quarta-feira, 5 de março de 2014

Mais de 190 mil ainda não fizeram recadastramento biométrico na PB

Mais de 190 mil paraibanos ainda não fizeram o Recadastramento Eleitoral com Biometria a apenas 15 dias do término do prazo estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB). Na reta final do cadastramento, o órgão estuda a possibilidade de abrir no final de semana (8 e 9) para atender os eleitores. Nesta quarta-feira (5), o órgão amplia o atendimento com mais postos em João Pessoa e Campina Grande.

Entre as 19 cidades que estão passando pela revisão cadastral, nove delas registraram atualização cadastral abaixo dos 80%, segundo dados da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-PB: Nova Olinda (68,85%),Mamanguape (73,65%), Olho D'água (75,54%),Logradouro (76,01%), Mataraca (76,08), Igaracy (77,18%) e Caiçara (78,81).

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PB, Leonardo Lívio, ressaltou que o esforço do órgão é o de recadastrar o maior percentual de eleitores possível. “O dado mais importante a ressaltar é que aqueles que deixam de comparecer no recadastramento, além de não poder votar na próxima eleição, terão vários direitos suspensos como tirar passaporte, participar de processos de licitação, realizar empréstimos em bancos públicos e participar de concursos públicos. A principal consequência nem é a baixa estatística meramente, mas a baixa participação na representatividade nas eleições e as sanções que o eleitor sofre enquanto cidadão”, ressaltou.

Os dois maiores colégios eleitorais, João Pessoa e Campina Grande, respectivamente, apresentaram uma atualização de 78,75% e 78,88% respectivamente. As cidades que registraram as maiores frequências na atualização dos cadastros com a biometria, segundo os dados do TRE-PB, foram Boa Vista (95,57%), Massaranduba (91%) e Emas (91%).

Nesta quarta, o órgão abre mais dois postos de atendimento na capital: um na Fundação de Apoio ao Deficiente (Funad), no conjunto Pedro Gondin, e outro na Escola Municipal Dom Hélder Câmara, no Valentina. Na Funad, o serviço contará com intérpretes de libras para ajudar no atendimento aos deficientes auditivos e na Escola Municipal Dom Helder Câmara serão colocados à disposição da população oito guichês de atendimento.

G1 Paraíba