sábado, 17 de junho de 2017

Couto comanda reunião por mudanças no PT e critica Gleisi

Foto: reprodução da internet
O deputado federal Luiz Couto comanda neste sábado uma reunião de setores dissidentes do PT da Paraíba, o "Muda PT", em Campina Grande. O parlamentar junto com os deputados Anísio Maia e Frei Anastácio encabeçam o movimento no Estado e defendem uma profunda avaliação dos erros cometidos pela sigla, em meio às várias acusações de corrupção que pesam contra dirigentes e executivos petistas.

O encontro começou às 9 horas no Sindicato dos Urbanitários, no Centro da Rainha da Borborema.

Em um vídeo publicado nas redes sociais na tarde de ontem, Luiz Couto chegou a criticar a nova presidente do PT Nacional, Gleisi Hoffmann, do agrupamento Construindo Um Novo Brasil (CNB). Ele disse que com a senadora no cargo, "nada muda".

"É importante que o PT mude. E para mudar, é preciso fazer uma autocrítica dos erros cometidos neste processo. O partido não pode ficar refém da organização do PT que não mudou nada no congresso que aconteceu agora. Só houve a tese aprovada do CNB e as mudanças foram todas levadas para a reunião da executiva e do diretório nacional. São essas instâncias que vão discutir se aceitam ou não os destaques colocados. Mas, nós acreditamos que o PT precisa mudar. A presidenta eleita, no primeiro discurso que fez, disse que o PT não é um grupo religioso para fazer avaliação e mostrar seus erros e que isso daria discurso aos adversários. Não! A autocrítica é importante para a esquerda brasileira. Queremos propor mudanças significativas", disse Luiz Couto.

Ascom Dep. Federal Luiz Couto

Programa Gira Mundo Finlândia será lançado nesta segunda-feira

Foto: Secom Gov-PB
O governador Ricardo Coutinho lança às 15h30 desta segunda-feira (19) o edital do Programa de Intercâmbio Internacional Gira Mundo Finlândia II. A edição 2017/2018 do programa contempla 55 professores e gestores escolares da Rede Estadual de Ensino. O lançamento ocorrerá durante o seminário final de avaliação do Programa Gira Mundo Finlândia 2016/2017, no Centro de Formação de Educadores Elisa Bezerra de Mineiros, no Bairro de Mangabeira, em João Pessoa e contará com a presença dos 20 professores que participaram do intercâmbio.

Os educadores selecionados para o Gira Mundo serão capacitados pela Häme University of Applied Sciences – HAMK, sediada na cidade de Hämeenlinna e Tampere University of Applied Sciences – TAMK, sediada na cidade de Tampere, ambas na Finlândia.

O evento objetiva apresentar as competências dos 20 professores após seis meses de retorno da Finlândia na edição do programa em 2016. Serão dois dias de atividades interativas com mesas redondas, atividades com ferramentas educacionais digitais e depoimentos do desenvolvimento dos projetos de melhoria aplicados nas escolas do Estado.

Os professores que participaram da capacitação na Finlândia farão a apresentação do projeto desenvolvido e suas atividades, apontando ações pedagógicas para melhorar a dinâmica em sala de aula, contribuindo assim para o crescimento do processo ensino-aprendizagem nas escolas.

O evento contará também com a presença do secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, da diretora da Escola de Educação Profissional de Professores da HAMK, Seija Mahlamäki-Kultanen, e do presidente da Fapesq, Claudio Benedito Silva Furtado. A programação do evento contará com a palestra “Educação na Finlândia e na Paraíba” e quatro mesas redondas. Durante a programação, acontecerá uma cerimônia de certificação dos professores participantes da primeira edição, além da realização da Galeria de Ideias e do Mural Virtual sobre o Futuro da Educação na Paraíba.

Secom Gov-PB

Gastos apresentados por gestores no Sagres serão analisados pelo TCE

Foto: assessoria TCE
O presidente do Tribunal de Contas do Estado, André Carlo Torres Pontes, revelou que todas as despesas apresentadas pelos gestores municipais e estaduais serão analisadas por uma equipe técnica para verificar a veracidade ou não das informações.

O órgão deve disponibilizar mais dados, em breve, para dar mais transparência. Atualmente o link "Painéis de Acompanhamento de Gestão" no site da entidade, permite ao usuário acessar a evolução das despesas realizadas pelo Estado e pelos municípios, bem como dados das receitas e das licitações.

Além disso, no Sagres - Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade, estão disponíveis dados sobre receitas orçamentárias, empenhos, pagamentos e folha de pessoal.

O conselheiro explicou que, se houver divergência nos documentos, poderá haver punição.

"O TCE já tem um procedimento operacional padrão de captar informação e submeter às verificações. A despesa pública ela precisa legal, legítima e econômica. Qualquer despesa que não preencha esses requisitos vai ser objeto de impugnação e, eventualmente essa despesa tivo ser sido realizada irregularmente, o executor poderá ser responsabilizado", explicou.


Tambaú 247