quinta-feira, 3 de novembro de 2016

DPC e EXITUS; Empresas referência na distribuição de cosméticos na Paraíba

Foto: Thiago Florentino
Na cidade de Pombal, alto sertão paraibano, surgiu em 2009 a Exitus Distribuidora de Cosméticos, com um modo de atuação impar no mercado paraibano nesse seguimento, ao investir na padronização e qualidade dos serviços em um nicho marcado pela informalidade e alternância. Já a DPC - Distribuidora Paraibana de Cosméticos, surge em 2012 com marcas e equipe próprias. Ambas tem como lema a qualidade, ética e eficiência, como também uma série de valores compartilhada por todos os seus colaboradores. Nesse sentido, elas adquiriram o reconhecimento e confiança dos clientes como uma referência não só em Pombal e região, abrangendo também outras regiões da Paraíba e cidades dos estados vizinhos do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.


Atualmente a Exitus e a DPC juntas trabalham com oito grandes marcas de cosméticos reconhecidas nacionalmente. E Mesmo em um momento de dificuldades no país, os anos de atuação formaram um alicerce robusto para superar os obstáculos e manter um padrão de serviço qualificado. Como exemplo disto, neste último mês a Exitus e a DPC inauguraram nova sede, localizada as margens da BR-230, saída para Sousa, demonstrando um passo importante para fazer de 2017 um ano de retomada, afirmação e expansão dentro do mercado estadual.

Confira as fotos das novas instalações.

Fachada e veículo das empresas
Foto: Thiago Florentino
Depósito da DPC
Foto: Thiago Florentino
Depósito da EXITUS
Foto: Thiago Florentino

Gerente Administrativo; Manoel Martins
Foto: Thiago Florentino
Gerente Financeiro; Anderson Mathias
Foto: Thiago Florentino
Setor de Faturamento; Roni Sousa e Rainiele Rodrigues
Foto: Thiago Florentino
Gerente de Logística; Josevaldo Feitosa
Foto: Thiago Florentino
Gerente Geral; João Paulo Queiroga
Foto: Thiago Florentino

Contra a PEC 241; Centenas de estudantes vão às ruas em Patos

Foto: Jozivan Antero - PatosOnline
A energia contagiante da juventude estudantil deu o tom da manifestação ocorrida na manhã desta quinta-feira, dia 03, que chamou a atenção da sociedade patoense para as medidas do presidente Michel Temer (PMDB), que visam fazer o congelamento dos gastos do Governo Federal nas áreas sociais pelos próximos 20 anos.
Duramente criticada durante o ato, a PEC 241, aprovada por grande maioria da Câmara dos Deputados em duas votações, agora segue para o Senado como PEC 55. O projeto muda a Constituição Federal permitindo congelar gastos públicos, principalmente na educação e saúde.
A manifestação ocorreu depois de vários debates, discussões e diálogos que levaram a entender que os malefícios da PEC 55 deve causar uma catástrofe social em setores públicos já bastante debilitados.


Professores universitários, da rede estadual, da rede particular de ensino, além de servidores de diversas áreas, também se fizeram presentes ao lado dos estudantes para expor o ponto de vista e tentar sensibilizar os políticos para reverter a votação através do Senado. As escolas Monsenhor Manuel Vieira, GEO/Patos, Cristo Rei, José Gomes Alves, Rio Branco, PREMEM, além do IFPB/Patos, FIP, UFCG/Campus Patos, dentre outras instituições se fizeram presentes.
O professor Ronaldo Lima, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Patos (IFPB/Patos), disse que além da manifestação desta quinta-feira, haverá um debate aberto ao público no auditório do Fórum Miguel Sátiro na próxima quarta-feira, dia 16, às 19h00. “Queremos aprofundar mais ainda o debate com a sociedade. As pessoas que são favoráveis a PEC podem ir para expor o seu argumento. Nós vamos fazer uma discussão saudável sobre esse momento que consideramos de retrocesso para o Brasil, mas que alguns acham normal”,relatou professor Ronaldo.
Vários estudantes fizeram uso da palavra para mostrar o quanto a PEC e a medida provisória que modifica o ensino no país estão na contramão das necessidades da sociedade. Poemas, músicas e palavras de agitação coletiva foram usadas e ecoaram pelas ruas da cidade de Patos.
A professora e diretora da Escola Geo/Patos, Edlene Medeiros, relatou que as medidas do Governo Federal atingem um setor que merece mais investimentos e não congelamento nos investimentos. “Um país que quer desenvolvimento não pode tratar a educação, saúde e outros setores sociais como gastos. Nós sabemos o quanto essas medidas são nocivas a nossa juventude e as futuras gerações”, comentou Edlene.
A vereadora Cláudia Leitão se disponibilizou a pedir uma sessão da Câmara Municipal de Patos para debater a PEC 241, agora PEC 55. A sessão ocorreria nesta quinta-feira, dia 03, porém problemas de agendamento fizeram com que fosse remarcada.

PatosOnline

Suposto mensalão surpreende atual Prefeito de Patos

Foto: divulgação da internet
Segundo informações do jornalista e radialista Patoense, Luiz Gonzaga Lima de Morais, algumas denúncias graves são levantadas pelo Prefeito de Patos, Lenildo Morais, sobre a gestão passada, como já não bastasse comissionados e contratos fantasmas, veículos e imóveis locados também a serviço de Gasparzinho, recentemente Lenildo foi surpreendido sobre se o mesmo continuaria a efetuar um pagamento informal aos vereadores, que eram acostumados a receber anteriormente, um valor estimado em dez mil reais mensais. Segundo Luiz Gonzaga, Lenildo recusou-se a efetuar tais pagamentos, haja vista que o mesmo querendo enxugar a máquina fez cortes em despesas e exonerou comissionados e contratados considerados desnecessário.

Destino Paraíba vai ser divulgado durante Festival de Turismo em Gramado-RS

Resultado de imagem para pb-tur
Foto: divulgação da internet
Acontece  nesta quinta-feira (3) a abertura da 28ª edição do Festival de Turismo de Gramado, realizado na Serra Gaúcha. O evento segue até sábado (6), reunindo cerca de 2.500 maiores expositores do turismo nacional e internacional. A expectativa da organização do evento é de que 14 mil profissionais, entre agentes de viagens, operadores de turismo, empresas aéreas circulem pelo Palácio dos Festivais na sexta-feira (4) e sábado (5). A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e um grupo de oito hoteleiros paraibanos estarão na feira divulgando os principais roteiros turísticos do Destino Paraíba.
O responsável pelo estande da Paraíba no Festuris será o diretor de Marketing da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Luciano Lappa. O executivo lembra que o evento é considerado a principal feira geradora de negócios da América Latina, respaldado pelos países que integram o Mercosul, como Brasil, Argentina, Chile e Uruguai.
“É fundamental estarmos juntos desses mercados, além do nacional, porque precisamos intensificar o processo de divulgação para despertar o interesse desses turistas de conhecerem a Paraíba”, disse. Durante o festival, além da distribuição de material institucional sobre a Paraíba, que será feita no estande, o diretor pretende agendar alguns contatos para prospectar novas ações junto ao Mercosul.
No estande da Paraíba no Festival de Gramado haverá espaço para que o setor hoteleiro possa apresentar seus produtos aos profissionais de turismo nacional e internacional. “Essa sempre foi a política adotada pelo Governo do Estado, de proporcionar essa parceria em prol do desenvolvimento do nosso turismo”, disse Luciano Lappa.
Secom

Confira sete escritores da literatura brasileira que mais caem no Enem

Imagem ilustrativa
Foto: divulgação da internet

O Enem deste ano acontece nos dias 5 e 6 de novembro e, diferente de outros vestibulares, não foi divulgada uma lista de livros obrigatórios. Isso não quer dizer que não haverá questões sobre Literatura. A média é de 10 perguntas da disciplina a cada edição.


Para auxiliar os candidatos nesse vasto universo da literatura nacional, o Stoodi – startup de educação a distância que oferece videoaulas, plano de estudos e monitorias transmitidas ao vivo – preparou uma lista com os sete escritores brasileiros que mais vezes protagonizaram questões das provas do Enem desde a primeira edição do exame, lembrando que para esta prova a famosa ‘decoreba’ não é uma estratégia eficaz.



1) Carlos Drummond de Andrade – 12 vezes
Sabe aquela frase “No meio do caminho tinha uma pedra”? Então, é dele mesmo: Drummond, um dos grandes modernistas brasileiros. Ele é o autor mais citado pela prova. O “Poema de Sete Faces” e “A Dança e a Alma” já marcaram presença no exame. Uma característica notável para lembrar ao analisar os trechos: seu pessimismo – e ironia diante dos acontecimentos da vida.



2) Machado de Assis – 7 vezes
Machado de Assis é um dos nossos escritores de maior prestígio. Ele fez parte do realismo e romantismo. Já aconteceu de cair perguntas no ENEM sobre a obra “Memória Póstumas de Brás Cubas”. Outro bom livropara conhecer é “Dom Casmurro”, pois levanta uma boa discussão e conta muito com a interpretação do leitor.



3) Manuel Bandeira – 7 vezes
Manuel Bandeira é outro modernista brasileiro muito importante para a literatura nacional. Foi professor da disciplina, então dominava a técnica da escrita – gostava muito de ser direto. Um exemplo de poema associado à linguagem foi uma questão que abordou seu texto “Pra mim brincar”. Sofreu, durante muitos anos, com a tuberculose e transpareceu o medo de perder a vida em seus poemas.



4) Rubem Braga – 5 vezes
Escritor muito famoso por suas crônicas. Um texto recente que apareceu na prova foi “Às duas horas de domingo”. Rubem Braga foi um cronista que deu vida aos seus textos, indo mais fundo do que apenas se apoiar em referências históricas. Tinha o costume de se expressar como um sujeito sozinho, de poucos e bons amigos.



5) Aluísio Azevedo – 4 vezes
Aluísio Azevedo é o grande nome do naturalismo brasileiro. O autor apresenta críticas fortes e pode acabar chocando alunos sensíveis e desavisados. Quem já leu “O Cortiço” sabe o que é isso. O autor criticava a moral da sociedade brasileira e os nossos costumes. Alguns de seus temas recorrentes eram a crítica à escravidão, preconceito racial e formas de exploração. Outra obra de muito destaque é “O Mulato”.



6) Ferreira Gullar – 4 vezes
Ferreira Gullar foi um poeta brasileiro muito forte por conta de seu posicionamento político. Em seus poemas, ele ressalta a importância da luta contra a opressão social. Além disso, é famoso por sua metalinguagem e o uso de palavras simples – fazia parte do neoconcretismo. Durante o regime militar, sofreu exílio e produziu muitos textos. Um exemplo de poema que caiu em uma das provas anteriores do Enem foi “Bicho urbano”.



7) Oswald de Andrade – 4 vezes
Oswald de Andrade foi um dos responsáveis por fundar o movimento modernista no Brasil. Sua linguagem era mais solta e oral, pois não agradava o autor ter que seguir um certo tom mais formal, como nos poemas anteriores. Gostava muito de arte moderna e apresentou essa nova escola literária com seus parceiros na Semana de Arte Moderna de 22. Seu primeiro poema modernista se chama “Pau-Brasil”.



Outros



Luís Fernando Veríssimo , João Cabral de Melo Neto, Guimarães Rosa, Monteiro Lobato, Mário de Andrade e Graciliano Ramos foram citados em 3 oportunidades desde que o Enem começou a ser aplicado. Já Clarice Lispector e Cecília Meireles, 2 vezes.

PortalCorreio

'OCUPAÇÕES' Provas do Enem serão adiadas em algumas cidades na PB; Confira locais

Imagem: divulgação da internet
Mais de 2 mil inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não vão poder fazer a avaliação no próximo fim de semana na Paraíba, conforme informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), devido à ocupação de locais de provas no estado.

Ao todo, 2.468 candidatos só vão fazer as provas nos dias 3 e 4 de dezembro, segundo o Inep. O número é equivalente a 1,11% dos 221.945 inscritos na Paraíba. Os participantes vão ser avisados por SMS sobre o adiamento. Entretanto, não foi informado quando os novos locais de prova serão divulgados. Os candidatos podem verificar o local de prova no site do Inep, informando CPF e senha.

Na Paraíba, estão ocupados quatro locais de prova, em três municípios. Em Areia, estão ocupados prédios do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em Bananeiras, não vai haver prova em prédios do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias e Agroecologia da UFPB. Em Cabedelo, está ocupado o prédio principal do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

As ocupações em diversos estados são motivadas pela rejeição à medida provisória que trata da reforma do ensino médio e também contra a PEC do teto de gastos públicos.


Cronograma mantido

A divulgação das notas do Enem 2016 estava prevista e foi mantida para 19 de janeiro. Segundo o Inep, não houve alteração nessa data e, por isso, não vai haver interferência no cronograma das instituições que usam o Enem como processo seletivo. A nova aplicação será em tempo hábil para a utilização dos resultados no SISU, Fies e Prouni, de acordo com o Inep. Do ponto de vista da prova, os novos itens serão equivalentes, de modo a garantir a isonomia do Enem.

Segundo o Inep, a mudança dos locais de prova na véspera da aplicação coloca em risco a segurança do Enem. O exame exige um plano logístico de distribuição do material, com rotas pré-definidas, escoltas policiais e efetivo policial destacado para a operação. A alteração desses locais implica em reprocessar todo o material para readequação da nova logística. O local requer, ainda, estrutura mínima para receber a aplicação, ter acessibilidade para deficientes físicos (banheiros adaptados, mobiliário adequado para cadeirantes, surdos, cegos e à faixa etária), além de salas extras e estudo de plano de risco.

Abaixo, veja a lista com todas as escolas ocupadas que tiveram o Enem adiado na Paraíba:


- Areia

UFPB – Centro de Ciências Agrárias – Campus Areia II - Prédios: A, B, C e D


- Bananeiras

UFPB – Agroecologia – Prédios e 2
UFPB – Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias – Prédios: 1, 2, 3 e 4



- Cabedelo

IFPB – Campus Cabedelo – Prédio: Principal

G1Paraíba