sábado, 17 de outubro de 2015

Funcionário que vai trabalhar de bicicleta ganha um dia de folga no MPF do Pernambuco

Foto: reprodução site eco4planet
A iniciativa foi do procurador da república Rafael Ribeiro Nogueira Filho, onde a cada 15 dias indo trabalhar de bike, o funcionário ganha 1 dia de folga, Nogueira afirmou ainda que a Procuradoria Geral da União aprovou a ideia e vai estender para as unidades no restante dos estados. Confira matéria na íntegra do site Mistura Urbana.
A conta é simples: 15 dias usando a bike como meio de transporte para ir ao trabalho = 1 dia de folga no mês. A matemática faz parte da vida dos funcionários que atuam no Ministério Público Federal de Pernambuco desde o início de março, quando começou a valer a portaria 46/2015, que beneficia aqueles que abrem mão do carro para ir trabalhar.
De autoria do procurador da República Rafael Ribeiro Nogueira Filho, a medida funciona na base de muita fiscalização. Para ganhar o benefício, os funcionários devem estacionar suas magrelas dentro do edifício-sede da Procuradoria e assinar declaração, junto ao vigilante do estacionamento, atestando que foram trabalhar de bike.
Após completar 15 dias úteis se locomovendo desta maneira, os empregados encaminham seus atestados à Coordenadoria de Gestão de Pessoas, que deve autorizar o abono de um dia de trabalho, até o quinto dia útil do mês subsequente.
Antes da medida começar a valer, no entanto, a Procuradoria de Pernambuco fez questão de instalar vestiários no prédio, para que os ciclistas possam tomar uma ducha e trocar de roupa quando chegam ao trabalho.
Curtiu? Segundo Nogueira Filho, a Procuradoria Geral da República aprovou a iniciativa e pretende expandi-la para todas as unidades do Brasil. Já pensou se a moda pega?

Jornalista patoense conta a alegria da chegada de trigêmeos em família sertaneja

Foto: reprodução site Patos Verdade
Um fato não muito comum à Maternidade Peregrino Filho em Patos, chamou a atenção e claro, deu bastante alegria a uma família, que foi o nascimento de trigêmeos. Quem conta essa história é Acilene Candeia do site Patos Verdade.
Se a gestação de um único filho (a) causa felicidade às famílias, imagina uma mãe está gerando trigêmeos. Foi o que aconteceu com a dona de casa, Erilane Fernandes Ferreira, de 27 anos, natural de Aguiar, que realizou o parto na Maternidade Peregrino Filho, em Patos, pelo obstetra, Dr° Odir Borges e sua equipe, no final da tarde desta quinta-feira, dia 15 de Outubro.
Não é a primeira gestação de Erilane, mas a experiência foi nova por causa do impacto de ter três filhos em uma única gestação. A mulher, que já é mãe de um menino de sete anos, disse que ficou surpresa com a chegada de mais três crianças na família.
“Foi incrível, o impacto foi grande e a emoção também, e a gente tem só que agradecer a Deus”, disse.
O pré-natal ocorreu dentro da normalidade, segundo a mãe das trigêmeas Maria Clara, Maria Eduarda e Maria Luiza, mesmo nascendo prematuras, com 29 semanas. A pouca quantidade de líquido amniótico (conhecido como bolsa de água), o que poderia prejudicar o fornecimento de oxigênio para os bebês, adiantou o parto cesáreo da dona de casa que agora é só alegria e já se recupera do momento mais intenso, que foi dá à luz às três crianças.
O esposo de Erilane, o pedreiro, José Luiz, 38 anos, revelou qual a sensação ao receber a notícia das trigêmeas. “Uma coisa inesperada. Uma bênção de Deus e só Ele mesmo para fazer isso”, comemorou.
Já o primogênito do casal sempre quis mais um irmãozinho e até pedia aos vizinhos que tinham filhos gêmeos que lhe dessem um bebê, foi o que contou a mãe de Luiz Henrique. “Eu tenho uma amiga que tem gêmeos e quando ele via ele ficava louco: mãe, pede um a ela pra mim. Aí eu dizia: pede a Papai do céu. Aí Ele foi e mandou três. Ele está radiante, feliz”, explicou a mãe.
Erilane e José Luiz acrescentaram que com a chegada de Maria Clara, Maria Eduarda e Maria Luiza, agora é trabalhar com fé, força e muita disposição.
Funcionários da Maternidade que acompanharam a chegada da gestante disseram que o tipo de parto (trigêmeos) é pouco comum nesta Casa de saúde, e comemoram junto com a família o sucesso do parto.

Chapa 'Independência é a Ordem' escolhe a cidade de Patos para lançar candidatura a Seccional da OAB na Paraíba

Candidatos Paulo Medeiros e Paulo Maia
Em clima de alegria e entusiasmo, vários advogados e advogadas de Patos e cidades como Pombal, São Mamede, Campina Grande e Princesa Isabel, se fizeram presentes ao lançamento da chapa 'Independência é a Ordem', encabeçada pelo advogado e professor universitário Paulo Maia, como vice Raoni Vita, disputando a Seccional da OAB na Paraíba e disputando a Subseção da OAB em Patos, foi apresentado o nome de Paulo Medeiros, tendo como vice Carlos Pinheiro Junior.

Quem abriu as falas foi o atual presidente da subseção OAB-Patos, Alexandre Nunes, primeiramente agradecendo a presença de todos, em seguida fez um retrospecto dos seis anos de seu mandato, explanou sobre as mudanças, conquistas alcançadas e principalmente a importância da luta incessante pelo fortalecimento da OAB perante a população patoense.

Em seguida usou a palavra o renomado advogado, José Lacerda Brasileiro, fundador da subseção da OAB em Patos, a qual presidiu por quatro gestões, atual conselheiro estadual, agora concorre a vice presidência do tribunal de ética da Seccional Paraíba. Lacerda enfatizou a necessidade da reafirmação de compromissos.
"Queremos aqui celebrar compromissos, um compromisso de luta, de uma ordem voltada para o estado democrático de direito, para a construção das liberdades, para a grandeza e a dignidade da advocacia,que se fazem através da coragem cívica, o que não falta nos candidatos aqui presentes, lutar por um Brasil integral, um Brasil dos brasileiros, um Brasil que possa varrer do mapa as corrupções, mais possa construir dignidade e honradez, possa construir homens e mulheres capazes dentro de uma visão integral de dignidade e de uma vida ilibada, construir um Brasil dessa natureza não poderia ser dispensada a participação da OAB."
A terceira fala ficou a cargo da representante feminina na chapa, Erika Pinheiro, concorrendo a Secretaria Geral Adjunta, feliz pelo convite, ela apontou como propostas para a ala feminina da OAB, estimular mais atuação e desenvolvimento do espírito de militância, explorar ainda mais as qualidades das advogas sertanejas como competência, trabalho, inteligência e boa porção de fé.

O candidato Paulo Medeiros fez a quarta fala, tratando da responsabilidade em assumir uma sequência de um trabalho de sucesso, que vem desde a fundação da Subseção com José Lacerda, até o fim da atual gestão. Enfatizando também a questão do fortalecimento da advocacia de luta, da militância de liberdade do exercício.

"Vejo no rosto de cada um, que aqui não tem advogado empresário, aqui tem advogado que vive da advocacia, de seu suor, seu empenho."

Paulo Medeiros enfatizou ainda a importância que o trabalho a ser desenvolvido tenha a colaboração e participação de todos, pedindo também a participação das atividades e apresentem sempre que tiverem, suas sugestões e criticas.

Encerrando os discursos, o então candidato a presidente a Seccional Paraíba da OAB, Paulo Maia, afirmou que a advocacia patoense e a OAB são modelo para o restante do estado.

"É aqui que tem que germinar, o nascer, o alvorecer, do espertar e o renascer de uma nova advocacia no estado da paraíba, meu amigo Alexandre, você falou que no dia 16 de outubro a seis anos atrás, você começava uma jornada e isso é profético, por hoje também começa uma nova jornada de uma OAB feita apenas por advogados militantes, que fazem da advocacia seu mister."

Ainda em seu discurso, Maia afirmou que a OAB perdeu muitas de suas características, quando teve seus caminhos direcionados para atender interesses políticos eleitoreiros, indo de encontro a tudo isso, a OAB em Patos é para o estado da paraíba hoje uma referência de uma ordem inclusiva, próxima, solidária, participativa, defensora, aguerrida, altaneira e principalmente, independente.

Paulo Maia defendeu ainda a transformação da subseção em Subsecional, pois em breve deverá conquistar sua independência financeira, como também a Seccional deixará de ser um curral eleitoral, para atender a interesses exclusos dos da advocacia em si.

Confiram mais algumas fotos:









Texto e fotos: Thiago Florentino

Olho vivo no dinheiro público! CGU desmonta esquema de empresas de fachada em Patos

Imagem: reprodução do site oficial da CGU
Várias empresas de fachada consideradas por formar um esquema fraudulento de desvios de dinheiro público, foram alvo na manhã da última sexta feira, 16, da Operação Dom Bosco na cidade de Patos, deflagrada pela Controladoria Geral da União, em conjunto com o Ministério Público Federal, o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), Ministério Público Estadual e apoio da Polícia Rodoviária Federal.
As empresas consideradas como "fantasmas", estão sendo investigadas por participarem de fraudes com cifra superior a 50 milhões de reais, em procedimentos licitatórios realizados pela Prefeitura Municipal de Patos, no período de 2012 a 2015, que foram voltados para a aquisição de materiais gráficos, equipamentos, gêneros alimentícios, materiais de expediente dentre outros.
Levantamentos feitos pelos investigadores dão conta que os suspeitos das fraudes, usavam as empresas e firmas fantasmas para fazer simulações dos processos de licitação, com o intuito de justificar gastos públicos inexistentes ou superfaturados através da emissão de notas fiscais ou documentação viciada para eventuais processos de contratação.
Foram expedidos 15 mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva do proprietário da empresa que encabeçava o esquema fraudulento, quatro mandados de condução coercitiva, entre esses esteve o da Secretária de Desenvolvimento Social Helena Wanderley, que fora alvo de boatos de prisão. Todos os mandados foram expedidos pela 14ª Vara Federal da Seção Judiciária da Paraíba, tendo suas execuções nos municípios de Patos, Campina Grande e João Pessoa.