quarta-feira, 4 de setembro de 2013

E aos poucos a memória arquitetônica de Patos vai se apagando

Foto: Wesley Abrantes
Quando andamos por tantas outras cidades no alto sertão paraibano, é visível a preocupação de seus gestores e da própria população em guardar a memória, tanto cultural, quanto arquitetônica de seus municípios, mais em Patos esse ideal não é levado em consideração por nenhuma das partes.

Há pouco mais treze anos perdemos o prédio do Cine Eldorado para o grupo Insinuante, poucos anos depois foi a vez do Cine São Francisco fechar as suas portas e ficar a mercê da vontade de algum empresário dar destino ao prédio, que acabou por ser demolido nesse ano de 2013.

Puxando um pouco mais para a questão de casas e casarões antigos, também há falta de interesse para preservação dos mesmos, já se foram tantos demolidos de imediato que nem me lembro de todos de fato, outros foram esquecidos, ou abandonados e depois demolidos.

Hoje pela manhã me deparei com mais uma dessas atrocidades e descaso com a nossa memória, o casarão da Vila Doracy, um monumento de beleza histórica, que há algum tempo já tinha sido abandonado, estava sendo demolido por uma, esse prédio salve engano era datado do final de 1800, agora só nos resta a lembrança.

Faço minhas as palavras do jovem advogado Wesley Abrantes (autor da foto), de que ao passar em frente ao casarão, sempre parava para admirar sua beleza arquitetônica, sem contar é claro de um dia poder adentrar e conhecer esse pedaço da história de nossa querida Patos, que infelizmente agora não será mais possível, porém caberá não só a mim, mais como a todos aqueles que guardam a história de nossa cidade, fazer aos futuros patoenses saber do nosso passado.