávidos usuários do twitter e do youtube no mundo, de acordo com levantamentos feitos por essas companhias e por empresas de monitoramento.

A Arábia Saudita pediu licença às operadoras móveis que atuam no país para trabalhar com os desenvolvedores de aplicativos para ajustá-los às leis locais, disse o comunicado do governo. No documento não é mencionada nenhuma ameaça de proibição total do Skype ou de outros serviços de internet, conforme divulgado anteriormente pela imprensa local.

Thiago M. Florentino

Fonte: Estadão