sábado, 24 de janeiro de 2015

Paraíba foi terceiro estado com maior geração de empregos formais em 2014

Foto reprodução / Secom-PB
O Estado da Paraíba fechou 2014 com o terceiro melhor saldo do Nordeste nos empregos formais gerados.  Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que o Estado criou 16.326 empregos formais no acumulado dos doze meses do ano passado, alta de 10,42% sobre o ano anterior (14.785).
O resultado coloca a Paraíba entre os três Estados que mais geraram empregos na Região Nordeste, atrás apenas do Ceará (47.372) e da Bahia (22.008) no ano passado.
De acordo com os dados do Caged, a expansão de empregos no ano passado na Paraíba veio dos setores de serviços (10.148 postos), do comércio (4.665 postos) e da construção Civil (1.056). Em 2014, todas as oito atividades registraram saldo positivo como indústria de transformação, agropecuária, indústria extrativa, serviços de utilidade pública e administração pública. É a primeira vez que todas as atividades apresentaram saldo positivo.
No cenário municipal, as cidades de João Pessoa (11.777), Campina Grande (5.936), Cabedelo (1.602) e Santa Rita (918) foram as que mais geraram empregos, no ano passado.
Em 2014, a Paraíba gerou 16,40% dos empregos gerados no Nordeste (99.522). Somado aos empregos gerados ainda pelos Estados do Ceará e da Bahia, os três concentraram 86,11% da Região.
Na comparação com estados do Sudeste, o dinamismo do saldo de emprego da Paraíba, no ano passado, ficou à frente também de Minas Gerais (15.437) e do Espírito Santo (10.113).
Ranking de empregos dos Estados do Nordeste em 2014:
UNIDADE DA FEDERAÇÃOEMPREGOS GERADOS
Ceará               47.372
Bahia               22.008
PARAÍBA               16.326
Piauí               11.001
Rio G. do Norte               10.161
Sergipe                 8.161
Maranhão                    871
Alagoas                -3.337
Pernambuco               -13.793
Brasil               396.993

Fonte: Secom com Ministério do Trabalho e Emprego/Caged

Justiça Federal suspende outorgas de uso do Açude São Gonçalo por particulares

Foto reprodução / Portal Correio
O juiz federal Bernardo Monteiro Ferraz, titular da 8ª Vara da Subseção Judiciária de Sousa, determinou, ontem, a suspensão imediata das 56 outorgas do direito de uso dos recursos hídricos do Açude São Gonçalo para pessoas físicas. A decisão, em sede de tutela antecipada, indicou outras medidas voltadas à segurança hídrica do reservatório que abastece aquele município, além das cidades de Marizópolis e o distrito de São Gonçalo, hoje comprometida.
Segundo a decisão liminar nos autos da Ação Civil Pública de autoria do Ministério Público Federal na Paraíba, contra a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), a suspensão vigorará até que os réus concluam os estudos técnicos necessários ao real dimensionamento do volume morto do Açude São Gonçalo. Para isso, o magistrado limitou o prazo máximo de quatro meses, a partir da intimação.
Na decisão, o juiz Bernardo Ferraz determinou ainda que seja efetuada fiscalização ostensiva e imediata quanto às captações no Açude São Gonçalo, “seja para coibir o uso em desacordo com as outorgas, seja para impedir as captações irregulares, inclusive durante o período de suspensão judicial fixado”. Os réus, juntamente com os órgãos de segurança pública federal e estadual, deverão elaborar plano de fiscalização constante do local, no prazo de dez dias, com início imediato. O magistrado ainda determinou multa diária no valor de R$ 5 mil, em caso de descumprimento das ordens judiciais.
De acordo com a ação de autoria do MPF, o Açude São Gonçalo, localizado em área pertencente ao DNOCS, possui capacidade para armazenar até 44 milhões e oitocentos mil metros cúbicos de água. “Entre Maio e Novembro de 2014, o açude perdeu cerca de 50% de seu volume, com apenas 13,7% de sua capacidade, nível mais baixo nos últimos 10 anos, com potencial de maiores perdas até a época histórica das chuvas, a partir de Janeiro, inclusive em função da evaporação acentuada no período de estiagem”.
Ainda segundo a decisão do magistrado, “a situação de escassez é configurada exatamente quando do atingimento do chamado ‘volume morto’, qual seja uma reserva extraordinária do reservatório do barramento”. Assim, “orientado pelo princípio da precaução, inexiste certeza científica sobre a real capacidade do Açude São Gonçalo, sendo possível estar-se próximo ou até haver-se alcançado o volume morto do reservatório”, enfatizou o juiz.
As informações oficiais apontam para um volume morto de 2.982.000 m³, sem a realização da batimetria (estudo voltado, por meio de ondas sonoras, a identificar a real capacidade do reservatório). “Nesse caminhar de ideias, tem-se configurado o risco de desabastecimento de água à população, seja na hipótese ideal de manutenção e respeito aos usos outorgados da água - em função da incerteza sobre o volume morto -, seja no cenário real de descumprimento das outorgas e presença de captações irregulares”, afirmou a sentença.

Secom/JFPB

Nesta segunda, 26 : PM promove evento em comemoração ao Dia Estadual da Mulher Militar

A Polícia Militar realiza, na próxima segunda-feira (26), um evento comemorativo ao Dia Estadual da Mulher Militar. As policiais vão participar de um amistoso de futebol de salão e, em seguida, serão homenageadas no Centro de Educação da Polícia Militar, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.
O momento mais esperado das comemorações é a partida de futsal, que vai reunir policiais de várias gerações para o amistoso. O jogo começa às 7h, no Ginásio do Centro de Educação.
Atualmente, 700 mulheres fazem parte da Polícia Militar da Paraíba, sendo 152 oficiais e 548 praças. As primeiras policiais ingressaram na instituição em 26 de janeiro de 1987, ocupando atualmente os postos de coronel e de tenente-coronel. Em março do mesmo ano, entraram policiais para a qualificação de praças, na graduação de sargento. Em 1990, começaram a chegar as primeiras soldados, com um efetivo de 70 mulheres.
Primeiro passos – Como não havia definido um emprego específico para o grupo inicial de oficiais e sargentos, elas passaram a desempenhar atividades no setor de relações públicas da PM. Com a entrada das soldados, elas começaram a ser distribuídas em atividades diversas, inclusive com a criação de uma companhia feminina na Polícia Militar da Paraíba, com sede na Capital.
A tenente-coronel Íris Oliveira, uma das pioneiras, destacou que foram vários desafios superados ao longo dos anos pela mulher na corporação. “Rompemos várias fronteiras da divisão do trabalho na instituição policial e hoje ocupamos espaços em todas as atividades administrativas e operacionais, unindo forças em prol da segurança pública em nosso Estado”, ressaltou a tenente-coronel.
Data – O Dia Estadual da Mulher Militar foi instituído pela Lei 9.186/2010, que estabeleceu no calendário oficial do Estado da Paraíba a data comemorativa.
Texto e Fotos / Reprodução Secom

'Vandalismo' Carros são apedrejados na BR-230, próximo a posto da PRF na Paraíba

Foto reprodução
Vários veículos foram apedrejados na noite de quinta-feira (22), por volta das 22h, na altura do km 65, da BR-230, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Café do Vento, no município de Sobrado, na Zona da Mata paraibana. Cerca de 20 carros foram atingidos. De acordo com a PRF, os motoristas se dirigiram ao posto da PRF para registrar a ocorrência.
A PRF realizou rondas e verificou um grande número de pedras no local, mas nenhum suspeito foi localizado. De acordo com o inspetor da PRF Anderson Poddis, esta não é a primeira vez que ocorrências deste tipo são registradas. "Já tivemos ocorrências como essas outras vezes, próximo ao posto de Café do Vento e também entre Bayeux e Santa Rita.  Nos casos anteriores tratava-se de puro vandalismo cometido por adolescentes. Eles foram apreendidos e os pais identificados", ressaltou.
Ainda de acordo com Anderson Poddis, a PRF irá reforças as rondas na região e irá trabalhar com o serviço de inteligência para tentar identificar os suspeitos de apedrejarem estes veículos. Nenhum motorista ou passageiro ficou ferido.
G1Paraíba

Alunos Paraibanos se destacam em Festival Internacional de Música em Santa Catarina

O dia de sexta-feira (23) foi de muito ensaio para os 20 alunos do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima), que estão na cidade de Jaraguá do Sul participando da 10ª edição do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc). O encontro é  um intercâmbio internacional que acontecerá até o dia 31 deste mês. Os jovens que integram vários polos do Prima no Estado estão em contato com renomados professores de Música do Brasil e de vários países do mundo.
Para o professor do Prima, José Wilker, o programa é uma política púbica que trabalha o lado pedagógico, artístico e social das crianças. “As crianças que integram o programa têm uma oportunidade que eu não tive quando criança. Elas têm instrumentos, professores. O prima ocupa o tempo ocioso, em que a criança poderia estar na rua sem fazer nada. O programa traz cidadania”, afirmou o professor, que também se prepara para apresentar, neste sábado (24),  a 9ª Sinfonia na programação do Femusc, ao lado de grandes músicos. Estou com uma expectativa muito grande, muitos deles foram meus professores e poder tocar ao lado de tantos profissionais gabaritados é realmente uma grande honra”, comemorou o músico.
Agenda Femusc – Sábado
À tarde, os alunos do Femusc Jovem mostrarão o resultado da primeira semana de estudos. O recital terá início às 13h30, no Pequeno Teatro da SCAR, com a apresentação da Orquestra Filarmônica Femusc Jovem, formada por 80 integrantes.
Na sequência, Alex Klein rege a Orquestra dos Professores, com mais uma obra de Beethoven. A 9ª Sinfonia terá ainda a participação de integrantes do Coral Femusc, corais de Jaraguá do Sul e São Bento do Sul, alunos de canto lírico e os professores Ana Häsler (soprano) e Gino Quilico (barítono), além dos solistas Juliana Taino (soprano) e Rodrigo Petate (tenor).
Texto e fotos / Reprodução Secom

Estudantes de escolas públicas terão acesso a livro digital a partir deste ano

Livros digitais auxiliam na aprendizagem
Reprodução: ar7e.com.br

As escolas das redes estadual, municipal e federal recebem, desde outubro de 2014 até fevereiro de 2015, os livros didáticos. A novidade para este ano é que os alunos do ensino médio também terão acesso ao livro digital. Cada um vai receber uma senha para se conectar a conteúdos interativos pela internet que contemplam todas as disciplinas. A versão digital deve vir acompanhada do livro impresso, ter o mesmo conteúdo e incluir aspectos educacionais digitais como vídeos, animações, simuladores, imagens e jogos para auxiliar na aprendizagem. 

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, atualmente já são distribuídos mais de dois milhões de livros de papel, com os alunos da rede estadual e, a partir de agora, o atendimento vai avançar, no sentido de atender aos estudantes com o uso das novas tecnologias, permitindo maior acessibilidade a partir da utilização do livro digital.

Alunos de todas as séries, incluindo da Educação de Jovens e Adultos, receberão aproximadamente 2,3 milhões de livros, sendo 13 volumes para cada estudante do ensino médio, dois para o 1º ano, cinco para o 2º ano e seis para as outras séries (3º ao 9º ano do ensino fundamental). 

Os livros são enviados pelo Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional do Livro Didático, beneficiando 5.230 escolas na Paraíba. A Secretaria de Estado da Educação monitora o programa, no sentido de assegurar a distribuição pelas escolas e manutenção de reserva técnica para atender a eventuais faltas de livros para as unidades de ensino e turmas que ainda não constam no Censo Escolar.

Todos os livros, antes de serem entregues, passam por uma criteriosa avaliação técnica e pedagógica, feita por uma comissão formada por professores de várias universidades, para que não haja conceitos errados ou posicionamentos tendenciosos em relação à religião, estereótipos e outros temas polêmicos. Os livros são distribuídos pelos Correios e vão diretamente para as escolas.

Portal Correio