sábado, 31 de dezembro de 2016

Boas Festas e Feliz 2017 para nossos amigos, parceiros e colaboradores

Que em 2017 Nosso Senhor nos conceda sempre SERENIDADE para aceitar as coisas não podemos modificar, CORAGEM para aceitar aquelas que podemos e SABEDORIA para distinguir umas das outras.

Desejamos à todos os nossos amigos, parceiros e colaboradores um Feliz Ano Novo cheio de graças e conquistas.

Festa da Virada: Corpo de Bombeiros alerta pombalenses sobre o uso e acidentes com fogos de artifíco

Tenente LucenaResponsável pelo Centro de Especialidades Técnicas
da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar em Pombal-PB 
É um espetáculo à parte nas festividades de virada de ano o uso de fogos de artifício, quer seja por pessoas na confraternizações familiar, como também os famosos shows pirotécnicos feitos em sua maioria em festas de maior concentração de pessoas, nesse sentido o Blog Thiago Florentino foi até a 2ª Companhia de Bombeiros Militar em Pombal, onde fomos recebidos pelo Tenente Lucena, responsável pelo Centro de Atividades Técnicas dos Bombeiros, que nos trouxe algumas informações e esclarecimentos sobre o uso e em casos de acidente com os fogos.

Cuidados

Segundo o Ten. Lucena, os primeiros cuidados que as pessoas devem tomar é verificar as orientações citadas pelo próprio fabricante que são estampadas nas embalagens dos fogos, e, a idade compatível dos fogos com quem vai soltá-los, pois existem fogos que as crianças podem manuseá-los e outros que são estritamente proibidos.

Outro ponto importante de observação de quem vai manusear fogos é a atenção à distância necessária da rede elétrica, como principalmente de locais com mato seco e/ou com lixo, ou com material que ofereça risco de incêndio.

Shows Pirotécnicos

O Ten. Lucena também abordou o fato dos shows pirotécnicos, que para seu acontecimento deve ser feito exclusivamente por um profissional especializado, chamado de blaster, que é conhecido popularmente como "fogueteiro", e, lembrando que esse profissional deve ter o certificado do curso para essa modalidade.

Caso haja o interesse da realização do Show Pirotécnico, é necessário que o organizador contrate o blaster e vá até o Centro de Especialidades Técnicas, para que os Bombeiros possam avaliar as condições de segurança e creditar a realização do evento.

Primeiros procedimentos em caso de acidente

A orientação principal que o Ten. Lucena passa em caso de acidente com os fogos de artifício, é apenas lavar com água corrente, jamais aplicar produtos como manteiga, creme dental ou quaisquer outro produto que não seja prescrito sob orientação médica, pois podem causar danos maiores ao invés de "sarar a ferida".

Então, no caso de acidente com fogos, lavar com água corrente e contactar imediatamente um médico, nesses casos os serviços de urgência e emergência móveis são atendidos pelo 192 do SAMU e o 193 do Corpo de Bombeiros.

Mensagem de ano novo

A 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar em Pombal, na pessoa do Tenente Everson, Comandante desta Companhia, deseja a todos os cidadãos pombalenses um Feliz Ano Novo, e, que possamos refletir o ano que passou para que nos tornemos pessoas melhores e consiguamos conviver verdadeiramente em sociedade. 

SBT tira telejornais do ar, mas terá madrugada 100% noticiosa

Imagem: divulgação da internet
Primeiro Impacto e Jornal do SBT. Dois produtos jornalísticos da emissora controlada por Silvio Santos que terão suas últimas edições exibidas na sexta-feira, 30. A retirada das produções do ar foi confirmada pela direção do canal nesta quarta, 28, em comunicado enviado à imprensa. Apesar das baixas, a empresa de mídia informa que, com os processos visando a grade do início de 2017, terá a faixa da madrugada dedicada exclusivamente ao núcleo informativo, com a ampliação do SBT Notícias.
 
A partir de 2 de janeiro, o conteúdo jornalístico diário do SBT começará logo após o The Noite, programa apresentado por Danilo Gentili que normalmente acaba por volta da 1h30. Com a extinção do Jornal do SBT, que sucedia o talk show na programação, o SBT Notícias começará mais cedo. Até então com média de 4 horas de duração, o noticiário que era produzido até às 6h passará a ter mais duas horas diárias. A ação acontece para que o “telespectador tenha informações ao vivo, de forma ininterrupta”, informa o comando do veículo de comunicação.
 
“Desta forma, a emissora consolida o modelo que começou a ser testado no segundo semestre de 2016 e que, desde então, vem crescendo paulatinamente por todas as madrugadas, inclusive de sábado para domingo, quando não há oferta de informação jornalística na TV aberta”, pontua a emissora no comunicado oficial. Com as movimentações relacionadas aos títulos noticiosos da casa, a direção da emissora, por meio de sua equipe de comunicação, informou à reportagem do Portal Comunique-se que a situação dos apresentadores será definida a partir da próxima semana.
 
O canal, contudo, já adiantou que Dudu Camargo, vulgo “Homem do Saco”, seguirá na telinha das 6h às 7h15 – como parte do SBT Notícias. Por outro lado, a emissora não fez menção às possíveis atividades a serem desenvolvidas por Hermano Henning, Analice Nicolau, Joyce Ribeiro e Karyn Bravo. Titular até o momento do noticiário madrugador, Cassius Zeilmann também não teve – por enquanto – o seu futuro na casa comentado pelos responsáveis por divulgar as alterações da grade.
 
Mudanças além do jornalismo
 
Programa voltado ao universo das celebridades, o Fofocando deixará a grade vespertina – das 13h45 às 14h45 – para entrar no lugar do infantil Mundo Disney – das 8h às 8h30. Atualmente descartado na programação diária do canal, o Clube do Chaves estará de volta a partir da primeira semana de janeiro. A ideia da emissora será resgatar “os personagens mais marcantes de Roberto Bolaños”, como Chapolin Colorado, Chespirito e o garoto que dá nome à série que há décadas faz parte do conteúdo do veículo: Chaves.

Portal Comunique-se

Operação Réveillon reforça segurança com mais de 1.600 policiais na Paraíba

A Polícia Militar deflagrou a operação Réveillon, na noite dessa quinta-feira (29), com um reforço de 1.637 policiais militares, 240 viaturas e a utilização de drones para o policiamento no período da virada do ano, em toda Paraíba. O esquema de segurança prevê 787 policiais na Região Metropolitana de João Pessoa; 450 para a Região de Campina Grande; e 400 policiais para o reforço em cidades do Sertão. A operação vai até a madrugada da próxima segunda-feira (2).
O reforço nas ações conta com policiais do Batalhão de Operações Especiais (que inclui Choque, Gate e Canil), Batalhão Ambiental, de Trânsito, da Ronda Ostensiva Tática com Apoio de Motocicletas (Rotam), bem como do serviço administrativo e de formação.
Para os locais mais movimentados na virada do ano, que são as praias do Cabo Branco, Tambaú e Intermares, a Polícia Militar mobilizou um esquema de segurança com policiais a pé, motorizados, a cavalo e o monitoramento com drones. O reforço do policiamento nesses pontos terá 250 policiais para a orla das duas praias em João Pessoa (Cabo Branco e Tambaú) e 80 para a praia de Intermares, em Cabedelo.
Atuação – Nos locais onde vão ser realizados eventos para celebrar a chegada do ano novo, a PM reforçará as ações com o policiamento a pé, bem como o motorizado no entorno desses espaços. Já nas áreas mais afastadas, como também nas cidades que não vão realizar festas, a atuação incluiu o reforço das rondas e abordagens para prevenir crimes de roubo, contra a vida e de outros tipos. O efetivo destinado para a operação não afetará o policiamento normal dos bairros, que será reforçado pelas atividades planejadas para o período.
Fotos e Texto: Secom-PB

Lenildo critica novo bloqueio de recursos e diz que gestão é limpa

Foto: Coordecom-PMP
O prefeito de Patos, Lenildo Morais (PT), fez um balanço dos quase quatro meses de gestão durante entrevista coletiva realizada no auditório do Samu na manhã desta sexta-feira (30). Ele destacou a intensificação das ações no curto prazo de tempo, criticou o novo bloqueio às contas do Município na noite desta quinta-feira (29) imposto pelo Tribunal de Contas – TCE que o impediu de entregar nesta sexta-feira próteses dentárias a beneficiários portadores de necessidades especial  que esperam há anos.
 
“Foi uma atitude antirrepublicana, porque estamos com o pagamento dos servidores e fornecedores em dia, temos todas as certidões positivas para apresentar ao prefeito eleito e deixo a informação de que a cidade de Patos está limpa, ou seja,  habilitada a fazer qualquer empréstimo ou convênio”, ressaltou.
 
Ele reforçou as críticas em relação ao bloqueio também dos 40% recursos da ação do Fundef que deveriam ter chegado no último dia 12, a pedido do prefeito eleito. “Isso também, ao meu ver, foi um ato antirrepublicano, que não soma, não constrói e nem faz a boa política que tanto queremos ver em nossa cidade”, desabafou.
 
O prefeito garantiu que deixa recursos para a continuidade das ações, citando cerca de R$ 3 milhões somente para a Saúde, e disse esperar que os compromissos assumidos sejam cumpridos pela gestão que iniciará neste domingo (1º).
 
As ações
 
Em relação às ações, Lenildo deu destaque à valorização dos servidores do Município e deu ênfase aos esforços desprendidos para atualizar os salários e pagar dentro do mês trabalhado, citando ainda o pagamento do 13º salário dos servidores contratados que não recebiam esse benefício desde o ano de 1996. “Os servidores públicos tiveram realmente um olhar diferenciado”, analisou.
 
Ele lamentou não ter podido trazer a folha de pagamento para o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal que é de 54% da arrecadação do Município, “em função da Lei Eleitoral que proíbe demissões em contratações nesse período”.
 
Saúde
 
Na opinião de Lenildo, o bom andamento da Saúde é uma questão de gestão. Ele destacou as metas de concluir as obras que estavam em andamento, citando a Unidade de Pronto Atendimento – UPA do Campo da Liga e a Unidade da Saúde da Família Verônica Vieira.
 
O prefeito mencionou também a reorganização dos recursos do Samu, com a economia de R$ 75 mil na folha de pagamento, destinados à aquisição de insumos. Ele lembrou que nesta quinta-feira (29) foram adquiridos cerca de R$ 100 mil em medicamentos para que as unidades de saúde estivessem abastecidas nesse período de fim de ano.
 
“A Saúde tem recursos. O que precisamos é equacionar melhor esses recursos, humanizando e compreendendo o caráter tripartite do setor, incentivando também a participação da sociedade civil, através do Conselho” , disse. O prefeito informou que uma conta bancária foi aberta para que os recursos sejam gerados diretamente para  o Conselho Municipal de Saúde, dando à entidade autonomia de gestão.
 
Infraestrutura e Mobilidade
 
Entre as ações que foram concluídas por Lenildo está a Praça do Noé Trajano. Além disso, Lenildo destacou a pavimentação de quase 50 ruas e as ações voltadas à limpeza urbana que  tiveram ainda diálogo com a associação dos catadores de lixo, beneficiados com um terreno para construção de um galpão entregue para melhorar as condições de trabalho da categoria.
 
De acordo com Lenildo, foram restauradas quase 500 galerias que estavam estouradas na cidade de Patos, citando as de frequente reclamação como a da Rua da Pedra, no Bairro do Jatobá, e a Rua da Lama, que será calçada após da realização do esgotamento sanitário.
 
A opção de escolha do transporte que a população quer usar foi uma das conquistas de Lenildo ao implantar o transporte público coletivo.

Diálogo com Movimentos Sociais
 
O diálogo com movimentos sociais proporcionou ações que beneficiaram a população, como por exemplo a União das Associações Comunitárias de Patos, a UAC que foi beneficiada com um terreno para construção de 250 unidades habitacionais próximo ao Conjunto dos Sapateiros.
 
As ações voltadas para a agricultura sustentável foram discutidas, conforme Lenildo, com os movimentos de agricultores, com destaque para o MST e o Conselho de Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, “fazendo com que medidas como construção de barragens subterrâneas, cacimbas, reforma de barreiros e de estradas vicinais fossem reforçadas”.
 
11 creches climatizadas
 
No tocante à Educação, Lenildo deu ênfase às medidas que resultaram em melhorias, como a  climatização de 11 creches, e as ações de valorização dos servidores que atingiram também  professores e servidores da Pasta.

Coordecom-PMP