sábado, 6 de maio de 2017

Grupo de Alcoólicos Anônimos pioneiro do sertão paraibano completa 44 anos salvando vidas nesse mês de Maio

O primeiro grupo de AA da cidade de Patos, foi fundado em 13 de maio de 1973. Fundação essa que teve importância fundamental para a história do AA paraibano, porque através dele tiveram início todas as outras unidades da região sertaneja como: Itaporanga, Catolé do Rocha, São Mamede, Santa Luzia, Sousa, Pombal e diversas cidades polarizadas por Patos, além de atravessar fronteiras e chegar ao Grupo Seridó de Caicó no Rio Grande do Norte, Tabira, São José do Egito e Itapetim, no Estado de Pernambuco.

Nesse sentido O Grupo Espinharas de AA da cidade de Patos, nos enviou o convite e a programação da semana de reuniões abertas ao público, alusivas a comemoração de seus 44 anos de existência.
  • Dia 08 de Maio - Segunda; no auditório do SAMU, localizado na Rua Lima Campos, s/n, no Bairro do São Sebastião, com a direção do Grupo de AA Três Corações.
  • Dia 09 de Maio - Terça; na capela da Igreja de Santa Maria Madalena, localizada na Rua Antônio Macedo, s/n, com a direção do Grupo de AA Cinquentenário.
  • Dia 10 de Maio - Quarta; no auditório do CSU, localizado na Rua Manoel Mota, s/n, com a direção do Grupo de AA Monte Castelo.
  • Dia 11 de Maio - Quinta; no salão Paroquial da Igreja de Igreja de N. Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na Rua Natália Figueiredo, Nº 1040, no Bairro do Morro, com a direção do Grupo de AA Liberdade.
*Todas as reuniões acontecerão no horário das 20h.

Já na sexta, dia 12 de maio a reunião será fechada para os veteranos, ela acontecerá na sede do Grupo Espinharas, que fica localizado na Rua Bossuet Wanderley, s/n, 2º andar, centro de Patos. Por fim, no sábado dia 13 de maio, acontecerá a Reunião de Informação ao Público, tendo como local a sede da Associação Comercial e Industrial de Patos - ACIAP, localizada na Rua José Gomes Alves, s/n, próximo ao Hotel JK, no centro de Patos.

As informações históricas acima citadas do Grupo de AA Espinharas, foram colhidas na página digital da Patos em Revista, para terem acesso ao conteúdo completo acessem o link http://www.patosemrevista.com/alcoolicos.html

Inscrições para o Enem começam nesta segunda (08)

Foto: reprodução da internet
Foi divulgado pelo Ministério da Educação, nesta sexta (05), o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2017, que traz também, alterações. As inscrições ocorrem do dia 08 ao dia 19 de maio de 2017.

As provas continuam a ser presenciais e a grande mudança do Exame é a alteração nos dias em que serão realizadas; domingo. Serão dois domingos seguidos e o conteúdo programático continua o mesmo. Os assuntos envolvem as disciplinas das séries que compõem o ensino médio brasileiro, além da redação. A alteração dos dias, permite aos candidatos, um tempo de descanso entre as provas.

O edital do Enem, publicado no dia 10 de abril de 2017 deve ser previamente consultado, para que algumas dúvidas sejam sanadas. As provas ocorrem nos dias 5 e 12 de dezembro de 2017 e o resultado sairá em janeiro de 2018, no dia 19.

Abaixo, saiba como serão divididos os dois dias do ENEM:

O dia 05 de dezembro será destinado as disciplinas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação.


Já no dia 12, serão aplicadas as questões de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Tambaú247

Governo do Estado realiza reunião de planejamento para a V Caravana do Coração

Foto: Ricardo Puppe
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou nesta sexta-feira (5), no Espaço Cultural, uma reunião de planejamento da V Caravana do Coração. Na ocasião, a presidente da ONG Círculo do Coração, Sandra Mattos, apresentou o projeto, fez um resumo das caravanas anteriores e falou da proposta para este ano.  Estiveram presentes representantes da ONG Círculo do Coração, da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba e secretários de saúde dos 13 municípios por onde a caravana vai passar.

A Caravana do Coração deste ano será realizada no período de 26 de junho a 8 de julho, e vai passar pelos municípios de Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Campina Grande, Picuí, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape. Estes municípios sede receberão uma equipe de profissionais voluntários para realização de atendimentos a usuários do SUS referenciados pelos demais municípios das regiões de saúde da Paraíba.

“A caravana deste ano vem com um diferencial. Além das crianças com cardiopatias congênitas e das com microcefalia que estão sem acompanhamento, este ano estaremos ampliando o atendimento para captar 250 gestantes em cada cidade. A nossa expectativa é de que possamos ultrapassar os números do ano passado, já que os números de cada nova caravana sempre nos surpreendem de uma maneira muito positiva”, disse a gerente executiva de Atenção à Saúde da SES-PB, Patrícia Assunção.

A presidente da ONG Círculo do Coração, Sandra Mattos, destacou que a ideia é beneficiar pacientes de toda a Paraíba. “Para uma maior abrangência, dividimos os pacientes entre as regionais, de acordo com o número de pacientes de cada cidade e critérios que ainda estamos definindo e organizando. A nossa ideia é beneficiar pacientes de todo o estado, não somente dos 13 municípios por onde vamos passar”, disse.

O Projeto - A Caravana do Coração começou a partir da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP – PB). É uma ação do Governo do Estado da Paraíba em parceria com a ONG Círculo do Coração considerada divisor de águas, nas áreas cardiológica e pediátrica.

A primeira edição do Projeto foi realizada em 2013, quando foram visitados oito municípios paraibanos e atendidos pouco mais de 500 pacientes. A segunda e a terceira edições, realizadas em 2014 e 2015, cobriram 13 municípios e asseguraram o atendimento de mais de 1.000 pacientes, cada. Nessas Caravanas, os profissionais de saúde percorrem mais de 1.800 km.

Realizada em julho de 2016, a IV Caravana do Coração registrou, em 13 dias, 10.793 procedimentos, beneficiando 1.908 pacientes (1.349 crianças, 241 gestantes e 318 adultos), de 176 municípios paraibanos.

Na ocasião, foram encaminhados 100 pacientes para avaliação genética por suspeita de microcefalia. Destes, 53 tiveram confirmação da microcefalia e 29 apresentaram outras malformações (síndromes genéticas). Os demais pacientes não apresentaram malformações. Além desses, ainda foram identificados 11 fetos com anomalias que podem estar relacionadas ao vírus Zika.

O Projeto ganhou o prêmio de melhor trabalho multidisciplinar no 24º Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica, concorrendo com mais de 300 trabalhos inscritos. O evento ocorreu em novembro de 2016, em Belo Horizonte (MG).

Sandra Mattos destacou a importância da premiação. “É, antes de tudo, um reconhecimento ao pioneirismo desenvolvido pelo Governo da Paraíba em uma área tão importante, que é a cardiologia pediátrica. A Paraíba tem toda uma rede, algo único no Brasil. Em segundo lugar, é um estímulo para que cada vez mais a parceria do Governo do Estado com o Círculo do Coração se fortaleça”, observou.

Secom Gov. PB

Teste consegue eliminar HIV de corpo de animal vivo pela 1ª vez

Imagem: reprodução da internet
Cientistas da Universidade Temple, na Flórida, em parceria com a Universidade de Pittsburgh, alcançaram um resultado importante na luta contra o HIV. Pesquisa conduzida na Lewis Katz School of Medicine (LKSOM=, associada à Temple, conseguiu eliminar completamente o vírus de camundongos que haviam recebido células humanas infectadas com HIV. As informações são da revista Veja.

“A equipe é a primeira a demonstrar que a replicação do HIV-1 pode ser completamente suprimida e o vírus é eliminado de células infectadas em animais com uma poderosa tecnologia de edição de genes conhecida como CRISPR/ Cas9”, informa o site da LKSOM.
A pesquisa foi coordenada por Wenhui Hu, MD, PhD e professor associado no Centro de Pesquisa de Doenças Metabólicas e do Departamento de Patologia da LKSOM; Kamel Khalili, PhD., Laura H. Carnell professora e presidente do Departamento de Neurociências, diretora do Centro de Neurovirologia e diretora do Centro Compreensivo de NeuroAIDS da LKSOM; e por Won-Bin Young, PhD.

O trabalho é uma continuação de um estudo anterior, em que foram usados modelos transgênicos de ratos e camundongos com DNA de HIV-1 incorporados no genoma de todos os tecidos dos corpos dos animais.

“Nosso novo estudo é mais abrangente. Confirmamos os dados de nosso trabalho anterior e melhoramos a eficiência de nossa estratégia de edição de genes. Nós também mostramos que a estratégia é eficaz em dois modelos outros dois tipos de roedores, um representando infecção aguda em células de rato e o outro representando infecção crônica ou latente em células humanas”, explica Dr. Hu.

O próximo passo seria repetir testes em primatas e, posteriormente, em pacientes humanos.


Notícias ao Minuto

Venha curtir uma boa música AO VIVO hoje na Marmitaria e Petiscaria Raizeiros em Pombal