domingo, 9 de março de 2014

Artesãos da Paraíba expõem em feira de design em São Paulo

A produção de artesanato de 906 artesãos de 22 municípios paraibanos está exposta a partir deste sábado (8) na 24ª Craft+Design, um dos mais importantes eventos no segmento da decoração, design e arquitetura. A partir da exposição de 44 peças representativas da Paraíba, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico espera gerar negócios na ordem de R$ 90 mil reais para as 35 associações de artesãos representadas na feira.


Como diferenciais, estarão expostos produtos feitos à base das escamas de peixe, peças produzidas com mariscos triturados e a renda renascença. O evento segue até o dia 11 de abril.



Os destaques dessa edição da feira devem ficar por conta das peças feitas utilizando mariscos triturados. O trabalho, idealizado pelo designer Sérgio Matos, que atuou como consultor pelo Sebrae, consistiu em inserir as cascas dos mariscos em processo artesanal de peças como jarros, luminárias e cestas. Outro destaque é a produção de peças ornamentais feitas com escamas de várias espécies de peixes, originárias de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa.


G1Paraíba

Balanço aponta queda de 27% nos crimes violentos em fevereiro

O governador Ricardo Coutinho apresentou, nessa sexta-feira (7), em Campina Grande, o balanço da segurança do mês de fevereiro. De acordo com o levantamento, os números apontam queda de 27% nas ocorrências de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), em relação ao mesmo período do ano passado. “Reduzimos de 127 crimes, registrados em 2013, para 92 casos em fevereiro de 2014. É o melhor índice de fevereiro, desde 2009”, enfatizou o governador.

A apresentação aconteceu no 2º Batalhão da Polícia Militar. As estatísticas também mostraram a redução de 23% nos CVLIs  nos festejos carnavalescos, em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 16 crimes neste ano, contra 21 ocorridos no carnaval de 2013.

Na avaliação do governador, a redução dos índices é fruto do planejamento estratégico adotado pelas forças de segurança pública. “Vale ressaltar que nenhum dos registros ocorridos no período de carnaval deste ano teve relação com a festa. E enquanto a Paraíba reduz os números, em vários estados ocorreu o contrário, ou seja, os índices aumentaram”, observou Ricardo.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Cláudio Lima, atribuiu a redução da criminalidade na Paraíba ao sistema de policiamento dividido em quadrantes, estratégia adotada em outubro de 2013. “É justamente a partir dali que as estatísticas mostram os índices caírem. Então, é uma política de segurança pública que dá resultados positivos”, avaliou Cláudio Lima.


Assessoria