domingo, 27 de novembro de 2016

Ricardo defende autonomia dos Estados durante reunião de governadores do Nordeste

O governador Ricardo Coutinho participa de uma reunião com os demais governadores do Nordeste nesta sexta-feira (25), no Palácio do Campo das Princesas, em Recife (PE), na qual defendeu a autonomia dos estados para realizar os cortes necessários diante do cenário de crise econômica. Apesar de admitir colaborar com a União, para ele, a Lei da Repatriação não pode ser utilizada como instrumento de negociação porque é um direito dos Estados, os quais já estão adotando medidas para o enfrentamento da situação.
Dentre as questões debatidas pelos governadores, estão o repasse de recursos oriundos da Lei de Repatriação, a situação fiscal dos estados e o pacto federativo para conter a crise econômica nacional.  “No nosso entender existe um choque entre o que foi conversado pelos governadores do Brasil com o presidente da República e o que está sendo encaminhado pelo Ministério da Fazenda. É preciso compreender que tem que existir uma limitação nas relações de uma federação, ou seja, os Estados têm autonomia”, alertou o governador.
Embora o Brasil seja um país que centraliza sua organização enquanto Estado Nacional, a  prerrogativa das unidades federativas é de gestão própria. “Não vamos aceitar abrir mão disso para que uma instância federal possa dizer o que vamos cortar, a discussão não é essa. Os Estados do Nordeste já vêm fazendo corte de gastos, não se pode tratar o Brasil de uma mesma forma, padronizar as medidas”, observou.
Ricardo ainda enfatizou que os governadores do Nordeste já estão contribuindo com a redução dos gastos em seus estados e querem criar estabilidade para o país. “Queremos ajudar o país, mas os Estados também querem respeito à sua autonomia e no meio disso está um direito nosso, que é a liberação da partilha da multa da repatriação. Isso não pode ser contestado porque é um direito dos Estados. É isso, e outros pontos, que vamos aprofundar aqui e ver qual a forma que iremos conversar, posteriormente, com o presidente da República”, frisou.
Texto e fotos: Secom-PB

Estela Bezerra para Ministro da Saúde: “Deveria conhecer Centro de Oncologia de Patos”

Foto: divulgação da Ascom
Durante uma entrevista para uma TV local, a deputada estadual Estela Bezerra (PSB), criticou a visita do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, que está com agenda marcada em Campina Grande.
Para a deputada, a visita deveria ser melhor aproveitada.
“O Ministro poderia sugerir parcerias com o Centro de Oncologia de Patos (CTO), por exemplo, que é um hospital público, e necessita dos recursos federais para garantir uma maior e melhor cobertura de atendimento para toda a região do sertão do Estado”, afirmou Estela, lembrando que Ricardo Barros poderia conhecer o Centro, o trabalho que será desenvolvido, e credenciá-lo no SUS.
A visita do Ministro Ricardo Barros está marcada em Campina Grande para a próxima segunda-feira (28), no Hospital da FAP, quando fará a entrega formal de um novo acelerador linear, equipamento utilizado por pacientes que realizam tratamento de radioterapia na unidade.
Estela garante que a entrega desse equipamento é importante, mas é necessário pensar na abrangência que o Centro de Oncologia de Patos vai proporcionar em relação ao restante do Estado.
“A abertura da unidade vai cobrir o atendimento de uma população superior a 900 mil pessoas, que não vai mais precisar se locomover para outros centros,  além de servir de referência para todo estado, já que será o primeiro serviço direcionado ao tratamento do câncer pertencente à Secretaria de Estado da Saúde”, finalizou a parlamentar.
A unidade, que está em fase de construção,  contará com 60 leitos, centro cirúrgico e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de 10 poltronas para atendimento na área de quimioterapia, uma sala de atendimento emergencial com dois leitos e dois consultórios de oncologia.
O Centro de Oncologia vai contribuir com a implantação da Rede de Atenção do Estado, permitindo que a população de 89 municípios do alto Sertão passe a realizar em Patos diagnóstico, tratamento e reabilitação, não precisando se dirigir a Campina Grande ou João Pessoa, onde se encontram atualmente os dois únicos centros de oncologia, com hospitais filantrópicos conveniados com o SUS.
Ascom da Dep. Estela

Estado entrega unidade de dessalinização no município de Amparo

Texto e fotos: Ascom-PB
A vice-governadora Lígia Feliciano entregou, nesta sexta-feira (25), o 13º sistema de abastecimento potável com dessalinizador do Programa Água Doce, executado na Paraíba pela Secretaria Estadual da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (Seirhmact), em parceria com o Governo Federal. O equipamento foi entregue no município de Amparo beneficiando 192 famílias totalizando um investimento superior a R$ 146 mil.

Lígia Feliciano destacou a importância da água potável para a saúde e bem estar da população. “Uma das maiores prioridades do governo Ricardo Coutinho é atender as necessidades da população. As unidades dessalinizadoras são um exemplo disso, a água de qualidade muda a realidade da população, que agora passa a ter abastecimento sem se preocupar com carro-pipa. Além do conforto, o sistema de abastecimento traz saúde e bem estar para todos da comunidade”, disse a vice-governadora.
Em todo o Estado serão entregues 93 de sistema de abastecimento potável com dessalinizador.  O equipamento faz o trabalho de retirada do excesso de sal e minerais da água para torná-la potável e adequada ao consumo humano.
O coordenador nacional do Programa Água Doce, Renato Saraiva, explicou como o sistema purifica a água. “Esse sistema tem em torno de 1.200 de sais no poço e a água de beber está com 50 (de sais), ou seja, é uma água mineral que está saindo desse sistema. O filtro utilizado nos dessalinizadores é um dos mais modernos usados no mundo, sendo assim é um purificador de água muito potente”, explicou.
O prefeito de Amparo, José Arnaldo, ressaltou a importância do equipamento para a população. “Essa obra tem grande relevância para a nossa comunidade, entre tantas outras que já fizemos em parceria com o governador Ricardo Coutinho, obras que vieram para dar mais qualidade de vida para o nosso povo”, disse.
Everaldo Maciel, morador da cidade de Amparo e agente de saúde, disse que o equipamento veio em um momento importante. “Essa água vai trazer água de muita qualidade para a nossa população. Estamos muito agradecidos em poder receber esse sistema em uma época como essa de grande estiagem”, concluiu.
vice gov ligia entrega desalinizador em amparo (1)vice gov ligia entrega desalinizador em amparo (39)vice gov ligia entrega desalinizador em amparo (13)vice gov ligia entrega desalinizador em amparo (19)

Incêndio destrói carro após acidente na BR-230 em Pombal

Imagem: ilustrativa da internet
Um acidente entre dois carros terminou em um incêndio na BR-230, próximo a cidade Pombal, no Sertão paraibano, na manhã deste domingo (27). De acordo as primeiras informações divulgadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu depois que a condutora de um dos carros perdeu o controle da direção, ao passar por uma curva. Apesar dos danos, ninguém ficou ferido.

Segundo a PRF, o acidente ocorreu por volta das 8h15. Uma mulher, que conduzia um carro preto e estava sozinha, perdeu o controle da direção ao passar por uma curva e o veículo invadiu a faixa contrária. Outro carro que trafegava no sentido oposto foi atingido na lateral. Neste outro veículo estavam o motorista e dois passageiros.

Com o impacto lateral os dois carros saíram da pista. O carro que foi atingido parou depois de bater em uma árvore e em seguida houve um incêndio, mas os três ocupantes saíram sem ferimentos. O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas.

Ainda de acordo com a PRF, os dois condutores foram ouvidos e o local passou por uma perícia, que vai indicar como o acidente ocorreu, através de um laudo. Os dois motoristas realizaram um teste de bafômetro, que não constatou alcoolemia em nenhum deles. Ainda na manhã deste domingo, os dois veículos foram liberados para os seus proprietários.

G1Paraíba

Pagamento dos servidores estaduais tem início nesta terça-feira

Imagem: divulgação da internet
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração, informou que o pagamento dos servidores referente ao mês de novembro será realizado nesta terça (29) e quarta-feira (30), cumprindo um compromisso de pagar aos funcionários dentro do mês trabalhado.

De acordo com o calendário, recebem no primeiro dia os inativos. Já na quarta-feira, será efetuado o pagamento dos servidores da ativa, tanto da administração direta quanto indireta.

Com o pagamento do salário de novembro, serão injetados R$ 330 milhões na economia paraibana. 

ParlamentoPB