segunda-feira, 14 de abril de 2014

Designer patoense é vítima de racismo em rede social

O designer gráfico patoense Márcio Ronely, de 31 anos, se sentiu bastante ofendido após o comentário de um internauta em uma foto sua publicada este final de semana em sua página na rede social Facebook.
 
Márcio compartilhou uma imagem sua com outras quatro garotas e na publicação outro jovem identificado como Alessandro Cordeiro comentou: “Como sempre um negro no meio”.
 
O designer se sentiu bastante ofendido e colocou sua indignação no perfil. Não demorou muito, outros internautas partiram em defesa de Márcio, alguns o incentivando inclusive a acionar a justiça pelo crime de racismo.
 
Questionado pela reportagem do maispatos se iria levar o caso à justiça, Márcio disse que prefere deixar o fato de lado, mas que ainda fica assustado com esse tipo de atitude: “A falta de respeito, educação e o racismo ainda predomina bastante hoje e embora algumas pessoas digam que não são preconceituosas, isso acontece com frequência”, desabafou.
 
O Código Penal determina uma pena de 1 a 3 anos de prisão para o crime de racismo, além de multa, para as injúrias motivadas por “elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem, ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência.
 
MaisPatos

OAB divulga o gabarito da 1ª fase do XIII Exame de Ordem Unificado

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou, na noite deste domingo (13), o gabarito ofical da primeira fase do XIII Exame de Ordem Unificado (veja o link ao lado). A prova teve início às 13h (horário de Brasília) e cinco horas de duração. No total, os bacharéis em direito tiveram que responder a 80 questões objetivas. Para ser aprovado na primeira fase, é preciso acertar 50% das questões.
O conteúdo da prova abordou temas de disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de direito, como questões sobre direitos humanos, código do consumidor, estatuto da criança e do adolescente, direito ambiental, direito internacional, filosofia do direito. Além disso, fazem parte do currículo o estatuto da advocacia e da OAB, seu regulamento geral e código de ética e disciplina da OAB.
Segunda fase
Os candidatos aprovados na primeira fase farão a etapa subjetiva ou prova prático-profissional (segunda fase) no dia 1º de junho. A prova é de caráter eliminatório. Nessa etapa deverá ser elaborada uma peça profissional e quatro questões escritas discursivas.

Para a prova subjetiva serão apresentadas situações-problema e compreenderão as seguintes áreas, que deverá ser escolhida pelo candidato no ato da inscrição: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual.
A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em direito, ainda que pendente apenas a  colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de direito do último ano do curso de graduação ou dos dois últimos semestres.
Na terça-feira (15) a OAB vai abrir as inscrições para a repescagem, ou seja, quem não passou na segunda fase do último exame poderá participar da etapa final deste XIII Exame de Ordem.
G1Paraíba

É LEI: contas de água, luz e telefone de deficientes visuais da PB devem vir em Braille

Poucos paraibanos sabem, mas é lei em todo o Estado que as contas de água, energia elétrica e telefone fixo e móvel sejam emitidas com leitura em Braille, sem custo adicional, para aqueles consumidores que possuem deficiência visual.
Pensando na acessibilidade dos consumidores paraibanos, o autor da lei, o deputado estadual Dr. Aníbal Marcolino (PEN), informou que objetivo da norma é garantir aos cidadãos com deficiência visual o direito de receberem o detalhamento de seu consumo mensal de forma inteligível.
Apesar de estar em vigor desde o ano de 2011, o projeto de lei redigido por Dr. Aníbal ainda não é de conhecimento de todos os paraibanos, talvez até por conta do pouco interesse das empresas prestadoras de serviços de avisarem aos seus consumidores sobre este direito.
Quem deseja receber as contas adaptadas, deve entrar em contato com a empresa prestadora de serviços, realizar um cadastro e fazer a solicitação.
Em caso de descumprimento, as empresas estão sujeitas a advertência e penalidades contidas no Código de Defesa do Consumidor.
Exercendo seu segundo mandato, Dr. Aníbal Marcolino prima pelo bem-estar da população paraibana e aposta na sua experiência como médico para atuar na Assembleia Legislativa em defesa da vida e saúde dos paraibanos.
PBemDia

Moção de apoio a deputado Anísio Maia racha encontro do PT


Uma moção de apoio ao deputado Anísio Maia, em relação às denúncias que ele fez de que alguns deputados do PMDB estariam “negociando” a participação legislativa com o Governo do Estado, provocou um racha no encontro do Partido dos Trabalhadores realizado no sábado passado, no ginásio do Sindicato dos Bancários, em João Pessoa.

Muitos delegados - a exemplo do deputado federal Luiz Couto; o deputado estadual Frei Anastácio, o secretário executivo do Orçamento Participativo da Prefeitura de João Pessoa, Hildevânio Macedo; a delegada do MDA, na Paraíba, Giucélia Figueiredo; o vice-prefeito de Patos, Lenildo Morais; o secretário adjunto de Articulação Política da capital, Josenilton Feitosa, além de Aristides Villar, José Ivonaldo, entre outros - votaram contra a moção. “Esse não é assunto para discussão com delegados do PT. É um problema que deve ser resolvido pela Assembleia Legislativa”, disse o deputado Frei Anastácio.

Para Giucélia Figueiredo, as denúncias feitas por Anísio Maia precisam ser apuradas primeiro. “São denúncias muito sérias que necessitam ser levadas para Comissão de Ética da Assembleia e não receber apoio de 300 delegados do PT, que vieram para um encontro votar interesses internos da legenda”, afirmou Giucélia.

Em relação à decisão de adiar a posição do partido, sobre apoio ao PMDB, para o dia 18, Frei Anastácio disse que houve unidade. “Foi uma posição acertada. Entendemos que é necessário aprofundar o diálogo, já que precisamos fortalecer, cada vez mais, o palanque da companheira Dilma Rousseff na Paraíba com essa aliança, que eu e o 'Movimento PT' defendemos. O documento aprovado pelo encontro, também, reforça a manutenção das alianças do PT com os partidos da base aliada”, disse Frei Anastácio.


PortalCorreio

'Escanteado' Cícero diz que irá se pronunciar sobre as declarações de Cássio em preferir Santiago para o senado

Numa entrevista coletiva no encontro do PSDB em Conceição, alto sertão do estado, Cássio deu declarações sobre haver uma possível aliança com Wilson Santiago, PTB, para compor sua chapa majoritária e concorrer ao senado.

"Pode ser verdade essa hipótese..." "Pois o partido quer somar", disse Cássio.

Em uma matéria divulgada na manhã de hoje no portal MaisPatos.com, o Senador Cícero Lucena disse irá se pronunciar sobre o fato, confira a matéria. 

O senador Cícero Lucena (PSDB), se pronunciou na manhã desta segunda-feira, 14, sobre a polêmica envolvendo sua candidatura a reeleição ao senado nas Eleições de Outubro. 

A declaração do Senador foi publicada em sua página pessoal nas redes sociais, após especulações da imprensa em relação aos bastidores da política. 

“Alguns jornalistas me ligaram solicitando entrevista. Gostaria de informar que só me pronunciarei sobre o quadro eleitoral, após o presidente do meu partido na Paraíba, tornar público o “recado” que ele enviou através de um amigo em comum no último sábado”, disse Cícero Lucena.

A polêmica envolvendo o Senador Cícero Lucena e seu partido teria iniciado após declarações do senador e pré-candidato a governador da Paraíba nas Eleições de Outubro, Cássio Cunha Lima (PSDB), ter anunciado a preferência pela candidatura de Wilson Santiago (PTB) ao senado, numa possível composição entre as duas legendas. 
No encontro regional do PSDB, que aconteceu no Vale do Piancó durante este fim de semana, o senador Cícero Lucena não compareceu ao evento.