sexta-feira, 11 de abril de 2014

A gestão da Saúde de Patos precisa de serviços eficientes e não de confrontos politiqueiros

Porque os PSF’s de Patos só atenderem 16 pessoas por dia? Limitando e o pior, condicionando a saúde do cidadão, pois o mesmo estando com qualquer enfermidade, ao chegar num Posto Médico e já tiver preenchido a 16ª ficha, ficará sem atendimento e terá que aguentar até o outro turno e quem sabe até o outro dia para ser atendido, caso a situação se agrave por conta da falta do atendimento base, terá que recorrer a uma unidade hospitalar de maior complexidade.

Quero ressaltar que essa publicação não se trata de mau atendimento ou algo parecido, muito pelo contrário, dos muitos funcionários que já vi atendendo num PSF, eles são educados, atenciosos e querem trabalhar, o problema é que eles têm que seguir "as ordens".

É fácil e bom você ser conhecido, ou ter amigos que trabalhem em repartições públicas, que quando terminadas as fichas não exita em lhe atender, como também com pena de alguém que esteja mesmo precisando do atendimento, vão falar com o médico para que atendam aquela pessoa, ficando essa a mercê da boa vontade para ser atendido ou não.

Se esse problema acontece em todas as cidades da Paraíba ou Brasil, não importa, moro em Patos e tenho que cobrar da Secretaria de Saúde do meu município, e já que a atual administração diz em seu material publicitário; “Cuidando bem da saúde dos Patoenses”, bem que poderia fazer diferente e acabar de vez com esse vício de gestão que não é nada positivo, e que atinge diretamente a população, de forma que não cumpre com eficácia o que está propagando.

Se a Prefeitura Municipal quer fazer oposição ao Governo do Estado, faça com responsabilidade e credibilidade, entregue à população as intermináveis UPAS de Gizé, para desafogar o HRP e com isso mostrar serviço e competência de realizar um trabalho de atendimento humanizado igual ou melhor ao do Hospital, entregue as USF’s que estão abandonadas no Juá Doce e no Jatobá, ai sim, a sua assessoria e defensores terão respaldo para criticar o Estado, apresentando serviços e deixando de lado as picuinhas e a mesquinhes politiqueira.

Anatel aprova reajuste para telefonia fixa

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (10) o reajuste para as concessionárias de telefonia fixa nas modalidades local e longa distância.
Para as empresas Sercomtel, Telefôncia e Embratel e Oi, o aumento será de 0,65% e, para a CTBC, de 0,95%. O reajuste valerá a partir da próxima semana.
O relator da matéria, conselheiro Igor Vilas Boas de Freitas, lembrou que a tarifa para ligações entre telefones fixos e móveis teve uma redução de cerca de 13% em março deste ano.
Tambaú247

População ajuda polícia a prender dois fugitivos de presídios paraibanos

Foto:MaisPatosSuemis Walter de Lima, 23, recapturado em Patos.
As Polícias Civil e Militar conseguiram capturar dois fugitivos da Justiça nesta sexta-feira (11) após denúncias anônimas ao número de emergência militar, 190. As prisões aconteceram em Patos e em Santa Rita.
Polícia Militar conseguiu capturar, na manhã desta sexta-feira (11), no município de Patos, região do Sertão e a 305 km de João Pessoa, um detento da Penitenciária de Patos que havia fugido na noite de quarta-feira (11). De acordo com o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Cunha Rolim, ainda foram presos mais duas pessoas.
O comandante do batalhão informou que o preso foi localizado através do serviço de inteligência e a radiopatrulha. Suemis Walter de Lima, 27 anos, estava escondido na residência de um homem, que também era procurado pela polícia por homicídio, “Como ele não tinha família próxima - já que ele é pernambucano -, suspeitamos que ele estivesse escondido na casa de algum preso que ele tivesse tido contato no presídio”, contou Cunha Rolim.
Além do fugitivo, foram presos mais dois homens. Um deu cobertura durante a fuga e vai ser indiciado por favorecimento do crime. Já outro foi preso por dar guarida a um foragido da Justiça, além de ser suspeito de matar um ex-presidiário no dia 05 de abril, em Patos.
Eles serão encaminhados para delegacia da cidade e em seguida conduzidos para o presídio regional Romero Nóbrega, em Patos.
Em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa, Polícia Civil conseguiu capturar Edson Domingos de Souza, 30 anos, que era fugitivo da Penitenciária Média de Mangabeira, na noite dessa quinta-feira (10). Ele é acusado de assassinar uma mulher e tentar matar o sogro, no dia 20 de fevereiro desse ano.
De acordo com o delegado Everaldo Medeiros, titular da Homicídios da cidade, o fugitivo será apresentado à imprensa através de uma entrevista coletiva, nesta sexta-feira (11), na Central de Polícia. O objetivo é detalhar como foi realizada a prisão.
Homem estava foragido há uma semana. Ele é acusado pela polícia de matar Dayse da Silva Martins, 23 anos e tentar matar o pai dela. O crime, de acordo com o próprio acusado, teria sido motivado por uma dívida de drogas que pai da vítima tinha com ele. O homicídio chocou os moradores do Eitel Santiago, em Santa Rita, porque foi praticado na frente dos filhos de Dayse, duas crianças de 3 e 5 anos.
PortalCorreio

MPT da Paraíba pede na Justiça suspensão do concurso da CBTU

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) deu entrada, nesta quinta-feira (10), em uma ação civil pública na Justiça trabalhista de João Pessoa  pedindo a suspensão do concurso público da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). De acordo com o procurador-geral do Trabalho no estado, Cláudio Gadelha, a medida foi tomada pela existência de irregularidades no edital do certame. O MPT quer a suspensão de todos os procedimentos do concurso até que o documento seja modificado.
O edital do concurso público para a CBTU foi publicado em 17 de março e as inscrições começaram no dia 20 do mesmo mês. No total são 525 vagas para todo o Brasil e  81 vagas para João Pessoa, além disso está prevista formação de cadastro em diversos cargos dos níveis médio, médio/técnico e superior.
Segundo o procurador Cláudio Gadelha, o pedido de suspensão foi motivado por duas irregularidades. A primeira delas é referente ao teste psicotécnico. “Não existe critérios objetivos de avaliação, há um critério subjetivo onde o avaliador vai dizer se a pessoa está apta ou não. Não diz em que situação o candidato não poderá ingressar nos cargos”, explicou.
O outro ponto questionado pelo MPT é o fato de a partir da segunda etapa do concurso as provas serem concentradas apenas em Recife, sendo que na primeira elas acontecem também no Rio de Janeiro, em Natal, Maceió, Belo Horizonte e João Pessoa. “Isso quebra o princípio da isonomia. Os candidatos que vão ter que se deslocar para Recife para fazer os testes físicos e psicológicos não vão estar em igualdade com os que são de lá”, destacou.
A ação do Ministério Público do Trabalho pede uma liminar para que o concurso seja suspenso. No processo também é solicitado uma condenação por danos morais coletivos contra a CBTU.
A superintendência da CBTU em João Pessoa informou, por meio da sua assessoria de imprensa, que ainda não recebeu nenhuma notificação judicial sobre a ação do Ministério Público do Trabalho.
A CBTU no Rio de Janeiro, onde o edital do concurso público foi elaborado, também foi procurado. A assessoria de imprensa do órgão ficou de entrar em contato com o G1, mas até as 17h10 isso não havia acontecido.
G1Paraíba