sexta-feira, 18 de abril de 2014

Chuvas no Sertão derrubam poste e fazem açude sangrar no Vale do Piancó

Chuvas caídas na madrugada desta sexta-feira (18) em cidades do Sertão do Estado derrubaram poste de fiação elétrica e encheram açudes, um deles chegando a sangrar.
No município de Serra Grande, no Vale do Piancó, a 455 quilômentros da Capital, choveu cerca de 130 milímetros e o açude que abastece a cidade amanheceu sangrando, para a alegria dos moradores que estavam sendo abastecidos através de carros pipas. A população da cidade é de cerca de 3 mil habitantes.
No último monitoramento feito pela Agência Executiva de Gestão das Águas, o açude Cafundó, que tem capacidade para acumular 313.680 mm, estava no dia 1º deste mês, com 177. 693 mm, ou seja, com 56% da capacidade.  
De acordo com informações de moradores, o riacho do Saco, localizado na região, amanheceu cheio e a maioria dos pequenos açudes do município também teriam sangrado.
Em São José de Piranhas, a 503 quilômetros de João Pessoa, as chuvas caídas na madrugada chegaram a 63 mm e derrubaram um poste, danificando parte da rede elétrica. O acidente aconteceu na madrugada e por sorte não atingiu casas e ninguém ficou ferido.
O restabelecimento da energia só aconteceu ao meio dia desta sexta-feira.

PortalCorreio

Hospital Santa Izabel realiza primeira cirurgia do NE com o uso de duas novas tecnologias

O Hospital Municipal Santa Isabel em João pessoa, realizou na noite desta quinta-feira (17), a primeira cirurgia de correção de deformidade, ou escoliose, como é mais conhecida a deficiência, incorporando o uso de duas tecnologias inovadoras - a neuronavegação e a autotransfusão – que protegem o paciente da perda de sangue durante a intervenção.
Para o médico Valdir Delmiro, coordenador do Departamento de Neurocirurgia do Hospital Santa Isabel, “com o uso das duas novas tecnologias a cirurgia é bem mais segura, com menos exposição de raio para o paciente, fazendo o reaproveitamento do próprio sangue através da autotransfusão. A escoliose costuma deixar o paciente vulnerável a muitos danos, mas o uso dessas técnicas permite que ele tenha a deformidade corrigida e saia ileso”, disse.
O neurocirurgião Ronald Farias disse que "só encontraremos algo na saúde pública nesses moldes em grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro e o Santa Isabel demonstrou capacidade de desenvolver e incorporar essas novas técnicas, tornando-se uma referência nacional”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio, ressalta que “a cirurgia realizada demonstra claramente que João Pessoa possui profissionais de qualidade incontestável, assim como estrutura física qualificada e pode incorporar novas tecnologias ainda não utilizadas no serviço público de saúde”.
ParaíbaJá

Semob muda funcionamento de linha de ônibus na capital paraibana

Os usuários das linhas de ônibus 1502 do transporte coletivo em João Pessoa devem ficar atentos às mudanças que serão implementadas a partir deste sábado (19). De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), a linha vai ser desmembrada em duas: a 502, que vai fazer o trajeto entre o bairro do Geisel e o Terminal de Integração do Varadouro, e 108, que passa a operar durante todo o dia, ao invés de apenas na madrugada.

Segundo a Semob, a mudança foi uma solicitação das comunidades atendidas pelas duas linhas, o que corresponde a cerca de 5 mil pessoas. O órgão explica que a linha 1502 vinha "enfrentando dificuldade em cumprir o quadro de horário devido aos congestionamentos e a longa extensão do percurso".
A linha 502/Geisel vai ficar operando com seis veículos na frota, fazendo 48 viagens por dia, e intervalo médio de 20 minutos entre a passagem de um veículo e outro no horário de pico. Já a linha 108, que também atenderá a comunidade Juracy Palhano, no Bairro dos Novais, passa a operar com três veículos, realizando 40 viagens, com intervalo médio de 30 minutos entre um veículo e outro, nos horários de pico.
De acordo com a Semob, a mudança na operação será acompanhada pela fiscalização e avaliada pela diretoria de planejamento nos primeiros 15 dias. Comunicados foram afixados nos veículos da linha 1502 para informar aos usuários da modificação que entra em vigor no sábado.
G1Paraíba

Para o Bispo da Diocese de Cajazeiras, as declarações de Dom Eraldo foram para o bem do povo

Em um vídeo feito pelo site Diário do Sertão nessa quinta, , Dom José, Bispo Diocesano de Cajazeiras, falou sobre o sentido da Semana Santa, de que é tempo de penitência, caridade e fraternidade.

Questões como o jejum e a abstinência da bebida alcoólica também foram levantadas, haja vista que muitos usam o vinho para substituir a cerveja e a cachaça, porém como diz o ditado, "os fins não justificam os meios".

Quando foi indagado sobre a repercussão a nível estadual das declarações do Bispo de Patos sobre os políticos, Dom José foi enfático ao dizer que "ele sabe o que tem falado", complementando, "nós respeitamos seus critérios e suas atitudes, e o povo que pense, pois nunca um ideal político envolverá um bispo na política, e o que ele disse é para o bem comum, é para que haja mais honestidade e mais seriedade e transparência".